SonetATO

SonetATO Eduardo Maciel

Resenhas -

Grace 28/03/2020

Sobre o livro: Neste livro, o autor traz o total de 50 sonetos de diversos tipos. A ideia que amarra todas os poemas é empregar a forma tradicional de composição para expressar um conteúdo disruptivo. Em geral, os sonetos tocam as temáticas referentes às relações humanas.
???
Sobre as temáticas: eu gostei de como o autor coloca ?as verdades na mesa? de modo mais ácido ao tratar das questões sociais contemporâneas. A gente pode ver isso nos sonetos ?Descrença?, ?Prosperidade? e ?Respeito?. Além disso, me tocou a forma profunda que Maciel explorou temas mais universais como em ?Vida?, ?Solidor? e ?Pra alguém que amo? pois eu aaaamo poemas que tratam de temas universais e que me fazem pensar na vida como um todo. Por fim, acho legal destacar que há alguns poemas de caráter mais metalinguísticos (que falam sobre o processo poético). Eu tbm gosto desse tipo de poesia pois acho que gera uma aproximação com a escrita do autor por nos ajudar a entender a relação do poeta com a poesia. Alguns dos que eu mais gostei são ?Escultura?, ?Pensamento escrito? e ?Sonetos e eu?.
???
Sobre a forma: Bom, apesar de eu ser uma graduanda da Letras, não sou a melhor pessoa para discutir regras de metrificação ? mas posso dizer que, lendo, senti que os poemas têm uma musicalidade que faz fluir a leitura de forma mais natural. Aliás, o autor traz, para cada soneto, uma explicação de qual é a métrica empregada na composição. Para finalizar, achei muito interessante o fato de que a fonte (letra msm) de cada soneto é diferente e conversa com o conteúdo. Uns dos exemplos mais notáveis eram ?Escultura? e ?Aberração?.

Nara 17/04/2020

Maravilhoso
"Onde jamais seria possível amar
Pois o hoje é escrachar e rotular."
"Nunca se tratou de ?ser?, e sim de ?estar?
Pois nós nascemos mesmo é para amar.?
"Toda verdade
Se define por Serenidade.?

Olá queridos, hoje eu quero apresentar o livro Sonetos do autor Eduardo Maciel.
Pela primeira vez tenho contato com um livro que apresenta sonetos, e admito que gostei muito. É o primeiro livro de sonetos do autor Edu Maciel e devo parabeniza-lo pelo capricho e sensibilidade em cada palavra. Agradeço a oportunidade por ler este livro, cada momento foi maravilhoso.
O livro traz cinquenta sonetos, em que o autor aborda vários temas de uma forma profunda, crua e sensível, fazendo com que o leitor se questione e reflita. Acho que todos em algum momento da vida deve ler este livro, ele trará ensinamentos e reflexões necessárias.
Em cada soneto, uma parte me fazia sentir conectada e me marcava de alguma forma. É um livro com uma escrita super fluida e rápida de ler, recomendo muito.
Espero que vocês tenham se interessado e procurem saber mais sobre. Recomendo muito.
Aguardo ansiosa pelos próximos livros. Beijos.

Júlia 20/04/2020

Um livro muito pessoal
Não sou muito fã de poesia mas me surpreendi com a forma que o autor traz o leitor pra perto dele nos poemas.