Perelandra C. S. Lewis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ATHOS 20/04/2024

Perelandra: Uma Jornada Através do Amor, da Fé e da Tentação
Em Perelandra, o segundo livro da Trilogia Cósmica de C.S. Lewis, embarcamos em uma nova aventura espacial ao lado do Dr. Elwin Ransom. Desta vez, nosso protagonista é convocado para o planeta Vênus, conhecido como Perelandra, um lugar de beleza estonteante e flora e fauna únicas.

Ransom logo se depara com duas figuras enigmáticas: a jovem e etérea Vênus, que representa a feminilidade pura e imaculada, e o misterioso Unguía, um ser poderoso e sedutor que representa a tentação e a perversão.

Ao longo da narrativa, Ransom se vê envolvido em um conflito cósmico entre o bem e o mal, tendo que navegar por seus próprios desejos e questionamentos existenciais enquanto luta para proteger Vênus e Perelandra das forças da escuridão.

Lewis, com sua maestria habitual, explora temas profundos como amor, fé, livre arbítrio e a natureza do bem e do mal. A história nos convida a refletir sobre nossas próprias escolhas e a batalha interna que travamos entre a luz e a escuridão que reside em cada um de nós.

**Pontos Positivos:**

* **Personagens cativantes e complexos:** Ransom, Vênus e Unguía são personagens memoráveis ​​que nos fazem questionar nossas próprias crenças e valores.
* **Mundo rico e detalhado:** Perelandra é um planeta vibrante e cheio de vida, descrito com detalhes vívidos por Lewis.
* **Temas atemporais:** A história explora temas universais como amor, fé e a luta entre o bem e o mal, tornando-a relevante para leitores de todas as idades.

**Pontos Negativos:**

* **Ritmo lento:** A narrativa pode parecer um pouco lenta em alguns momentos, especialmente para leitores que preferem ação e aventura.
* **Temas religiosos:** Alguns leitores podem achar os temas religiosos do livro um pouco pesados ​​ou dogmáticos.

vanessaxclementino 18/04/2024

Perelandra
"Fale sempre de nós com Maleldil, assim como nós sempre falaremos de você. O esplendor, amor e a força estejam com você."
(p. 314)

iria dar cinco estrelas facilmente, pois além de uma escrita linda foi até mais empolgante que o primeiro livro, de certa forma, porém ainda não consegui ignorar como fiquei incomodada com as referências pagãs e concepções difusas que Lewis apresentou.

Danny 17/04/2024

Que difícil.
Não entendi metade do livro, confuso.
"...Um homem que esteve em outro mundo não retorna a mesma pessoa..."

Anezio 10/04/2024

Uma visita ao planeta do amor
Segundo volume da trilogia cósmica de C.S. Lewis não deixa a desejar em relação ao primeiro. Na verdade ele consegue ser até mais afiado para tratar de um mundo não caído nesse segundo volume.

Os paralelos que ele consegue fazer trazendo a tradição bíblica à baila são muito bons. Por certo para quem é um cristão o livro é mesmo uma leitura muito agradável: uma história de ficção científica, com base nos preceitos cristãos, sem ser proselitista.

Tal como no primeiro volume, o autor não tem a menor intenção de ter alguma precisão científica. A ideia é falar de relações humanas, de nossa natureza caída comparada à seres não caídos e etc e não falar de lançamento espacial, das implicações de ficar em gravidade zero por um tempo considerável.

Quanto a solução que ele dá para resolver a trama do livro, eu confesso que esperava mais e, certamente ele poderia fazer melhor, mas ainda assim foi um final bem interessante, mostrando inclusive que às vezes, mesmo no último momento, ainda podemos vacilar e ser enganados por nosso coração.

Alessandro.Aguilera 12/03/2024

Viagem cósmica
Nesse segundo livro, temos novamente o personagem Ransom, que no livro anterior, Além do Planeta Silencioso, teve suas aventuras no planeta Malacandra (Marte) e nesse livro, ela passa suas aventuras em Perelandra (Vênus). Onde o autor deixa a escrita rica em personagens, cenários, paisagens, seres e principalmente em idiomas. Um livro muito rico e recomendado.

