A Bailarina De Auschwitz

A Bailarina De Auschwitz Edith Eva Eger

Resenhas - La Bailarina de Auschwitz

Maitê Kp 17/11/2022

Verídico
Quando comecei a ler não sabia que era verídico essa história. Achei muito interessante do início até o meio. Depois se tornou um pouco chata. Maçante. Mas é uma história sobre a segunda guerra e essa parte é muito interessante.

Vanessa Olympio 08/02/2021

Um dos melhores livros que já li. Super indico! ?

?Sou livre em minha mente, algo que ele nunca será. Ele terá que viver para sempre com o que fez. Ele é mais prisioneiro do que eu.?

Samuel 29/12/2022

Poucos livros lembramos depois de vários anos. Esse será um
São poucos os livros que nós impactam de forma avassaladora de tal forma que depois de 10 anos ainda lembramos dele e se alguém perguntar sobre uma boa indicação de livro de imediato a gente se lembra de alguns.

Esse com certeza é um desses livros.

Isso não quer dizer que o tema não seja pesado. Muito pelo contrário. A segunda guerra é o evento que mais me entristece como ser humano. Mas a grande vitória é diferencial do livro é a vitória. A vitória da vida e os ensinamentos que temos em nossas mãos decorrentes disso.

Esse é um livro de leitura obrigatória para quem quer se conhecer e refletir sobre sua vida.

Preciso absorver o que li, para quando no futuro for relê-lo posso usufruir ainda mais dos ensinamentos.

juliapassos14 29/08/2022

A temática da Segunda Guerra me atrai muito, então coloquei o livro de Edith Eva Eger na minha lista assim que li seu nome em uma livraria um dia. O livro é uma autobiografia e conta a história dos horrores vivenciados por Edith e sua família em Auschwitz e outros campos de extermínio nazistas. Mais do que isso, traz a vida pós-campo, o que é um olhar não muito comum sobre a temática.

A história é muito forte e dolorosa e traz reflexões muito boas. Ver como Edith e suas irmãs renasceram após tudo o que lhes foi imposto, é impactante (e me faz pensar que, honestamente, acho que não teria a força de cura que elas tiveram).

Algumas das frases do livro que tenho anotadas hoje no meu bloco de notas:
"Talvez seguir em frente também signifique voltar"
"Ser livre é viver o presente"
"O tempo não cura. É o que você faz com o tempo que cura"

bia 30/12/2022

A bailarina de Auschwitz
A bailarina de Auschwitz é um livro incrível repleto de momentos fortes e lições de vida. O livro é basicamente uma autobiografia de Edith Eger, uma sobrevivente do holocausto judeu. No livro a autora conta toda sua experiência antes, durante e depois de sua libertação e histórias de seus pacientes. Além de muitas outras, a lição que aprendi é que a maior prisão que existe está na nossa cabeça e que para termos liberdade temos que escolher o que vivemos agora, pois não temos controle sobre o passado. Ser livre é se permitir sentir seus próprios sentimentos, aceitá-los e permanecer com eles o quanto for necessário para que a cura ocorra. A linguagem é super fácil e clara de entender do começo ao fim. Às vezes, o que não permite a leitura ser tão fluída são os momentos que, para mim, foram pesados e fortes, mas que são necessários para compreender a realidade da personagem nas ocasiões descritas.

Cecilia Climério 05/08/2021

?Se eu sobreviver hoje, amanhã serei livre?.
Não tenho palavras pra descrever todas as emoções que senti nesse livro. É brilhante, encantador, doloroso, intenso, raivoso? MEU DEUS, é tudo isso e muito mais.
Eu queria poder encontrar a Edith um dia, eu a abraçaria e nunca mais soltaria, eu iria sentir uma vontade intensa de chorar nos seus braços, mas seria forte, forte igual ela. Obrigada por mostrar em páginas que todos podemos ser livres. Espero encontrar minha liberdade igual Edith encontrou a dela.

Christiane.Sérgio 21/08/2021

Edith Eva Eger é uma sobrevivente do Holocausto. Neste livro escrito por ela, além de contar a sua dura experiência como prisioneira judia, conta como milagrosamente sobreviveu e como foi o seu processo de aceitação como vítima, perdoando e aceitando as perdas de amigos, pais e namorado como a perda de um futuro promissor como bailarina e ginasta.

