Fireborne

Fireborne Rosaria Munda

Resenhas - Fireborne

Gabriella.Mengden 21/02/2024

Livro não me prendeu, passei a leitura inteira pensando em abandonar. No final, deveria ter feito isso. Não acredito que ele seja mal escrito, apenas não consegue criar uma linha emocional profunda entre leitor e personagens.

Lais.Carvalho 17/01/2024

Perfeito
Esse livro é perfeito, achei até melhor que Fourth Wing, cheio de reviravoltas e não tem os clichês de sempre. Apenas leiam, vale muito a pena

Julia.Armbrust 28/11/2023

DRAGÕES!
Oque pode se esperar de um livro que junta diversos elementos da fantasia e dragões? A melhor salada de frutas literária.
Eu amei esse livro, os personagens são extremamente bem construídos e complexos, é muito bacana saber os sentimentos e o ponto de vista da Annie e do Lee, que se alternam durante o livro.
Da pra sentir dó e ódio dos dois de tão boa a complexidade dos personagens.
E a questão que fica também é perfeita e te faz pensar muito sobre governo, revoluções e oque é certo e errado.

Num geral, tem romance mas não é o foco principal, ele fica bem de lado e das 480 páginas pode se dizer q umas 70 só focam nos romances.

DryBooks 09/08/2023

Fourth Wing, só que bom!
Se o tiktok não tivesse tão obsecado com sexo, esse seria o livro do momento. Gente, temos dragões, romance, política, amizade e intriga... tem TUDO

Bora ler galera!

Anna 15/07/2023

Leiam por favor!
Alguns pontos para estimular sua leitura de The Aurelian Cycle (considerando a ppinião de alguém que já leu os três livros da série e quer muito que mais pessoas embarquem nessa aventura!!!):

- Os três livros são incríveis!! O segundo livro não sofre da síndrome de segundo livro e o final do terceiro é incrível!

- Os livros possuem romance, mas são bem mais juvenis (sem descrições de cenas quentes rs), sem ser abordado o tempo todo (algumas interações causam aquele frio no estômago adolescente, mas sem ficar o livro inteiro falando como tal personagem é gostoso, alto e cheio de músculos) e a amizade é muito mais forte que o romance! Eu shippei os dois protagonistas, mas mesmo assim os outros interesses amorosos tiveram meu coração

- A construção política desse mundo é super hiper bem feita, sendo abordados temas sobre revolução, democracia, a propaganda como arma do governo, percepção pública x de fato o que está acontecendo, o que é meritocracia… sério, fiquei arrepiada em diversos momentos com a forma que a história desenrolou esses temas!

- Os personagens são super bem construídos! Não só o Lee e a Annie, mas os personagens secundários como a Crissa (sem nenhum defeito, diamante com terapia totalmente em dia kkk) e o Power também tiveram meu coração. Eles são pessoas reais, com propósitos e problemas compreensíveis e com a personalidade influenciando nas ações que eles tomam…

- Eu sou uma leitora veloz, então esses livros passaram voando para mim, mas eu admito que não é aquela leitura rápida que vc não consegue parar. É um pouco complexo e não possui ação 100% do tempo: problemas políticos também estão muito presentes.

De coração, espero que a autora consiga todo o destaque que ela merece, pq eu realmente me apaixonei por esse mundo e com certeza vou conferir mais livros dela! Eu recomendo a leitura sem erro para amantes de fantasia de livros do Brandon Sanderson. Caso você seja mais do tipo de fantasia romântica, provavelmente esse livro não será para você!

Kétly 09/07/2023

Comecei esse livro sem muitas expectativas e ele me surpreendeu muito, a trama política é muito boa, adorei está história.

