O Último Povoado da Terra

O Último Povoado da Terra Thomas Mullen

Resenhas - O Último Povoado da Terra

Alexandre 14/06/2020

Uma história interessante
O drama ocorre num povoado do interior dos EUA. Um povoado tenta se proteger da epidemia da gripe espanhola por se isolar do mundo e tal ação leva a conflitos internos e externos. A narrativa alterna entre momentos de maior dinamicidade com outros mais descritivos, além de relatos históricos. Gostei dos personagens, das questões levantadas, das referências históricas sobre os grevistas, os pacifistas e a cultura da época da guerra. A leitura é agradável. Apesar disso, senti que o autor não aproveitou tão bem a premissa do livro, que por sinal foi o que me cativou a comprar. Entretanto, foi o primeiro romance dele. Não me arrependo de ter comprado.

Douglas 18/02/2020

História de uma vila que se isola da gripe espanhola, interessante a forma que as pessoas lidam perante as dificuldade...

Gabriel 22/01/2019

Perfeito
É perfeito, romance suave, personagens bem desenvolvidos (sem forçar a barra), uma diversidade de palavras deliciosa. Amo este tipo de livro, não há nada de tão especial nele, mas é justamente sua simplicidade que me encanta, eu adorei!

Simone de Cássia 02/09/2018

Livro bem interessante. Apesar de ficcional traz fatos históricos que foram muito bem desenvolvidos pelo autor. Ele conseguiu criar um ambiente bem real permeado de sentimentos ainda mais reais... explorou muito bem os mistérios que habitam a alma de cada um e até onde podemos ir em situações extremas. Pessoas de bom coração que tomam atitudes erradas e têm que ver as consequências se propagando sem controle... É onde aquela frase "se fosse comigo eu teria feito diferente!" deixa uma dúvida no ar... Será que teria mesmo? Só não gostei muito do final... achei que alguns personagens tinham direito a uma coisa mais bem resolvida... mas é um excelente livro!!

Malu 04/03/2014

Fascinante
"A morte e a desolação podiam ser um espetáculo de beleza para os olhos que não soubessem o que mais, além disso, esperar do mundo."
Matthew Pearl descreve o livro como "silencioso", e francamente não há melhor descrição. Mullen descreve o psicológico de cada personagem com perfeição, fazendo o leitor alternar entre momentos de paixão, admiração, ódio e compaixão para com os personagens.

Rnk 08/02/2014

Apenas bom...
É um livro que não merece mais do que 3 estrelas, se fosse resumir este livro eu diria que, é um relato de história comum e ficcional. Seus pontos ápices são razoáveis, mas nada além do que mediano. Também sinto que houve bastante uma redundância oculta, uma monotonia para prolongar ao máximo a história.... E o final talvez seja a grande perda de foco de todo o livro, poderia ter tido um final muito bom, mas não teve.

Felipe 04/08/2012

Prisão
"...depois de tremer e amontoar-se num espaço pequeno demais, havia explodido, vazado e foi só quando parou de tremer que percebeu que a prisão de suas memórias era muito mais insuportável que a das correntes." (O último povoado da Terra, Thomas Mullen)

Fábio Valeta 06/02/2012

Melhor no inicio do que no fim.
Livro interessante, mas cuja qualidade cai a medida que vai se aproximando de seu final. Achei o que o climax bem menos interessante por exemplo que o inicio do livro e o capitulo final muito corrido, como se o autor estivesse atrasado para entrega-lo e resolveu fazer um resumo do que pretendia narrar.

Apesar disso, a história da cidade que se isola do resto do mundo, por medo da gripe espanhola de 1918 é bem narrada e interessante durante boa parte do livro.
Alexandre 14/06/2020minha estante
Eu gostei no geral. Mas achei mais dinâmico no último ato. O clímax realmente ficou um pouco a desejar.