O Manual da Vida Boa

O Manual da Vida Boa Epicteto

Resenhas - O Manual da Vida Boa

Samira 14/07/2022

Necessário...
O uso da Razão para ter uma vida feliz em suas inúmeras maneiras. Epiteto em seus ensinamentos faz uma abordagem sobre várias situações cotidianas outras nem tanto, que podemos nos deparar e discute supostas soluções para os problemas que nestas podem surgir. Algumas eu li e pensei, "nossa que difícil agir assim", mas digerindo ele parecia ter razão em boa parte delas...sei lá...Eu gostei bastante, super compensa conhecer o estoicismo e suas obras :)

Régis 21/06/2021

Reflexões
É um excelente livro proporciona ótimas reflexões.
É gratificante ler uma obra que sobreviveu aos séculos e ainda continua atual.

Felipe 20/03/2021

Filosófico
Gosto de livros que me fazem pensar, e esse, que escolhi às cegas me proporcionou momentos de reflexão. É curto, mas muito profundo.

Drumond91 20/03/2021

Essencial.
Leitura básica, mas essencial pra confrontar nossos valores e acolher as ideias que acharmos valorosas.

Oliveira208 28/02/2021

Você sabe o que está sobre o seu "controle" e o que não?
Esse livro é uma introdução à filosofia estoica, filosofia essa que dá muito valor ao desapego da opinião dos outros e as preocupações somente com as coisas as quais estão sobre o nosso "controle". Recomendo.

Diego 17/02/2021

Um guia prático para a vida
Lições rápidas sobre a vida segundo só preceitos do estoicismo.
É um guia prático das virtudes estoicas que, creio, será muito útil para a vida do leitor que observá-lo.
Recomendo!

Julio.Argibay 11/01/2021

Diatribes
Epicteto vivia modestamente ele é um dos expoentes do estoicismo. Nessa obra o autor resume o pensamento do mestre. Então, inicialmente ele aborda os seguintes assuntos: como lidar com perdas e decepções, mágoas e viver a melhor vida possível. A harmonização com a natureza. Uma receita importante, como dominar os desejos, desempenhar as obrigações e pensar com clareza. A Psicologia da auto gerência: 1 - Faça a distinção do que você pode controlar e do que não pode. opiniões, aspirações, desejos, repulsa ou coisa que nos desagradam. sujeitas à nossa influência direta. Coisas externas, nosso corpo, como as pessoas nos veem, riqueza, sorte, não dependem de nós. Tentar controlar nos causa aflição ou angustia. 2 - Ocupe-se apenas do que possa controlar. 3 - Reconheça as aparências pelo que realmente são. "Esta aparência se refere às coisas que estão sob meu controle ou às que não estão?". 4 - Os desejos exigem sua própria realização. Desejos e aversões exigem satisfação imediatas. Não tente evitar coisas inevitáveis. Concentre em combater as coisas que estão ao seu alcance. Deseje o que está ao seu alcance. 5 - Veja as coisas como elas são. A única coisa que está em seu poder é a sua atitude. 6 - harmonize suas ações com a maneira como a vida é. 7 - Não são os acontecimentos que nos ferem, mas a visão que temos deles. São nossas atitudes e reações que nos criam problemas. 8 - Se não há vergonha, não há culpa. Se são os nossos sentimentos sobre as coisas o que de fato nos atormenta e não as coisas em si, conclui-se que culpar os outros é tolice. Portanto, quando sofrermos reveses, perturbações ou desgostos, não culpemos jamais os outros, mas nossas próprias atitudes. 9 - Crie seu próprio mérito. O que os outros pensam de você não é importante. 10 - Concentre-se em sua principal obrigação. 11 - Aceite os acontecimentos à medida que ocorrem. 12 - Sua vontade está sempre sob seu poder. 13 - Utilize integralmente o que acontece com você. 14 - Cuide daquilo que você tem agora. 15 - A boa vida é a vida com serenidade interior. 16 - Não faça caso do que não é da sua conta. 17 - Adapte seus desejos à realidade. 18 - Encare a vida como um banquete. 19 - Evite adotar os pontos de vista negativos de outras pessoas. 20 - Desempenhe bem o papel que lhe foi dado. 21 - Tudo tem um bom motivo para acontecer. 22 - A felicidade só pode ser encontrada dentro de nós. 23 - Ninguém pode ferir você. 24 - Conquista-se o progresso espiritual enfrentando a morte e as calamidades. 25 - Implante em si mesmo os ideais que você deseja prezar. 26 - A busca da sabedoria atrai críticas. 27 - Procurar agradar é uma armadilha perigosa. 28 - Caráter é mais importante que reputação. 29 - Todos os benefícios têm seu preço. 31 - O autodomínio é a nossa verdadeira meta. 32 - Preze a sua mente, cuide bem da sua razão, aferre-se ao seu propósito 33 - Examine o que vem primeiro, depois o que vem em seguida, e só então comece a agir. 34 - Nossos deveres revelam-se através de nossas relações interpessoais. 35 - A essência da fidelidade. 36 - Os acontecimentos são algo impessoal e neutro. 42 - Cuide do seu corpo. 44 - Não defenda sua reputação ou suas intenções

Leonardo_css 22/09/2020

O resumo do resumo
Vamos lá, se você já estuda o estoicismo a um bom tempo e as vezes acaba perdendo na memória o que aprendeu...leia esse livro, ele contém o mínimo necessário para viver uma boa vida.

Guri Sonhador 16/07/2020

Muito raso...
Talvez por eu estar acostumado com livros sobre a filosofia budista eu não tenha me simpatizado tanto com esse livro, os conselhos são ótimos, mas ainda assim a maioria foram rasos demais.
Como eu busco mais a sabedoria mais aprofundada vou procurar livros mais profundos sobre o assunto, porém pelo preço de R$ 1,99 creio que valha mais do que isso esse livro, as lições são valiosas, então estou satisfeito com a compra e a leitura.

Raphaella 01/05/2020

Virtudes
A princípio, como foi informado aqui, a tradução deixa um pouco a desejar em alguns momentos, a impedir uma leitura fluida do início ao fim, como alguns livros, mas nada que impeça a leitura e boas indagações.

Todavia, não é um livro para que leiamos do início ao fim apenas por entretenimento, mas para hesitarmos e refletirmos sobre o nosso modo de viver e nossas ações. E, embora seja um livro milenar, os ditos encaixam-se perfeitamente ao século XXI.

Ah, vale ressaltar que eu estava lendo "Jogos vorazes a filosofia" e este livro trouxe algumas citações e reflexões pelos olhares do estoicismo, nunca havia adentrado na filosofia, até então não conhecia nenhuma obra... Por fim, dei uma pesquisada básica sobre o Estoicismo e fiquei interessada, este é um bom livro para quem, assim como eu, está a engatinhar na filosofia estoica.

A obra é breve e fácil de ser entendida, apesar de, para mim, haver alguns desencaixes na tradução.

Vale a pena a leitura!

Isabel.Costa 27/04/2020

Reflexão breve sobre cotidiano!
Não espere profundidade nessa leitura! A tradução peca um pouco, parece deslocada em alguns momentos.
Mas ainda assim tem boas reflexões e inspira a pensar em modos diferentes e mais conscientes de agir.

Taisa.Tiago 15/04/2020

Ótimo reflexão
Em tempos de quarentena, um belo texto acerca das nossas virtudes e reflexões interiores. A cada pagina uma golada no saber de Epiteto.