Why Nazism Was Socialism and Why Socialism Is Totalitarian

Why Nazism Was Socialism and Why Socialism Is Totalitarian George Reisman

Resenhas - Why Nazism Was Socialism and Why Socialism Is Totalitarian

soso 29/01/2022

Gostei do livro, bem pequeno mas não me mostrou nada que eu já não sabia, recomendo a pessoas bem leigas no assunto.

Clio0 13/02/2021

São tratados como esse que me fazem querer destruir a mesa a dentadas, bem ao estilo dos antigos cartoons.

George Reisman, um estadunidense doutor em economia, tenta convencer nesse breve ensaio que o Nazismo tinha cunho socialista.

Eu precisaria escrever outro ensaio para refutar as afirmações do doutor Reisman, então vou apenas apontar algumas coisas mais gritantes...

Primeiro, ele dá especial atenção a interferência do Estado na economia, projetando isso no socialismo pelo controle dos meios de produção. Pessoas, não é incomum que Estados capitalistas interfiram na economia através de leis e incentivos (vide EUA), e especiais concessões são feitas em período de Guerra - quando a economia se volta para bens essenciais e produtos armamentistas (vide Europa, em qualquer guerra).

Segundo, ele nota a escassez de produtos e a queda econômica durante o regime nazista. E ignora totalmente o fato que isso se deu durante a parte final da Guerra, quando Hitler já não conseguia combater em dois frontes. Reisman também menciona que tal miséria é comum em regimes socialistas... como se isso fosse suficiente argumentação. Não vou nem comentar a maioria esmagadora de países capitalistas na mesma situação.

Terceiro, George Reisman observa o totalitarismo vigente no Nazismo, ao mesmo tempo em que evoca a liberdade, implicitamente dos EUA. Não há discussão quanto a isso, o problema é que totalitarismo não é uma característica unicamente socialista (vide Franco e Salazar).

Finalmente, nosso doutor termina o texto destilando meia dúzia de opiniões sem fundamento e preconceituosas.

Esse é o tipo de texto que deveria ser usado para exemplificar má-argumentação, falácias e manipulação de dados. Parece que George Reisman formulou ou acatou a ideia e então se preocupou em coletar dados específicos e descontextualizados para apoiá-lo.
Pedróviz 10/04/2022minha estante
"Na verdade, nenhum dos dois pode ser considerado como sendo de esquerda ou de direita, uma ideia defendida por Zeev Sternhell, cientista político israelita e sobrevivente do Holocausto e um dos principais especialista nos fenómenos fascistas do século XX. ?Zeev Sternhell deu origem inclusivamente a polémicas académicas em França, porque ele desenvolveu um grande estudo sobre os ideólogos iniciais fascistas do início do século XX, sublinhando que eles não eram nem de esquerda nem direita. [A sua ideologia política] era uma superação de um novo modelo ideológico?, afirmou António Costa Pinto, apontando que ?é aí que está a raiz desse debate?, juntamente com a ligação de alguns líderes do fascismo a uma militância socialista, que mais tarde abandonaram."

Pedróviz 04/05/2023minha estante
Liz, o Mal é o Mal. Ele assume várias formas para que nos percamos em discussões como esta. Se não aceita o termo "sexo dos anjos", corrijo para " sexo dos demônios", mais apropriado para o caso. A questão do capitalismo é uma das inúmeras peles que o camaleão socialista usa para iludir. Infelizmente a civilização

Pedróviz 04/05/2023minha estante
... com os problemas a ela inerentes, dá mote para os intelectuais de esquerda inventarem mais bandeiras para justificar a revolução. Antônio Gramsci sabia muito bem o que estava fazendo.

Pedróviz 04/05/2023minha estante
Tenho lá fortes dúvidas se Lenin e Stalin não gostavam de dinheiro.

Pedróviz 04/05/2023minha estante
Ah sim. Construtivismo russo. Agora sei de onde surgiu Holomodor e as chacinas perpretadas por Lenin / Stalin.

Pedróviz 04/05/2023minha estante
Ora, sistema por sistema, o indivíduo sempre acaba sendo "esmagado". Ninguém sai por aí fazendo o que lhe dá na vontade, simplesmente por haver regras universais que são imitadas pelo simples fato de que essa imitação leva à sobrevivência. As utopias já se mostraram meras promessas de verdadeiros tiranos. E a discussão esquerda x direita foi criada pela Revolução meramente para desviar os debates do fato puro e simples de que todo o tirano, independentenente do seu pedigree político, usa todos os problemas inerentes à vida em sociedade para tomar o poder e tolher a liberdade do indivíduo em nome de uma coletividade sem nome ou forma.

Pedróviz 04/05/2023minha estante
E quanto ao fato de termos referenciais distintos, concordo. E é o motivo de estarmos discutindo nossas divergências. Eu procuro convencer você e vice-versa.

Pedróviz 04/05/2023minha estante
Quanto a milionários que abraçam as utopias, é um fenômeno bem comum que, tendo tudo à sua disposição, o cidadão procure outras experiências. Veja-se os metacapitalistas que já não desejam o lucro financeiro, mas sim impor suas visões de um mundo melhor à população composta de indivíduos que em grande parte não desejam o mundo melhor imposto por outrem. Explique-me o que é um alienado para você.