Penso e acontece

Penso e acontece Bob Proctor

Resenhas -

Mariah.Corazza 24/06/2024

Interessante mas não instigante
O tema é interessante, mas a escrita não é envolvente, tive que ?forçar? pra terminar?

Poderia ler um resumo.

Filósofo dos Livros 24/06/2024

PENSAMENTOS SÃO COISAS: TRANSFORMANDO SUAS IDEIAS EM REALIDADE
Olá!!! Para falar do livro “Penso e Acontece”, do Bob Proctor e Greg S. Reid, publicação da Citadel Grupo Editorial, inicio minha resenha com esse pensamento de Napoleon Hill: Mais ouro tinha sido extraído da mente dos homens do que da própria terra.

Esse pensamento é uma síntese da proposta do livro. A mente humana é uma grande fonte de tesouros que não só visam ganhos financeiros, mas a evolução humana. Ultimamente, ao ler livros traduzidos para o português, tenho procurado conhecer o título original e percebo que nossas traduções nem sempre são as melhores. “Penso e Acontece” tem como título original “Thoughts are Things — Turning Your Ideas Into Realities” cuja tradução é “Pensamentos são coisas — Transformando suas ideias em realidades”. Sem sombra de dúvidas, a tradução do título original é muito melhor do que o título “Penso e Acontece” que foi escolhido. Mas eu entendo o motivo pelo qual escolheram “Penso e Acontece”. Esse título dá um ar mágico como se fosse bem fácil e simples. Infelizmente, muitas pessoas ainda almejam a tal da fórmula mágica, mas eu quero dizer que o livro foge totalmente dessa perspectiva. Os autores falam do pensamento como matéria, como algo que tem substância e pode se materializar em algo real para nos trazer benefícios.

Transformar pensamentos e ideias em realidade não está ligado a um tempo específico. O objetivo não é ser rápido e nem devagar, mas alcançar resultados verdadeiros. Existem ideias que podem ser transformadas em ações com resultados rápidos e outras com resultados demorados, mas devemos frisar que o mais importante é o resultado que beneficia os seres humanos. Os autores não trabalham com as ilusões de que sempre teremos caminhos rápidos e fáceis. Às vezes, até as melhores ideias podem trazer trajetórias bem árduas.

O livro propõe o caminho para criarmos ideias que produzem ações com resultados. Uma das dicas fundamentais é que as grandes pessoas de sucesso criam coisas que não apenas beneficiam a si próprias, mas traz ganhos para a humanidade. Pode parecer que, na vida, pessoas desonestas alcancem o sucesso, mas com o tempo, os explorados por elas acordam. O que faz de verdade uma ideia ser algo marcante e duradouro é a sua capacidade de melhorar a vida humana. Sem isso, as ideias tendem a se extinguir.

Então, vamos colocar como primeiro passo ter pensamentos que visem o bem de toda a humanidade. Depois disso, um passo importante é transformar a ideia em ação. Parece óbvio, não? Porém, ainda há pessoas envoltas nessa atmosfera mágica de “Penso e Acontece”. Por isso que esse título é péssimo. No decorrer das páginas, sempre somos lembrados de que ter ideias e ficarmos de braços cruzados não vai resultar em nada. É preciso ter um plano de ação. Por esse motivo, nos é apresentado dois conceitos interessantes: Intenções de objetivo (geral) e Intenções de execução (práticas).

Intenções de objetivo são aquelas intenções muito genéricas. Podem até trazer coisas boas, mas acabam ficando no vácuo. Por exemplo, “quero emagrecer” é uma intenção de objetivo. Segundo os autores, não podemos ficar presos a intenções de objetivo. É preciso criar Intenções de execução. Aí, encontramos a grande chave para iniciarmos nosso propósito. Torna-se necessário pensar algo mais elaborado: “Quero emagrecer 2 kg em 1 mês comendo tais coisas (especificar os alimentos) e fazendo exercícios todos os dias na academia etc. Quanto mais detalhada for sua intenção de execução com ações concretas, melhores serão os resultados. E caso você não consiga, avalie o que não deu certo e vá alterando.

