No Limite do Stress

No Limite do Stress Roberta Carusi

Resenhas - No Limite do Stress

Caio Siqueira 24/02/2020

Cumpre o que promete
O livro ?No Limite do Stress? escrito por Roberta Carusi apresenta a síndrome de burnout a partir da experiência pessoal da própria escritora, que lutou contra um burnout há alguns anos.
A ex-publicitária explica o burnout de uma maneira bem dinâmica e bastante descontraída. Parte disso ocorre pela sua maneira de lidar com as palavras (com leveza, simplicidade e pontuações enfáticas), e pelo cunho cômico dos exemplos apresentados.
Apesar do tom leve, o livro aborda questões bem importantes de como agir no caso de ter ou conhecer alguém com essa síndrome. A autora destaque inúmeras vezes a importância da pessoa ter atenção aos sinais apresentados pelo seu corpo e procurar ir atrás de ajuda profissional.
A obra apresenta uma carência de pesquisas e dados científicos, o que não chega a ser um grande problema, visto que a promessa é mostra tudo o que a Roberta aprendeu ao longo desse período da sua vida.
Recomendo a leitura como ponto de partida para quem busca compreender melhor tudo que envolve a síndrome de burnout, ou para quem procura um relato mais pessoal sobre a síndrome.

Bruno Paccini 21/03/2021

Bom livro sobre o tema pouco explorado no Brasil
Narra a experiência que as vezes você está tendo e nem sabe

Passei por isso em 2015? não tão pesadamente, e as vezes bate novamente a porta a sensação.

É importante saber ouvir, respirar e decidir parar ou seguir

Cássio Cipriano 02/10/2021

Poderosa ferramenta de autoconhecimento e esclarecimentos sobre diagnóstico e tratamento do Burnout.
Acompanho o canal da Roberta Carusi há algum tempo, desde quando se chamava "Diário do Burnout", e arrisco dizer que ela é uma das autoridades no tema atualmente. Apesar de não ser uma profissional da Psicologia, Psiquiatria ou outro ramo da Medicina que atue no tratamento do Burnout, é uma pessoa comum, como eu e você, que passou por inúmeras experiências extremamente desafiadoras e as reuniu nesse livro, a fim de ajudar pessoas comuns, como ela, a buscarem o diagnóstico e tratamento adequado para o Burnout.
O livro tem uma linguagem muito simples, acessível e, em muitos pontos, leve e divertida, mesmo tratando de um tema sério e delicado. Isso faz com que o leitor facilmente se identifique com a narrativa, mas nem por isso deixa de abordar os temas com a seriedade que se deve ter para o assunto, até porque a autora não se embasa somente nas suas experiências e relatos de vida, há muito aporte em pesquisa e dados científicos.
O trabalho da Roberta, tanto no seu canal do YouTube como neste livro, me ajudou bastante a entender e lidar com o meu Burnout. O livro é um instrumento poderoso de autoconhecimento. Porém, algumas coisas me incomodaram um pouco. Uma delas é que o lugar de fala da autora é de muito privilégio. São experiências e falas de uma pessoa que teve acesso a boas oportunidades ao longo de sua vida e possui condições de lidar com o seu Burnout de uma forma que eu acredito que pode ser inacessível para muitos brasileiros que também lidam com o Burnout, mas estão presos num regime de exploração trabalhista e capitalismo selvagem, em subempregos. Não estou julgando a autora, até porque também reconheço os meus privilégios e oportunidades para tratar o meu Burnout, mas o ponto onde quero chegar é que, por esta razão, talvez o discurso da autora possa não alcançar muitas pessoas que também passam por um Burnout e, nesse sentido, pode soar até elitista/classicista afirmar coisas como "[...] tem quem disfarce o medo falando que não tem tempo e tem que disfarce o medo falando que não tem dinheiro", pois, de fato, no nosso país, há quem simplesmente não pode se dar ao luxo de pensar assim. Digo isso porque já acompanhei a labuta de muitas pessoas pobres, com problemas sérios como o Burnout, para conseguir tratamento, especialmente pessoas do interior.
Numa visão geral, o livro é muito bom e dá muitos tapas na cara, tapas necessários para cair na real e entender que é preciso encarar o Burnout e buscar ajuda, seja como for. Reforço que, não só o livro, mas o trabalho da Roberta Carusi como um todo, são ferramentas poderosas para quem busca autoconhecimento e esclarecimentos sobre o diagnóstico e tratamento do Burnout.

Sarah587 09/04/2023

Realmente ajuda àqueles que não sabem por onde começar
O livro remete à experiência pessoal da autora, Roberta Carusi, que também tem um canal no YouTube sobre Burnout para ajudar pessoas que passaram pelo mesmo problema.

No que se refere à linguagem e escrita, o livro é bem leve. A autora faz se entender muito bem numa linguagem do cotidiano e, ao que parece, característico de sua personalidade.
Eu particularmente gostei bastante da maneira como ela se expressa no livro. É como conversar pessoalmente com a autora de forma descontraída, apesar da gravidade do assunto.

Em relação ao conteúdo, como mencionei e o próprio título mostra, a autora conta a sua própria experiência. Como aconteceu para chegar ao limite máximo do stress, porque aconteceu, como lidar com as pessoas que acham que é frescura, com o financeiro, com o seu trabalho, como tratar (claro que como um guia e não um tratamento em si, pois a mesma não é médica e cada pessoa deve ser tratada de forma personalizada).

Minha opinião aqui, é que achei fantástico ela poder ter compartilhado essa experiência. E vejo que não só pode ajudar quem sofreu com Burnout, mas também, qualquer tipo de stress, depressão, ansiedade, síndrome do Pânico ocasionados pelo excesso de trabalho.
Dou ênfase aqui, ao EXCESSO DE TRABALHO, porque o livro tem foco nisso, basicamente ele se resume a: "ter um treco por trabalhar demais, por mais que você ame (ou não) o seu trabalho".

Em resumo, a autora de fato tenta ajudar as pessoas que sofrem com o stress ocasionado pelo excesso de trabalho, direcionando saídas que podem dar certo e outras que nem tanto, além de mencionar o processo de altos e baixos até a pessoa sentir que está "normal" novamente.