The Fountains of Silence

The Fountains of Silence Ruta Sepetys

Resenhas - The Fountains of Silence

Ivy (De repente, no último livro) 20/02/2022

Um registro histórico impecável
Eu adoro a escrita da Ruta Sepetys.O quanto a gente percebe que ela vai á fundo e faz uma ampla pesquisa histórica sobre a época, a sociedade, os costumes, é tão completo que a gente se sente transportado para o lugar retratado. Dessa vez a ambientação foi a Espanha da década de 50-60, durante a ditadura de Francisco Franco.

Confesso que desconhecia muito dessa época da Espanha, e foi uma surpresa descobrir a opressão que os espanhóis sofreram e como o país amargou isolamento e crises infinitas da época, sendo considerado um pária. É um alerta tão genuíno para que não se repita certos erros que insistimos em minimizar! Acho esse livro extremamente necessário, para todos. Não só retrata a opressão da ditadura, mas o medo e receio de pessoas comuns, que mereciam direitos e foram privadas deles. Pessoas marginalizadas simplesmente por não concordarem com Franco, por serem não católicos, e até mesmo por determinado comportamento reprovado pela ditadura, era um ambiente hostil e raivoso, sufocante até, e Ruta Sepetys, de novo, consegue retratar isso com firmeza.

Eu gostei dos personagens todos. O livro vai focando em vários personagens distintos, Puri, Rafa, Julia, Ana, Daniel, Ben, Nick... cada um deles experimenta um lado dessa sociedade, e é interessante ver como as expectativas e condições mudam de um para outro. Esse é um livro melancólico e bem pausado. Confesso que lá pela metade eu cansei bastante, porque a trama não ia para lado nenhum, apenas retratando o dia a dia dos personagens e as relações entre eles, sem nenhuma mudança significativa. Acho sinceramente que Ruta poderia ter encurtado várias partes do livro para que não ficasse tão monótono em alguns pontos, mas ainda assim, é uma história que merece ser lida, é todo um aprendizado para nós, geração futura que não conheceu nada disso.

Esse não é o melhor livro da Ruta, na minha opinião. Between shades of grey e Salt to the sea são muito mais dinâmicos e potentes, causam mais impacto certamente. Mas The fountains of silence tem um grande mérito de ser um livro narrado no pós guerra, retratando uma ditadura que dividia a sociedade espanhola da época, estendia seus tentáculos em todas das áreas da vida daqueles cidadãos (muitas vezes sem eles nem perceberem) e que no final nos deixa uma lição de resiliência, de sobrevivência e também de esperança em dias melhores, de reconstrução do caos.