Outro exemplo para vocês: “Quero criar um Canal de Desenvolvimento Pessoal que ajude as pessoas a não se preocuparem apenas com dinheiro, mas que elas melhorem como seres humanos. Para isso, lerei 3 livros sobre os assuntos e os transformarei em vídeos de resenha ou vídeos com temas pertinentes ao meu propósito. Terei como frequência 3 vídeos semanais e pretendo alcançar um número maior de pessoas algo como a princípio 300 pessoas assistindo aos meus vídeos”.

Observe que esse segundo exemplo está um pouco melhor que o primeiro, pois traz um objetivo mais focado na melhora do outro e não apenas centrado em mim. Porém, ainda falta algo. Existem coisas que, possivelmente não domino ainda. Quando temos uma ideia bacana e não temos todas as habilidades para colocá-la em prática, não devemos temer de perguntar ao outro. Em resumo, o que eu quero dizer agora é “Procure informações e comentários de amigos e familiares, conselhos de profissionais, ideias e novas perspectivas além da sua. Quando você sabe o que não conhece e se volta para os outros para obter seu apoio inestimável, as portas se abrem, as ideias são expandidas e o sucesso é acelerado”. Enfim, “com as pessoas certas ao seu redor, seus pensamentos se tornarão realidade muito mais rápido e fácil, e você também pode criar um sucesso perfeito”.

Para evitar que as ideias caiam no marasmo, o autor nos alerta sobre o risco de procrastinar e os perigos advindos do perfeccionismo e do medo. Se vocês entrarem no caminho da procrastinação, perfeccionismo e medos, não irão obter os resultados pensados.

Já falei sobre isso, mas vou dizer de outra forma para fixar bem o conceito: Pessoas de sucesso produzem ideias, ações (prestações de serviços) e produtos que melhoram a vida das pessoas. Exploradores tendem a terem sucesso mais rápido, porém acabam sendo esquecidos e perdendo suas coisas pois o mundo acorda. Se eu estou tendo ideias, executando ações ou gerando produtos pensando no meu próprio benefício, vai chegar uma hora em que as pessoas acordarão e eu acabarei perdendo tudo.

É importante sair dessa esfera de egoísmo. Sua produção seja prestação de serviços ou criação de produtos deve sempre focar no outro. Afinal, serão eles seus consumidores.

E dentro de tudo isso que eu falei, outra lição importante: Mantenha Pensamentos Positivos. É importante sempre frisar que: “Pensamento positivo nem sempre são ideias fáceis de se executar, mas são ideias que produzem resultados verdadeiros que nos levam ao sucesso. Entenda também que ao pensar no outro nem sempre vou lhe trazer uma ideia fácil sem obstáculos, mas trarei ideias positivas que o levarão a terem resultados melhores.

Pensamento Positivo é aquele que vai garantir constância nas ações mesmo que surjam grandes obstáculos e, se acaso, algo der errado, o pensamento positivo vai te garantir ânimo para que observe a falha e a altere para o melhor resultado.

Então, o que acharam da proposta do livro? Eu penso que a obra traz um método realista que ao ser praticado sempre trará os melhores resultados. Concordam comigo?

site: https://www.youtube.com/c/filosofodoslivros

Vivi Santos 06/06/2024

Interessante
É sempre bom ler algo positivo, sobre como nossos pensamentos podem mudar nossa vida! No geral, um bom livro!

Karen713 09/05/2024

Penso e acontece
Gostei da leitura, bem rápida e fluida
O livro tem ótimos conselhos para serem atraídos, vale a pena ler.

Hiária 07/04/2024

É uma resenha
Na verdade é uma resenha dos livros de Napoleon Hill, principalmente ?As regras de ouro? e ?Quem pensa enriquece?.

