Pet

Pet Akwaeke Emezi

Resenhas - Pet

Hemili.Scarpinatte 14/01/2024

O FUTURO É NÃO-BINÁRIO
Eu AMEI a tradução usando a linguagem neutra! Nos mostrou, na prática, que ela não é inacessível ou excludente pois de NADA interfere no entendimento da história! E, muito menos, na fluidez da leitura! E a obra, em si, também é INCRÍVEL! Espero que o autor faça um prequel com a história da Mãe da Chimia! EU PRECISO LER MAIS DESSE UNIVERSO!!!! To apaixonada!

Natália | @tracandolivros 13/11/2023

Pet
Infelizmente não consegui me conectar com a história nem com os personagens. O mundo é interessante, mas senti que faltou desenvolvimento. O tempo todo parece um livro infantil, como se os personagens tivessem uns 12 anos, mas eles são adolescentes com uns 16. E justamente por parecer um livro infantil achei pesado demais a violência retratada. É um livro bom, mas senti que precisava de mais aprofundamento.

Sharinha1 27/09/2023

??
Um livro infantil bom até!
Foi um dos primeiros livros que li, que continha linguagem neutra e foi de boa pra entender e tals.
A história é boa, eu daria mais estrelas porém as vezes ficava com um pouco de tédio durante a leitura.
Mas é um bom livro, é infantil mas aborda diversos assuntos importantes.

Tamiris Durigan 27/07/2023

Tocou no meu coração.
Esse livro foi uma surpresa. Não esperava gostar tanto assim, mas no final estava tão envolvida emocionalmente que acabei favoritando.

Em um mundo em que todos os "monstros" foram eliminados por "anjos", as pessoas vivem em paz mas logo no começo percebemos que com a falta de perigo evidente é possível deixar sinais esfriarem e esquecer de como era o passado. Os jovens personagens que vivem nesse futuro supostamente perfeito passam a aprender que por mais que tudo esteja bem, a percepção sempre tem de estar ligada e que não podem se apegar ao que conhecem e amam sem questionar. As aparências podem enganar e os humanos são falhos que para o bem, ao proteger alguém, quer para o mau.

Chimia e Redenção foram dois personagens com uma amizade linda e interessante de ler. E a forma como Pet, faz com que Chimia reflita e abra os olhos é muito delicada. Apesar do tema do livro ser pesado, em momento algum o livro torna ele violento de ser lido.

O final sobre o Pet, mesmo com algumas pistas, me deixou eufórica. Achei genial o plot sobre o quê ele era. E ao mesmo tempo que choca notar o resultado da caçada e a reação dos envolvidos, também é fácil de reconhecer exatamente os mesmos cenários no mundo real.

_bbrcam 07/07/2023

Tem uma tratativa muito interessante
E traz pra discussão a questão do olhar e da necessidade de estarmos sempre atentos ao que acontece ao nosso redor. Gostei!

Professor Eddie 10/05/2023

Impressionante
Cara, que livro. Como é bom o poder dos livros de nos apresentar assuntos e textos do que não somos acostumados.

Fiquei apaixonado pela história, sendo impossível esquece - lá.

Chimia com o pet mostrou o que eu falo para meus alunos em História: o não visto, o não falado, o não discutido é perigoso, pois fica parecendo que não existe. Mas existe é esta aí para quem quiser ver.

Esse livro me ensinou também a entender a linguagem neutra.

Leiam esse livro, faça esse favor para a vida de vocês

Joice.Figueiredo 14/02/2023

Incrível
Não esperava nada do livro, mas gostei muito! Ni início, achei um pouco confuso, mas mesmo assim não conseguia largar. Me lembrou fábulas e contos africanos. Uma das melhores leituras esse ano, me ajudou muito com a ressaca literária.

rehreadsbooks 08/02/2023

Não tenha medo
Eu preciso que você que esta lendo essa resenha faça uma coisa por mim: Baixe o biblion, crie uma conta e pegue esse livro emprestado.

Eu devorei esse livro inteiro em uma noite e até agora me pergunto como tanta coisa importante está presa em menos de 200 páginas.

Pet conta a história de uma menina, Chimia, que mora em Lucille, uma cidade sem monstros. Só que Chimia acaba tirando uma criatura chamada Pet de uma pintura e elu diz que veio para caçar um monstro, fazendo ela questionar sua própria realidade e as pessoas que a protegem.

Um livro incrível que fala sobre os perigos do conforto, sobre o que não queremos ver (O "não visto" segundo Pet.) e sobre poder de quebrar o ciclo, com uma representatividade EXCELENTE para todo LGBTQIAP+ e pessoa preta por aí. Não há palavras para descrever como esse livro me moveu.

Um breve adendo para alguns erros na edição, não sei se há somente na do biblion, mas apenas um ou dois que não apagam o trabalho ADMIRÁVEL da tradutora usando a linguagem neutra. Espero muito que a editora ainda esteja de pé e que eles traduzam Bitter também.

Gabriel 31/05/2022

Uma fábula moderna
Um infanto-juvenil interessante.

Pet de Akwaeke Emezi é naturalmente um livro infanto-juvenil, com uma linguagem simples apesar do autor utilizar a linguagem neutra, que pode parecer estranho a primeiro momento. Neste enredo, acompanhamos Chimia em sua descoberta pelo mundo entre anjos e monstros junto com seu melhor amigo Redenção. É interessante relatar que Chimia é uma adolescente trans, e que a sexualidade em Lucille é liberta, tanto que os próprios personagens se utilizam de pronomes neutros em diálogos.

