Malditos paulistas

Malditos paulistas Marcos Rey...

Resenhas - Malditos paulistas

Yago 15/02/2023

Diversão pura para sua tarde
Se você gosta de contos de suspense com um pouco de erotismo este é o livro mais que perfeito para sua tarde de domingo.Que delicinha de história meus amigos. Um personagem divertido e safadinho chamado Raul vai deixar seu coração excitado (confesso que não só o coração), a história com temática de suspense adentrando o universo da burguesia e seus podres.
O autor flerta com muitas referências a outros livros e confesso que a sincronicidade do livro de dom casmurro me pegou legal está semana aparecendo em muitas citações em diversos moments da minha semana inclusive neste livro envolvendo a querida Capitu... Então recomendo muito a leitura deste livro pois é fácil de ler curtinho e tem um final massa.

Clio0 18/05/2022

Se você começou a ler ainda criança, então provavelmente já ouviu falar de Marcos Rey - um dos mais prolíficos escritores de literatura infanto-juvenil do país. Mas, também roteirista e ocasionalmente autor de romances policiais para o público adulto.

Malditos Paulistas é uma ode de amor cachorro a cidade de São Paulo e seus habitantes. Todos os personagens são baseados em estereótipos comuns da região na década de 80: o empresário italiano corrupto, o zé-povinho sensual, o carioca preguiçoso e bandido... tudo está lá, numa mistura de admiração e repugnância que só iguala a narrativa feita por Raul, o carioca já mencionado.

É um romance policial em que o crime só é cometido após páginas e mais páginas de construção. Nada é por acaso, mas o ligar das pontas é feito de maneira simples e lembra em muito histórias de antigas reportagens.

Não é preciso se abalar por isso, a narrativa empregada pelo autor é mais que suficiente para garantir o interesse até o final.

marcelo.batista.1428 03/10/2021

A minha vida de leitor começou há tempos idos (rs) através da Coleção Vaga Lume. Foi devorando O Mistério do Cinco Estrelas, numa tarde chuvosa, do começo ao fim (o que não é do meu costume, pois adoro prolongar uma leitura da qual estou gostando) que me ative ao autor (algo que ainda nem prestava atenção). Reparei que já havia lido dois outros livros dele da mesma Coleção (era a minha fonte de novas leituras na época): O Rapto do Garoto de Ouro e Um Cadáver Ouve Rádio. O que me levou a ler Bem-vindos ao Rio, também um livro de mistério, meu tema preferido da época.
Marcos Rey foi meu primeiro escritor favorito. E foi por ele que resolvi, na mesma época, sair dos livros de mistérios ou aventuras e ler Dinheiro do Céu, ao qual, acho que na contracapa, o próprio autor informava: “Não se trata de uma história policial, desculpa-se ele, mas atende a uma sugestão feita por professores – trata-se de um romance em que o personagem, um rapaz, já começa a viver no intrincado mundo dos adultos. Com isso, o escritor introduz seu leitor, público juvenil, na realidade do mundo” (Grupo Editorial Globo). Foi uma porta que se abriu. A partir dali, outros temas passaram a me interessar, e a Coleção Vaga Lume começou a ficar pequena para mim.
E foi assim que garimpei Malditos Paulistas no meio de uma banca de promoções no sebo, ao ver o nome do escritor na capa e sentir a curiosidade de reencontrá-lo na vida adulta com um romance adulto. O tema tem algo do policial, mas a narrativa caminha mais para uma crônica, de leitura com fácil fluência. Mas achei que com o decorrer do livro a narrativa perde força, e meu interesse foi diminuindo, também, eu acho, por eu não ter ficado tão empático com o personagem principal. Mas foi bom matar as saudades do autor e trazer algumas boas lembranças da minha pré adolescência.
Obrigado Marcos Rey.

Malditos Paulistas
Marcos Rey
Companhia das Letras
2003

O que se espera de uma autor que faleceu em 1999, aos 74 anos, que teve suas cinzas espalhadas pela cidade de São Paulo por um helicóptero. Não há dúvidas que Marcos Rey, pseudônimo do paulistano Edmundo Donato, é "O" autor de São Paulo.

Praticamente quase todos os livros deste paulistano, não deixam de ser uma homenagem a cidade. Em o Malditos Paulistas não é diferente. A ironia é que a história é narrada por um carioca...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/03/malditos-paulistas-marcos-rey.html

Hornek 28/01/2011

Marcos Rey é um excelente contador de histórias, pena que essas histórias sejam tão bestas e clichês.

Tito 15/09/2010

As aventuras de Raul, o galante Carioca, às voltas com os obscuros negócios de um poderoso chefão paulista. Um livro cheio de cancha, manha, charla e picardia.