Rejane 18/02/2024

Faz uma releitura de Adão e Eva
Achei bacana a forma de pensar, me trouxe várias reflexões acerca da Bíblia... Embora ficcional é bastante filosófico... Pode ser lido independente de ter lido o primeiro da trilogia cósmica , mas se prepare pois é amigo do Tolkien, portanto o C.S. Lewis vai ser prolixo.

fernandosj 27/01/2024

Laranjão
O segundo livro eu tive um pouco mais de dificuldade de formar as imagens na minha cabeça, mas não deixa de ser ótimo.
Eu realmente não sei o que falar, ainda tô chocado kk

Wal 18/01/2024

Uma batalha entre o bem e o mal vai ser travada.
O segundo volume dessa trilogia foi, para mim, de melhor compreensão, embora eu ainda me deparei com momentos em que me foram de difícil entendimento. Uma bela história, não sei se me adaptei à escrita ou a intenção do autor foi fazer algo mais palatável. Só sei que me peguei roendo as unhas na torcida pelo bem, rindo e algumas vezes chorando. Até agora, esse é o meu favorito. Vamos para o último....

Luiz Souza 04/01/2024

Terra Laranja
O livro conta a história de Ransom que foi para Perelandra a terra laranja que no caso é Vênus , ele conta tudo ao seu amigo Lewis como foi essa grande aventura.

Lá ele fez amizade com Dragão, com a Dama Verde e se deparou com criaturas bem diferentes do planeta Terra.

A história é bem interessante e bem filosófica por sinal com descrições fantásticas.

Ótima leitura.

Julia4015 20/12/2023

Ia dar 4.5 estrelas, mas dei só 4
Vou comentar o começo, o meio e o fim deste livro.
O começo dele se assemelha muito a velocidade e peso da narrativa do primeiro livro, ou seja, leve e fluido. Me deparei logo com diálogos longos e que não pareciam realmente contribuir para o andamento da história, o que me irritou bastante e quase me fez desistir do livro, mas persisti e me interessei pela história de novo com o fim daqueles diálogos.
O meio foi o que me fez ler 189 páginas em um dia, me dediquei a leitura e ela me prendeu muito, foi ótimo e me proporcionou boas experiências, isso somado a partes que não gostei fariam o livro ganhar 4.5 estrelas, realmente amei essa parte da narrativa.
O final de que falo é realmente no finalzinho do livro, foi arrastando e com diálogo que novamente não contribuíram para o andamento da história e nem para me despertar interesse pelo próximo livro da trilogia, não gostei desse final mas o livro continua sendo ótimo.

Mais alguma considerações que gostaria de fazer é que a leitura do primeiro livro não se faz realmente necessária para a compreensão dessa narrativa, mas os acontecimentos do primeiro volume são muito citados no começo e até um pouco no final, porém eu ainda continuo recomendando que o primeiro livro seja lido antes.
Ainda quero ler o terceiro livro mas por que o segundo do meio para o final tinha um "clima" muito diferente do primeiro e me surpreendeu muito, eu amei o primeiro livro e gostei ainda mais desse mas o final realmente foi um tanto decepcionante.

Essa trilogia continua me surpreendendo e espero ter boas experiências com o terceiro livro.

Sophia.DaAvila 19/09/2023

Perelandra
Se eu achei o primeiro confuso, esse beirou o impossível. Confesso que até eu, com uma mente abstrata, tive dificuldade de imaginar e visualizar o livro.

Katia 24/07/2023

Uma leitura contemplativa
Se trata de uma leitura muito contemplativa e que precisa de muita imaginação para entender e acompanhar. Apesar disso como foram lindas as lições tiradas dessa história. Rendeu muitas reflexões.

1 | 2 | 3 | 4 | 5