A Bailarina De Auschwitz

A Bailarina De Auschwitz Edith Eva Eger

Resenhas - La Bailarina de Auschwitz

Mar_cardias 29/07/2021

Inspirador ???
Que livro inspirador, acompanhar a história de Eva e sua família foi sofrido e inspirador e não cansarei de usar essa expressão pois muitas das coisas que ela usou para se curar e se reencontrar podem ser absorvidos e ultilizados por todos inclusive por mim mesma e definitivamente vou buscar essa melhora que está senhora plantou em mim como uma sementinha em um solo para florescer ??

Magna.Poetisa 03/10/2022

Leitura necessária
Temos aqui a leitura perfeita para refletir sobre tempos de guerra como psicoterapeuta... Um relato de uma sobrevivente que mostra um ângulo daquela verdade e de sua experiência antes, durante e no pós guerra. Acrescentou e muito para mim como ser humano em tempos de eleição e também como profissional. Uma leitura válida e necessária.

Cecilia Climério 05/08/2021

?Se eu sobreviver hoje, amanhã serei livre?.
Não tenho palavras pra descrever todas as emoções que senti nesse livro. É brilhante, encantador, doloroso, intenso, raivoso? MEU DEUS, é tudo isso e muito mais.
Eu queria poder encontrar a Edith um dia, eu a abraçaria e nunca mais soltaria, eu iria sentir uma vontade intensa de chorar nos seus braços, mas seria forte, forte igual ela. Obrigada por mostrar em páginas que todos podemos ser livres. Espero encontrar minha liberdade igual Edith encontrou a dela.

Christiane.Sérgio 21/08/2021

Edith Eva Eger é uma sobrevivente do Holocausto. Neste livro escrito por ela, além de contar a sua dura experiência como prisioneira judia, conta como milagrosamente sobreviveu e como foi o seu processo de aceitação como vítima, perdoando e aceitando as perdas de amigos, pais e namorado como a perda de um futuro promissor como bailarina e ginasta.

Seu processo de luto durou mais de 30 anos e em um momento da sua vida decidiu ser psicóloga. A sua profissão, os amigos e os seus pacientes e seus conflitos a ajudaram a entender a forma como internalizou seus medos, sua experiência, sua vergonha e seu sentimento de culpa por ser uma sobrevivente.

A Bailarina de Auschwitz, é um livro lindo e para quem gosta do tema, indispensável.

Maitê Kp 17/11/2022

Verídico
Quando comecei a ler não sabia que era verídico essa história. Achei muito interessante do início até o meio. Depois se tornou um pouco chata. Maçante. Mas é uma história sobre a segunda guerra e essa parte é muito interessante.

Maria 17/10/2021

QUE LIVRO!!! Sensacional, história extremamente cativante. Indico a todos a sua leitura. Aprendi a reclamar menos após ver tudo que a Edith passou.

Sibele 04/12/2022

Transformador!
?Para descobrir como escapar da vitimização ela precisava aceitar sua impotência e o seu poder, as formas como foi ferido e como feriu, seu orgulho e sua vergonha. O único antídoto para a devastação é aceitar o seu eu inteiro.?

Já li muitos livros sobre Auschwitz, mas nenhum deles me atravessou tanto com a história da Edith.
Para além do horror que foram os campos de concentração, é um livro sobre resiliência, perdão, autoconhecimento e gratidão.
Se tornou um dos meus livros favoritos da vida?Vale muito a pena a leitura!

Lenita.Zanardo 03/12/2021

Lindo e emocionante
Um livro que me emocionou em vários momentos, sabemos que vamos ler coisas que jamais deveriam ter acontecido, porém a maneira como ela lidou com tudo foi linda, ela transformou a dor e o trauma em algo maior.

bia 30/12/2022

A bailarina de Auschwitz
A bailarina de Auschwitz é um livro incrível repleto de momentos fortes e lições de vida. O livro é basicamente uma autobiografia de Edith Eger, uma sobrevivente do holocausto judeu. No livro a autora conta toda sua experiência antes, durante e depois de sua libertação e histórias de seus pacientes. Além de muitas outras, a lição que aprendi é que a maior prisão que existe está na nossa cabeça e que para termos liberdade temos que escolher o que vivemos agora, pois não temos controle sobre o passado. Ser livre é se permitir sentir seus próprios sentimentos, aceitá-los e permanecer com eles o quanto for necessário para que a cura ocorra. A linguagem é super fácil e clara de entender do começo ao fim. Às vezes, o que não permite a leitura ser tão fluída são os momentos que, para mim, foram pesados e fortes, mas que são necessários para compreender a realidade da personagem nas ocasiões descritas.

MariMeireles14 15/01/2023

Muito bom!
Quando comecei a pesquisar esse livro, apesar de saber sobre o que se tratava, não sabia que as páginas dele não se limitariam ao cotidiano sofrido e desumano de Auschwitz.

Dividido em quatro seções, Edith Eva Eger fala sobre sua trajetória a partir do que sofreu em campos de concentração nazistas: o luta diária pela sobrevivência, a luta diária para encontrar pertencimento, a luta diária para fugir de todas as memórias do evento traumático pelo qual passara, a luta diária para achar um lugar seguro em si mesma.

Esse livro é sobre a jornada de uma mulher que não apenas sobreviveu ao antissemitismo, mas que também lutou pela sua liberdade interna, que enfrentou problemas conjugais, que criou filhos, que deu origem a quatro gerações, sendo essa a sua maior vingança contra Hitler, e que ajudou inúmeras pessoas a encontrar a cura.

Que os danos dos Regimes Totalitários sejam sempre lembrados pela humanidade, a fim de que não estejamos fadados a repetir tamanha crueldade.

?Posso perdoar os nazistas, mas como posso me perdoar? Eu viveria tudo de novo, cada linha de seleção, cada banho, cada noite congelante e cada chamada mortal, cada refeição assombrada, cada momento respirando o ar enfumaçado, cada vez que quase morri ou que quis morrer, se ao menos pudesse reviver esse momento, esse momento e aquele logo antes desse, quando eu podia ter dado uma resposta diferente à pergunta de Mengele. Quando eu podia salvar, mesmo que por um dia, a vida da minha mãe.? (Página 260)

Fernanda.Avila 25/12/2021

Desvatodor e transformador
Talvez o último lido de 2021, talvez o melhor. Tão devastador quanto transformador. TODO MUNDO DEVERIA LER. E para quem espera um livro sobre a trajetória de uma sobrevivente do Holocausto, já adianto que é um livro muito mais sobre liberdade do que sobre prisão. Acredito que realmente pode ensinar cada leitor um pouco sobre os próprios medos, as próprias angústias e o próprios ser. Sobre se perdoar e fazer escolhas. Lindo, emocionante, motivador.
Atenção: difícil não chorar, ler em público pode gerar olhares preocupados se você for emotivo como essa que escreve. Mas se também como eu, você não se importar com os olhares, tá tudo certo. Fica apenas o aviso cuidadoso para uma administração cuidadosa da leitura.

Fernando Lima 07/01/2022

Uma lição pra sobreviver
Quebrou um pouco minha expectativa, pois o foco narrativo diverge do que sugere o título, mas ainda assim os relatos das experiências vividas pela autora nos mostram as possibilidades de sobrevivermos aos nossos infernos.

Natalia.Correa 11/01/2022

Sensacional
Livro fantástico, aborda a superação sob a perspectiva do perdão.

O sofrimento é inevitável, mas podemos escolher a forma como reagimos a ele.