Uma Vida Inventada: Memórias Trocadas e Outras Histórias

Uma Vida Inventada: Memórias Trocadas e Outras Histórias Maitê Proença

Resenhas - Uma vida inventada

Cla Motta 29/02/2024

Na vida há os que assistem entediados…
… e os afoitos, que agarram a vida pelo colarinho.
Maitê caiu e levantou inúmeras vezes, e reforça sua força nesse livro, afinal, cada um vai como pode.

ajmcs 03/02/2024

Lindo e emocionante
Lindo e emocionante, Maitê transita entre o real e o ficcional de maneira excelente e muito cativante. Vontade de chorar e rir em diversos trechos, alguns a vontade de fazer os dois ao mesmo tempo. Verdadeira artista.

raii.books 16/08/2023

"É inútil tentar separar realidade e fantasia em Uma vida inventada."
Essa é mais completa definição sobre esse livro. Em partes relatos sobre a vida da Maitê, em outras devaneios de sua mente.
Foi um livro que eu não esperava nada. Comecei a ler porque um amigo me indicou e emprestou o livro, então pensei: "por que não?"
Meu conhecimento sobre a vida da atriz sempre foi muito supérfluo, assim como a conclusão que eu tinha sobre ela. Mas, sinceramente, depois de terminar essa leitura, é difícil não criar novas considerações sobre Maitê.
Sua história facilmente renderia um Thriller psicológico, mas ao invés de ser engolida pelo trauma que viveu na sua infância, ela escolheu viver intensamente.
Uma Vida Inventada possui uma narrativa fluida, leve, mas esteja preparado para algumas cenas que apertam o coração também.
Alerta de gatilho.

Cíntia 03/03/2023

"A vida girou em falso como faz em tantas ocasiões, e deu-se o desequilíbrio. A gente cai, levanta, uns seguem de perna quebrada, outros de miolo mole, e muitos vão sem coração. Más cada um vai como pode."

Sonic Judeu 14/10/2022

O contrário do que pensei...
Quando comprei achei que era algo relacionado a solidão, mas acabei recebendo um livro de auto biografia da Maitê, mesmo assim gostei de mais, seja de quando ela falava de suas viagens ou contava a história de menina que em certas partes se assemelhava com a sua, é uma boa leitura e te faz refletir em certos momentos

Luciana 21/09/2022

Burguesa safads
A leitura até que é divertida, adorei as aventuras de Maitê e como ela leva a vida, ela realmente é muito privilegiada, mas pelo menos sabe aproveitar disso. Ela escreve bem, mas não me cativou muito, estava a ponto de abandonar a leitura.
Não fez meu tipo de leitura.

Ana Lyra 27/08/2021

Uma autobiografia da atriz, não fazia ideia de como tinha sido sua história. Ela teve boas oportunidades, grandes aventuras são redor do mundo, vários amores.

Aline 01/12/2017

Vida intensa
O livro é escrito com dois tipos de narração.
A autora contando acontecimentos de sua vida em primeira pessoa. Viagens, amores, momentos, conquista, perdas...
E em terceira pessoa ela narra a infância, momentos difíceis da vida dela. Mas ela expressou fatos, opiniões de alguns personagens que passaram por a vida dela.
Uma vida agitada, uma mulher de forte personalidade e de experiências intensas. A autora escreve de um jeito fácil e gostoso de ler.

Miria80 13/03/2015

A vida da Maitê Proença é muito interessante e emocionante. A narrativa que ela vai inserindo no meio do livro é fantástica. Esse livro correspondeu todas as minhas expectativas e a leitura dele é muito leve e gostosa! Recomendo!

Karina 05/02/2015

A parte da história é interessante... e a narração da vida da Maitê também é... mas acho que seria interessante ler separado.

Sirlene 13/10/2013

Me prendeu pela sinceridade
Gostei da sinceridade da Maitê e ri muito com algumas histórias. Algumas partes são confusas, tive a impressão que ela se perdeu, ficou sem sentido. Mas no geral eu gostei bastante do livro.

Katia 15/03/2013

De uma maneira autêntica e delicada a autora fala da sua vida nem sempre glamurosa. A maneira como escreve aguça a curiosidade e me levou a querer chegar logo na próxima página. Senti saudades quando terminei!
Muito bom!

Aline 19/01/2013

Não é só um rostinho bonito na televisão.
Dona de uma beleza clássica e com uma carreira há muito consolidada, Maitê Proença há muito deixou para trás a "necessidade" de provar que não é apenas um rosto ou um corpo bonito na televisão. Multitalentosa, nesta obra a atriz-apresentadora-escritora-nãoseimaisoquê mescla trechos autobiográficos e ficção, sempre voltando ao ponto central de sua vida: a morte de sua mãe, assassinada por seu pai, quando a atriz tinha apenas 12 anos. A tragédia em si está presente em diversas passagens da obra, mas nem por isso esta é triste ou violenta. Pelo contrário, Maitê discorre sobre o acontecimento (e ao redor dele) com muita delicadeza e elegância, sem pretender entender os fatos ou encontrar culpados. Nesta trama, não há vilões e mocinhos, há apenas pessoas, com suas subjetividades, seus anseios e suas buscas.
Há também a exposição da "pessoa" Maitê para muito além de suas personagens: a Maitê que teve que amadurecer muito cedo para sobreviver à ausência da mãe, à loucura do pai, ao afastamento dos irmãos, às dores e lamentações da avó materna, ao colégio luterano e que usou de sua inteligência e coragem para se lançar ao mundo, tentando conhecê-lo e, sobretudo, conhecer a si mesmo. Nesta obra, é possível conhecer a Maitê que não é a Dona Beija, não é a Helena do Manoel Carlos, não é apenas uma atriz brincando de apresentadora ao lado de Mônica Waldvogel, mas também é mulher, mãe, irmã, filha, amiga e humana, demasiadamente, humana.
Livro de leitura fácil, despretensiosa, onde não é possível separar realidade de ficção, mas é possível perceber que, no final, toda verdade tem três lados. Ou mais.