Seu processo de luto durou mais de 30 anos e em um momento da sua vida decidiu ser psicóloga. A sua profissão, os amigos e os seus pacientes e seus conflitos a ajudaram a entender a forma como internalizou seus medos, sua experiência, sua vergonha e seu sentimento de culpa por ser uma sobrevivente.

A Bailarina de Auschwitz, é um livro lindo e para quem gosta do tema, indispensável.

Magna.Poetisa 03/10/2022

Leitura necessária
Temos aqui a leitura perfeita para refletir sobre tempos de guerra como psicoterapeuta... Um relato de uma sobrevivente que mostra um ângulo daquela verdade e de sua experiência antes, durante e no pós guerra. Acrescentou e muito para mim como ser humano em tempos de eleição e também como profissional. Uma leitura válida e necessária.

Beatriz.Ordonhes 04/01/2023

A vida pós Auschwitz
Esse livro mostra tanta dor mas ao mesmo tempo tanta esperança que me deixou atordoada quando terminei.
A história do holocausto foi contada muitas vezes, mas eu nunca tinha lido uma onde aquela tragédia é usada como mecanismo de superação da mesma.
Uma mulher verdadeiramente evoluída que realmente compreende a dor, mas que prosperou no meio. Me emocionei muito quando ela diz que carrega o trauma com ela e o mantém vivo.
No começo tinha achado curioso ela usar pacientes com histórias tão diferentes para explicar seu próprio processo de cura, mas no fim tudo coube tão bem que consegue passar a confusão pessoal dela, e trazer uma empatia que de outra maneira não teria sido tão forte.
As linhas difusas que marcam a narração dos períodos de guerra deram uma sensação de irrealidade, marcando o quão inacreditável era a crueldade, o quão incompreensível era a vida lá.

Chorei do começo ao fim e acho que vou chorar um pouco mais, mas não sem guardar cada palavra boa comigo também.

Maria 17/10/2021

QUE LIVRO!!! Sensacional, história extremamente cativante. Indico a todos a sua leitura. Aprendi a reclamar menos após ver tudo que a Edith passou.

Igryne 15/11/2022

Emocionante
Muito emocionando a história, sabia que haviam momentos tensos a serem lidos, porém ver todos esses momentos com a visão e sabedoria da Edith, tornou o livro uma lição de superação. Muito bacana ver como ela lidou com todas as situações durante a guerra e após, tentando superar seus traumas e tentando seguir com a vida.

Lenita.Zanardo 03/12/2021

Lindo e emocionante
Um livro que me emocionou em vários momentos, sabemos que vamos ler coisas que jamais deveriam ter acontecido, porém a maneira como ela lidou com tudo foi linda, ela transformou a dor e o trauma em algo maior.

Fernanda.Avila 25/12/2021

Desvatodor e transformador
Talvez o último lido de 2021, talvez o melhor. Tão devastador quanto transformador. TODO MUNDO DEVERIA LER. E para quem espera um livro sobre a trajetória de uma sobrevivente do Holocausto, já adianto que é um livro muito mais sobre liberdade do que sobre prisão. Acredito que realmente pode ensinar cada leitor um pouco sobre os próprios medos, as próprias angústias e o próprios ser. Sobre se perdoar e fazer escolhas. Lindo, emocionante, motivador.
Atenção: difícil não chorar, ler em público pode gerar olhares preocupados se você for emotivo como essa que escreve. Mas se também como eu, você não se importar com os olhares, tá tudo certo. Fica apenas o aviso cuidadoso para uma administração cuidadosa da leitura.

Sibele 04/12/2022

Transformador!
?Para descobrir como escapar da vitimização ela precisava aceitar sua impotência e o seu poder, as formas como foi ferido e como feriu, seu orgulho e sua vergonha. O único antídoto para a devastação é aceitar o seu eu inteiro.?

Já li muitos livros sobre Auschwitz, mas nenhum deles me atravessou tanto com a história da Edith.
Para além do horror que foram os campos de concentração, é um livro sobre resiliência, perdão, autoconhecimento e gratidão.
Se tornou um dos meus livros favoritos da vida?Vale muito a pena a leitura!