A escrita não chega a ser enfadonha, mas é como se o autor tivesse parafraseando outros autores ou empresário de sucesso o tempo todo.

SimAo6 24/03/2024

A releitura do mestre.
O livro tem por base trazer ao mundo atual os resultados obtidos com a leitura do Quem pensa enriquece - edição oficial e original 1937.
Assim vai delineando casos de sucesso que se iniciaram puramente com um pensamento e que com a ação precisa ajustada no prazer da realização ascende a um sucesso ainda inesperado.
Baseado na máxima de que os negócios mais bem sucedidos são criados resolvendo um problema ou atendendo a uma necessidade.
A verdadeira marca do sucesso não está na oportunidade, mas sim no que vc faz com essa oportunidade.
Traz um conceito de riqueza como a criação de empresas e negócios que mudr a maior parte de vidas possível e faça o mundo um lugar melhor.
Visões e conceitos factível em qualquer nível de negócios.
Bom levinho de fácil leitura.

Fabricioevellin 15/03/2024

Bob Proctor para mim é um mentor como uma forma simples de explicar e apresentar algo que vivenciamos todos os dias que porém passa despercebido. Este livro é mais uma forma de explicar os pensamentos e a visão de Napolleon Hill que também é outro gênio do desenvolvimento pessoal sobre a visão pura e simples de apresentar o óbvio de Bob Proctor.

Rayane.Carvalho 26/02/2024

Gostei bastante do livro! Foi escrito de uma forma bem didátic e sem muita enrolação. Bem motivador e cheio de informações bacanas.

"Muda sua atitude, mude seus resultados, mude sua vida!"

Camily61 24/02/2024

Histórias de vida
Esse livro contará várias histórias de superação e mudança mental e seu pensamento, primeiro momento pensei que seria um livro de dicas ou até mesmo como "o segredo", porém não é tanto haver assim, não achei uma leitura fluída (pode depender também da minha mentalidade no momento corrida), não é ruim, diagramação dessa edição boa e bem escrito.

JefersonJota 30/01/2024

Interessante
"É necessário ver seu medo de forma saudável, perguntando-se do que está com medo, qual é a pior coisa que pode acontecer e como você pode usar seu medo de forma saudável. Caso haja fracasso, pergunte-se o que deu errado, como corrigir e como usar a experiência de forma positiva."

Stefrancisn 31/12/2023

Resumo de Napoleon Hill
Se você já leu os livros de Napoleon Hill e o livro ? O segredo? , este livro não lhe trará nenhum tipo de novidade.
A leitura é fácil, clara e o conteúdo é rico. Sou fã do Bob proctor, aprendiz assídua de física quântica e indico a todos iniciantes no assunto este livro.
No mais, se você já estudou todos assuntos, este livro será um belo reforço e lembrete dos ensinamentos de Hélio Couto, Napoleon hill e clássicos como ? O segredo?.
Com certeza vale a leitura.

Tati Mila 04/10/2023

Atitute
Tenha atitude. Tudo começa com atitude.
O livro contém vários relatos de empresários de sucesso, que não ficaram só pensando mas partiram pra ação.
? Não existem limitações para a mente,
Exceto aquelas que reconhecemos?.
Napoleon Hill

Ana Karlla 16/08/2023

É uma leitura bem leve e fluída.
É ótimo para quem está iniciando nesse mundo sobre a lei da atração.

Beatriz3345 15/08/2023

Pensamento e ação
O livro deixa bem explícito a importância de você ter pensamentos e logo em seguida colocá-los em ação. Você não terá sucesso se deixar as oportunidades passarem, saiba agir e persistir nos seus sonhos.

Aline.Roglio 26/04/2023

Ótimos insights. Traz histórias de pessoas vitoriosas. Leve, com muitas referencias de quem oensa enriquece.