Catarina.Messias 26/06/2023

Interessante
O que eu gostei é que os personagens principais tem profundidade. Mesmo que eles sejam supostamente um par romântico, as problematicas que um representa pro outro aqui se tornam um verdadeiro impasse no relacionamento, o que traz mais um toque de vida real, relacionamentos reais. Mesmo assim, o amor e a confiança de um pelo outro foi o que me ganhou nesse livro. A história deles, o quanto eles lutam e se protegem, pra mim é o evento principal do livro. Digo isso porque mesmo num mundo fantástico e com dragões, a autora pecou em descrever melhor onde se passa essa história. Em muitos momentos tive dificuldade de entender se era uma história, por exemplo, da idade média? A descrição físicas do castelo, das aulas, das rotinas também é muito rasa. Nem nos dragões ela se aprofundou. Mas espero que isso melhore nos livros seguintes, tô disposta a continuar lendo pra ver no que vai dar, até porque o Lee e a Annie já moram no meu coração.

Lena 22/02/2023

A escrita dessa autora...
É realmente incrível o que a autora me fez sentir com esse livro desde o início. É completamente mágico o peso que a Annie e o Lee e suas histórias têm pra mim. A Rosaria Munda escreve com a alma e eu vivo por livros que me destroem e me fazem inteira de novo, como esse.

ana 03/01/2023

Quando eu comecei a ler eu não esperava muito, tava saindo de uma ressaca literária e demorei um pouco pegar o ritmo de leitura, mas logo engatei na história e adorei fireborne.

Um dos aspectos mais interessantes é o world building ? uma sociedade que acabou de passar por uma revolução banhada a muito sangue e que a gente consegue ver que ainda tem problemas pra se estabelecer (principalmente da metade do livro pra frente, é possível ver muito mais a fragilidade do novo governo e que a guerra de fato não acabou ainda).

Como é um YA obviamente tem adolescentes liderando uma revolução, então não posso exatamente reclamar disso k. Os personagens são bem escritos e da pra ver que cada um deles tem uma personalidade diferente e passam por problemas diferentes na vida e não tão só ali pra dar apoio pro protagonista. Annie, o que dizer dela? É ótimo ver a confiança dela crescendo durante a leitura (pq a bichinha merece!!!), ver tudo que ela vai conquistando depois de tudo que ela passou na vida.

O Lee tinha hora que era um pé no saco, mas isso é meio que uma coisa boa? Da pra ver que tem muita coisa na cabeça dele, pressão pra tomar decisões que pode mudar muita coisa, conflito de interesses etc, então sim, Lee também é um personagem mt interessante. Os amigos Cor, Crissa, Rock também são ótimos ? menos você Duck (acho que é um problema pessoal que eu tenho com personagens bonzinhos achei ele chato e não faria diferença se não existisse ali). Agora o Power tenho uma relação de amor e ódio e é um dos meus personagens favoritos apesar de perturbar todo mundo e ser um ****!!!

O romance é bem slow burn friends to lovers e não atrapalha o desenrolar do plot ? Enfim, é um livro muito bom e to curiosa pra saber como vai resolver toda a confusão política que ta se criando.

Amanda 20/04/2021

Estou muito feliz por finalmente ter lido esse livro! Como o livro ainda não foi lançado aqui no Brasil (eu acho rs) eu fiquei sabendo sobre ele por meio de resenhas de booktubers gringos e, como consigo ler em inglês com facilidade, dei uma chance. E não me arrependo!

Fui fisgada pela narrativa já no primeiro capítulo e me apaixonei pelos personagens assim que eles foram apresentados. O livro alterna entre os pontos de vista dos dois personagens principais (Lee e Annie) e, por isso mesmo, é narrado pelos próprios personagens, o que nos dá a oportunidade de entender como os acontecimentos do livro afetaram sua trajetória na história. Nesse livro, para mim, esse recurso funcionou muito bem!

Os personagens secundários também são interessantes e eles têm suas próprias personalidades e propósitos dentro da história, eles não estão lá simplesmente para preencher as páginas (e estou feliz por isso porque odeio personagens sem origens ou propósito e que são apenas amigos dos personagens principais sem qualquer personalidade). Mal posso esperar para ver o que acontecerá com eles nos próximos livros.

Em relação ao enredo, gostei muito do contexto revolucionário e da intriga política que está presente ao longo do livro. Foi definitivamente um fator que me fez continuar lendo noite adentro. E ESSE FINAL! Foi uma ótima preparação para o próximo livro.

Flamefall certamente será minha próxima leitura do ano.

Até a próxima!