Emezi se utiliza da fábula como gênero narrativo, apresentando uma história de caráter ficcional mas utilizando a alegoria para representação de monstros e anjos. E que, neste sentido, Chimia e Redenção se perguntam, e deixam como ensinamento ao final, quem são os monstros e anjos da nossa sociedade? Qual a melhor forma de combater estes monstros?

É importante mencionar que, Emezi dá vida à objetos inanimados como a casa de Chimia. O autor apresenta os 'sentimentos' da casa pela adolescente, como se a casa fosse uma personagem através dos pensamentos e sentimentos de Chimia.

Infelizmente, nem todos temos uma criatura/pessoa que podemos recorrer para combater os monstros e precisamos ter forças o suficiente para passar por momentos e situações de trauma. O que Akwaeke Emezi deixa ao final é um olhar que precisamos ter pelas crianças e ensina-las os perigos (os monstros) que elas podem encontrar pela sociedade, e que, através da conversa, elas devem pedir ajuda, e nós - como adultos e/ou jovens - precisamos acompanha-las lado a lado para sermos os anjos que elas precisam.

Este é um livro de fantasia africano, listado como um dos 100 melhores livros de fantasia de todos os tempos.

Lembrar é importante, porque é esquecendo que os monstros voltam.

Brunov 26/03/2022

Transcenda
Não dava nada por esse livro e foi uma surpresa maravilhosa!

A maneira um pouco vaga como algumas coisas são ditas permitem desdobrar para vários assuntos e a transgeneridade, a qual achei que seria o foco, virou um detalhe.

Pelo menos quanto a gênero sexual, mas será o único gênero pelo qual se pode transitar? Será que é a única ambiguidade que fique nublada? Não vou dar spoiler, mas a forma como fala dos monstros traz alertas interessantes.

Pena que é curtinho, maa pelo caminho tem algumas frases de impacto pra quem gosta de destacar trechos e o final é de superação.

Mari 19/03/2022

Um livro infanto-juvenil importante para pessoas de todas as idades
PET é um livro infanto-juvenil, mas não pode ser considerado como sendo superficial ou bobo, pelo contrário, é um livro tenso que aborda assuntos muito relevantes, como transexualidade, justiça, moralidade, hipocrisia e abuso sexual.

Acho importante avisar que é usada a linguagem neutra (a tradução foi fiel ao original), tive um pouco de dificuldade no começo, por não ler muitos textos que a usam, mas depois de um tempo me acostumei e achei muito interessante ler um livro com essa linguagem, que é um pouco diferente da que usamos usualmente, mas é mais igualitária. E o melhor é que a linguagem neutra não é usada sem propósito, ou para lacrar (como alguns gostam de dizer), mas sim, porque não se sabe com qual gênero a criatura Pet se identifica, isso se elu se identifica com algum.

Enfim, PET é um livro tocante, bem escrito, atual, relevante e com crítica social f0d@.
Soph 19/03/2022minha estante
Tem cara de ser fofooo

Mari 20/03/2022minha estante
É bem fofo sim

hiniamaria 18/01/2022

Resenha: PET ? Akwaeke Emezi
Iniciei 2022 com esse livro incrível. No começo não achei que fosse me prender tanto por se tratar de um infanto juvenil mas me enganei muito.
A história se passa em Lucile, uma cidade dirigida por anjos (nem sempre foi assim) responsáveis por proteger os habitantes, garantindo que os monstros se mantenham afastados.
Tudo se desenrola a partir do momento em que nossx personagem principal liberta uma criatura do interior de um quadro de sua mãe. O propósito desse ser é destruir um monstro - espécie que até o momento todos imaginaram estar extinta - que se encontra na casa do melhor amigo da nossx protagonista.
Todo o resto pode ser spoiler. Em resumo, é uma obra que trata muito bem sobre certas situações presentes na nossa sociedade, basta estar disposto a dar vida às analogias nela presentes.
Recomendo muito e estejam atentos aos gatilhos!!

roses 04/01/2022

melhor primeira leitura que eu poderia ter
maravilhoso! akwaeke emezi teve uma sensibilidade gigantesca ao escrever esse livro. apesar de falar de temas tão pesados, tudo foi lidado de uma forma bem sutil e tudo foi muito bem retratado.

a chimia é uma menina incrível e eu senti tanto amor por ela, queria adotar essa menina. é tão bom ler sobre uma menina preta e trans que tem orgulho de ser quem é e que o mundo ao seu redor não a condena por isso.

o redenção é o melhor amigo que alguém poderia ter, a amizade dele com a chimia é muito linda e genuína.

esse é o melhor livro sobre "pessoas más" que eu já li. todo o conceito de anjos e monstros que ele cria é fantástico.

pet tem tantas nuances e tantos questionamentos em forma de metáforas que cada vez que você reflete sobre ele acaba percebendo novas coisas.

a diversidade do livro é muito reconfortante e todos os personagens sabem língua de sinais!! nunca tinha visto algo assim em um livro.

ainda tem muitas coisas que eu não descobri sobre esse livro, sem dúvidas vou me pegar pensando nele por muito mais tempo e reler quando der vontade.
Angel's Roses 02/03/2022minha estante
*Negra. Preto é a cor do lápis de cor, de um esmalte, de um disco etc.