The Institute

Stephen King

Resenhas - The Institute

Soterradaporlivros 26/07/2023

O instituto
Eu acho q o instituto é um dos livros do king que eu menos gosto, junto com Belas adormecidas.
Inclusive eu pensei muito se eu relia ou não.
A história não é ruim mas eu não sinto nenhuma conexão com os personagens e isso é algo raro de acontecer.
Mas pra mim o mais decepcionante é que esse livro não tem um grande vilão. E eu acho que isso faz muita falta.

L. Winterfell 04/02/2023

O inglês é um pouco mais rebuscado do que eu esperava.
A história em si é ótima do meio ao fim, tendo partes que é quase impossível parar de ler.
Mas o começo é meio lento e muitas passagens são um pouco repetitivas. A escrita ajuda a deixar essa parte mesmos maçante, porém ainda é.

Karol 09/01/2023

De tirar o fôlego!
Existe uma trope na fantasia de que coisas como magia e habilidades especiais são potencializadas quando passamos por fortes traumas. Carrie até o momento era o exemplo mais explícito do King sobre esse conteúdo e eu infelizmente detesto Carrie. O Instituto, senhoras e senhores, foi um baita presentão na minha vida!

Luke Ellis é uma criança de 12 anos, brilhante e de QI elevadíssimo, inteligente demais para o seu próprio bem e graças a sua incrível habilidade de acidentalmente mover caixas de pizza vazias com a mente, é recrutado contra sua vontade para se tornar um soldadinho do Instituto: uma organização governamental que garante estar protegendo o mundo ao raptar centenas de crianças com habilidades especiais.

Apesar dos acontecimentos que obrigam Luke a se comportar como um adulto, somos lembrados o tempo todo que esta é uma história sobre crianças. O coração aperta toda vez que garotinhos de dez anos de idade são obrigados a manter uma farsa durante o dia e choram com saudades de suas mães na calada da noite.

"Vocês são heróis, estão servindo o país e o mundo. Deveriam estar gratos por uma oportunidade como esta."

Stephen King mais uma vez entrega uma porção de protagonistas e secundários extremamente cativantes. Quando você chega na metade é quase impossível parar de ler, bate um certo desespero pra descobrir imediatamente como os conflitos vão se resolver.

Como nada é perfeito, fica minha única reclamação, que é algo pessoal mas incomoda bastante: menções a cultura pop moderna. Scooby Doo, Arquivo X, Hamilton, Game of Thrones, M Night Shyamalan e dezenas de outros nomes que eu nem consigo lembrar. Talvez pelo fato de ser um livro sobre crianças e adolescentes ele tenha achado importante citar tanta coisa de "jovem" mas é algo que te joga de volta no mundo real e exige que você seja um "jovem moderno" pra entender de fato todas as referências. