A Carta Secreta

A Carta Secreta Lucinda Riley

Resenhas - A Carta Secreta

Christianne.Cintra 19/01/2021

Suspense
Ha muito tempo que não lia um suspense, então demorei a engrenar. Gostei demais de toda a estória, a começar com autora informando que escreveu o livro ha décadas e só agora pode publicar. Como todo suspense, você tem que ler e ficar atento aos detalhes. Indico a leitura.

Dani 05/07/2023

Primeiro livro da autora que leio e amei! A história é muito envolvente, cheia de mistérios, romances e reviravoltas, tornando difícil não ficar no vício infinito de "só mais um capítulo". O livro possui várias narrativas acontecendo simultaneamente, o que eu, particularmente, adoro. Apesar dos vários avisos de que é uma obra totalmente ficcional, não dá pra evitar o questionamento de "será que não tem nem um fundinho de verdade?", o que torna tudo ainda mais interessante. Adorei, com certeza lerei o restante da obra dela!

@estantedamarcia 14/07/2021

Excelente leitura, cada vez mais me surpreendo com a escrita de Lucinda Riley.
Nesse livro um suspense, não esquecendo do romance, envolvendo a família real inglesa.

Mila F. @delivroemlivro_ 14/02/2020

Esse livro TUDO o que gosto em um livro
A Carta Secreta é um romance que acabou sendo uma grande surpresa para mim, pois, aqui, a escritora se reinventa e entrega um livro com romance, drama, suspense, mistério e muito, muita ação, o que - particularmente - não era algo que esperava. Essa surpresa foi um verdadeiro trunfo e me deixou ainda mais empolgada com a leitura.

Iremos acompanhar alguns personagens: Joanna Haslam, Simon Warburton, Zoe Harrison, Marcus Harrison e Art. Personagens cujas histórias começam separadas, mas que o "destino" faz com que se unam. Em especial vamos ter narrativas que focam em duas perspectivas/personagens: Joanna e Zoe.

Logo no começo do livro Sir James Harrison, tio de Zoe e Marcus morre e em pleno a cerimônia do velório Joanna Haslam, que é jornalista, acaba conhecendo uma velhinha misteriosa e se envolvendo numa teia bastante complexa e perigosa por conta de uma carta secreta que a velhinha lhe enviou.

Entre os dramas particulares e românticos (que não chegam a ser o foco total do livro) vamos acompanhando os mistérios a respeito da carta secreta, as pistas e tramas que há por traz, além do rastro destruidor que a carta deixa, afinal, quem tenta encontrar essa carta acaba muitas vezes perdendo a vida.

Joanna se vê num intrincado mistério e sua curiosidade fica aguçada por, quem sabe, poder descobrir o segredo do século e dar um furo de reportagem que mudaria toda a sua carreira, entretanto, no meio disso tudo ela se coloca em risco e todos que estão a sua volta podem acabar saindo prejudicados também.

Apesar de ter achado completamente fascinante o enredo e sempre amar a forma como a Lucinda Riley conduz seus livros, bem como o estilo de narrativa da escritora, devo confessar que em vários momentos de A Carta Secreta senti como se a escritora estivesse sendo minuciosa demais e enchendo páginas para dar volume ao livro com detalhes desnecessários que não levavam a nada.

Algumas coisas aconteceram lentamente, e algumas partes tinham detalhes e diálogos demais e, no meu modo de ver, desnecessários. Inclusive o final, achei que a autora se estendeu mais do que o necessário.

Porém, em alguns momentos a Lucinda me surpreendia com algo que eu tinha esquecido que ela tinha jogado no livro e colocava o motivo daquilo ter aparecido anteriormente e que tinha passado despercebido por mim e eu ficava de queixo caído sem crer que tinha deixado algo tão óbvio passar.

Outro ponto que me deixou com o pé atrás foi a forma como a escritora fez com que algumas coisas retroagissem, deu uma resolução diferente para aquilo que ela já tinha concluído, de modo que tudo terminou bem para todos o que não deveria ter ocorrido, devido a magnitude do mistério envolvendo todo o livro, não é?

Por outro lado, mesmo com esses pontos que não concordei e nem me agradaram muito, fiquei tão envolvida e encantada que não conseguia soltar o volume e, em alguns momentos, foi impossível conter os palavrões porque Lucinda Riley soltou muitas bombas durante a leitura que me deixavam CHOCADA.

Acho importante ressaltar que a Lucinda Riley não me decepcionou em relação a ambientação histórica e como é visível as pesquisas que teve que fazer para tornar o enredo verossímil mesmo se tratando de ficção.

A cada vez mais admiro a escritora e anseio por ler outros de seus livros. AMEI esta experiência, e o livro já se tornou inesquecível. Definitivamente recomendo.

site: www.delivroemlivro.com.br
Heloiupy 14/02/2020minha estante
Essa autora é pouco falada no Booktube... mas coheço várias pessoas que gostam muito dos livros dela!!!

Paula Zawatski | @paulazawatski 24/08/2021

Diferente dos demais livros da autora, porém, mesmo assim, maravilhoso!
Avaliação: 5 estrelas

A Carta Secreta foi a primeira leitura do meu desafio de 30 livros para ler antes dos 30 anos. Antes mesmo de começar a lista, há mais de dois anos atrás, eu já sabia que começaria lendo um livro da Lucinda, pois ela é, desde o primeiro livro dela que li, minha autora favorita. O livro já estava há anos guardado, só aguardando esse momento. Então, o plano sempre foi de começar a ler na metade de junho, trinta meses antes dos meus trinta anos; acontece que poucos dias antes Lucinda faleceu, o que foi uma surpresa, e a leitura acabou tendo uma carga emocional bem maior, realmente no começo foi até dolorido e a história teve um apelo envolvente até maior.

O livro é diferente das demais obras da autora, com um estilo diferente daquilo que os leitores já familiarizados com os outros livros da Lucinda estão acostumados, pois geralmente se tratam de romances históricos, na grande maioria com duas narrativas, uma no presente e outra no passado. Acabei lendo algumas críticas, citando principalmente essa mudança das características já conhecidas, então, quem inicia a leitura esperando algo já confortável se tratando da narrativa da autora, pode ser que acabe se frustrando. Esse é um thriller, com uma temática bem investigativa e, apesar de não ter a narrativa do personagem do passado, a história é sobre desvendar um segredo do início do século XX.

Com uma escrita envolvente e uma trama cheia de reviravoltas, Lucinda foi maravilhosa! A narrativa tem uma dramaticidade muito bem vinda na história, os personagens são inseridos de forma muito confortável no decorrer das páginas. Há romance, traições, especulações e desconfianças, perdas e reencontros.

A história se passa nos anos 90, e a trama se desenrola a partir do falecimento de sir James Harrison, aos 95 anos, um dos maiores atores da sua geração, deixando uma família arrasada, mas também um segredo capaz de abalar o governo britânico, o qual sir James escondeu. Joanna Haslam é uma jornalista designada para ir ao velório e escrever uma reportagem sobre; na igreja ela conhece e ajuda uma senhora, poucos dias depois ela recebe uma carta misteriosa e descobre que a senhora pode ter sido assassinada, o que acabará levando Joana a uma investigação por conta própria e descobertas chocantes, colocando sua vida em perigo.

Temos quatro personagens principais cujos caminhos irão se cruzar e, eventualmente, lutar do mesmo lado e em lados apostos, ao mesmo tempo, nesse teia de suspense.
Cada um dos protagonistas têm seus segredos, e a forma com que tudo vai sendo revelado e se emaranhando foi incrível.

Durante a leitura, muitas vezes, parece que já matamos a grande charada da história. Mas a autora consegue sempre dar uma reviravolta surpreendente, e no final a história acaba redondinha.

Sem a menor sombra de duvidas é um livro que recomendo muito, leitura muito maravilhosa com uma trama muito instigante.

Fabi 17/02/2022

Ao cobrir o velório de um importante ator inglês, Joanna, uma jornalista novata, acaba conhecendo uma misteriosa senhora sem querer e, dela, recebe uma carta mais misteriosa ainda que data de 1916, relatando uma possível história de amor proibida. Acreditando ser um furo de reportagem, Jo resolve investigar e descobre que envolve segredos da realeza britânica. Ela passa a correr risco de morte e coisas estranhas ao seu redor acontecem, inclusive mortes. Primeiro livro escrito por Lucinda Riley. Apesar de ser pura ficção, na época a autora não pode publicar por causa da pressão da realeza. Foi preciso esperar para liberar sua publicação. Gostei muito do enredo.

Amanda Gaspari 13/03/2021

suspense maravilhoso
Este livro deixa você perdido do começo ao fim. Só no fim você descobre o grande segredo por trás da carta secreta. Muito mistério envolvendo a família real, personagens bem construídos. A leitura é densa cheia de reviravoltas. Mais para o meio do livro começa a ficar mais emocionante.

mari Bockorny 06/02/2024

A carta secreta
Um livro bom, que vc não quer parar de ler para saber o que vai acontecer, porque tem muitas reviravoltas. Mas tem algumas partes que se tornam meio monótonas, e achei o final meio ruim, porque vc quer saber o que iria acontecer depois de anos escondendo alguns segredos tão grandes e que vem a tona para o mundo, e simplesmente acaba o livro em aberto.

ritita 17/03/2019

Hic!
A autora começa o livro contando que foi seu primeiro escrito e que várias editoras o recusaram, só depois de fazer sucesso com outros, ela conseguiu lançá-lo.

Claro, meu bem. Você usou um nome agora consagrado para vender um pouco mais.

Pensem no samba da irlandesa doida! Tá bom que eu não sou fã de policiais, mas a autora fez um sopão indigesto. Misturou a realeza britânica com o IRA, botou um pouquinho de jornalismo sensacionalista, uma pitada de cinema, uma colherinha de M15, um bando de gente doida de pau, mexeu, mexeu e conseguiu publicar.

Um tal de gente viva que já morreu, gente morta que está viva, que Agatha deve estar se revirando no túmulo.

A única certeza que o leitor vai ter, enquanto o ler, é que o povo, dos muito pobres aos muitos ricos bebem muuuuito. Uma chateação? Alegria? Cansaço? Lazer? Tome álcool!

Recomendo em duas situações: para quem gosta de suspense doido e/ou para quem gosta muito de beber.
Lu 23/03/2019minha estante
hahahahahahahaha

Dtony 23/03/2019minha estante
Hahahaha

Erika 15/05/2019minha estante
Amo Lucinda mas devo concordar. Não gostei desse livro não. Muita enrolação. Tanta volta que eu nem queria mais saber que segredo era esse do velho.

Dtony 16/05/2019minha estante
Não gostei desse livro não é redundância

Kelly Brandão 22/06/2019minha estante
Eu tô rindo pra caramba! Hahahahahahahahahahahaha
Não terminei ainda, mas estou adorando! Adoro suspense doido e amo beber hahahahahahahaha

Renata.Parisi 07/08/2019minha estante
Samba da irlandesa doida, é exatamente isso. Enrolado demais. Tô quase abandonando, mas como já foi mais de 70% de leitura, e eu não sou de abandonar livro, segue o baile... Kkkk

Ana Júlia Flôres 26/08/2020

A Carta Secreta
O livro é cheio de mistério, nos encanta com sua trama!
Joanna, uma jornalista ambiciosa, é designada à cobrir um funeral da nobreza e lá se depara com uma senhora que possui um passado obscuro e que mudará sua vida, apresentando-lhe um mistério que daria o "furo do século".
Sem querer perder a oportunidade Joanna correrá muitos riscos para descobrir esse segredo!

Eu gostei do enredo porém esperava um desfecho melhor, mais surpreendente.
Confesso que no início estava confusa com aquela carta mas ao desenrolar do livro é possível compreender a trama e criar muitas teorias!

Carol Aquino 05/03/2020

Feita de trouxa MAS EU AMEI!!
𝘈 𝘊𝘢𝘳𝘵𝘢 𝘚𝘦𝘤𝘳𝘦𝘵𝘢 - 5 ★

"𝘌𝘯𝘵ã𝘰 𝘦𝘭𝘢 𝘰 𝘦𝘯𝘷𝘰𝘭𝘷𝘦𝘶 𝘯𝘰𝘴 𝘣𝘳𝘢ç𝘰𝘴 𝘦 𝘱ô𝘴-𝘴𝘦 𝘢 𝘴𝘰𝘭𝘶ç𝘢𝘳 𝘯𝘰 𝘴𝘦𝘶 𝘰𝘮𝘣𝘳𝘰."

Joanna é uma jornalista que anseia pelo momento onde sua carreira significará mais do que esperar do lado de fora de pessoas famosas para tirar fotos delas em um escândalo. Quando surge a oportunidade de fazer a cobertura do funeral do famoso ator, Sir James Harisson, ela aceita mesmo estando doente e se recuperando de um término de namoro. Sua vida começa a ficar cheia de reviravoltas quando começa a investigar uma senhora que conheceu no funeral e sua estranha morte após alguns dias de se conhecerem. Com ajuda de uma carta estranha da senhora falecida ela começa a ir atrás de seu verdadeiro significado e para isso tem que investigar a vida de Sir James. Joanna começa a se aproximar do neto do ator e além de pesquisar sobre o passado do ator ela acaba encontrando muito mais que isso na presença de Marcus.
Esse livro, como todas da Lucinda Riley, tem milhões de reviravoltas e você se sentindo feita de trouxa pela autora porque ela é gênia quando quer te surpreender. Achava que ia ser algo simples, cheio de mistério e drama familiar, porém recebi uma estória cheia de ação, agentes secretos e romance. Amantes de The Crown, James Bond e romance gostoso e maduros vão adorar esse livro assim como eu.
Devo dizer que quase abandonei o livro nos 70% por causa de um acontecimento (lol) que me deixou profundamente magoada, mas aceitei e resolvi continuar porque o mistério não estava ainda revelado e sou muito ansiosa então precisava saber o final completo. E devo dizer que não fiquei decepcionada! Incrível! Até na última página você não para de ficar surpreendida.
Os personagens, como todos que essa autora cria, são cheios de defeitos e cheios de qualidade, nunca alguém é 100% alguma coisa o que torna os personagens mais reais. Suas jornadas cheias de altos e baixos, onde o leitor vai torcer (principalmente pelo Marcus porque ele merece um pouco de PAZ) e querer uma resolução onde todos estão felizes...se preparem para ficarem emocionados.
Érico 11/10/2020minha estante
Se for a morte do.... eu também fiquei triste - não deixaria a leitura em aberto nunca, mas foi chocante...

Michelle.Justulin 06/07/2021

Sensacional
Amei essa história da Lucinda. Esse é o segundo livro que leio da autora e confesso que essa me prendeu do início ao fim.
Aqui a autora não foca no romance, mas sim num escândalo envolvendo a família britânica que aconteceu há mais de 70 anos atrás. Trazendo dessa forma alguns aspectos históricos ao enredo, que na minha humilde opinião foi bem desenvolvido e muito envolvente.
O romance aqui chegou para trazer mais leveza à trama e me fazer torcer pelo final feliz de alguns personagens.
A autora conseguiu "fechar" todas as pontas soltas e a revelação do plost twist foi sensacional.
Só me deu mais vontade de ler outros livros da autora.

Autora ACBarroso 11/01/2021

Sempre fui apaixonada pela escrita da Lucinda Riley e estava muito ansiosa para ler esse livro.

É um ótimo livro, com uma história linda e envolvente, porém um pouco confusa. Em muitos pontos do livro, me vi perdida. O final me surpreendeu, confesso que não esperava.

Silvana.Clemente 22/05/2020

Não chega a deslumbrar
Adoro Lucinda Riley, sua forma escrever me entretem, prende e fascina. A Carta Secreta é tudo isso embora, diferentemente de outros titulos o contexto historico não é apenas um plano de fundo, ele é a historia principal e é extremamente, bem escrito, a narrativa é bem amarrada, embora com outros nomes os personagens Reais são tão bem caracterizados que se confunde com os históricos. Cheguei a pesquisar a existência de alguma teoria sobre a ilegitimidade na sucessão ao trono britânico, não encontrei nada no contexto do livro e atribuo esta estranheza a qualidade de criação genial da Lucinda.
Sendo uma leitora comum, sem qualquer qualificação ou pretensão a crítico, dou me o direito de gostar ou não simplesmente; e neste caso não gostei do herói do livro, não tem carisma, e talvez esteja mais para traidor, um cinico que eu gostaria se desse mal no final, outros personagens também ficam estranhos com a continuidade: o apaixonado vira covarde, o encantador vira egoista e o romance é conveniência.

Hosana 04/06/2021

Uma gostosa surpresa
Esse foi o primeiro livro da autora que eu li e fiquei muito surpresa tanto pela trama em si, mas também pela qualidade da escrita e pela narrativa tão envolvente.

Agora estou apaixonada pela Lucinda Riley