A Extraordinária vida de Jésus Gonçalves

A Extraordinária vida de Jésus Gonçalves Eduardo Carvalho Monteiro

Resenhas - A Extraordinária vida de Jésus Gonçalves

Vivi Martins 23/04/2015

Uma missão cumprida!
Esta é uma belíssima obra em que o autor com muito trabalho e dedicação discorreu a biografia de Jésus Gonçalves em que retrata não só sua vida atual como também algumas de suas vidas passadas, fazendo-nos compreender sua vida de atribulações.

O livro é rico em detalhes. Possui fotos, poemas do próprio Jésus (até mesmo os póstumos), sua ficha médica e uma ordem cronológica dos acontecimentos da vida do biografado.

Em uma de suas vidas vivendo como Alarico, um poderoso líder militar visigodo à época do Império Romano, com sua sede de poder, seu orgulho e vaidade, comandava seu exército a devastar cidades inteiras. Sua barbárie deixava rastros de orfandade, viuvez e miséria.

Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo, disse Jesus, cumpria-se assim, pela grandiosa misericórdia divina, o seu reencarne em 1902, no pequeno vilarejo de Borebi, São Paulo. Renasceu em berço pobre, órfão de mãe com poucos anos de vida foi criado pelo tio.

Constituiu família e perde sua primeira esposa deixando-o só com os filhos pequenos. Aos 27 anos, no esplendor de sua juventude descobre portador de hanseníase (antes conhecida como lepra). Assim começa a sua vida de provações, resgatando os débitos do passado. Quando não trilhamos a estrada que nos leva ao Pai, pelo amor, o caminho mais curto que nos sobrevêm é então, a dor.

Apesar das revoltas e frustrações, seu espírito nunca se deixou sucumbir ante a ociosidade e ao desânimo. Líder por excelência cultivou sinceras amizades e manteve-se à frente de diversas iniciativas. Buscou melhorias para o Asilo-colônia Aymorés, onde passou a residir, e como jornalista, poeta e dramaturgo, fizera a alegria e a distração de seus companheiros da doença.

Permaneceu ateu convicto mesmo após o início da doença, e só depois de um inusitado fato no velório de sua esposa no asilo, passou a crer na imortalidade da alma. A doutrina espírita saciou sua sede de explicações, fez-lhe beber nas fontes da lógica e do bom senso a água límpida da verdade.

Com resignação viveu seus últimos dias, e hoje, o grande espírito que habitou o corpo de Jésus, dirige a Sociedade Espírita “Caravana da Fraternidade Jésus Gonçalves” do Plano Espiritual, dando assistência material e espiritual a doentes da pele, principalmente hansenianos.

Valeu muito a pena a leitura por poder conhecer um pouco sobre história deste grande espírito de luz.
cid 24/04/2015minha estante
Gostei muito de ler a sua resenha, que resume muito bem o livro.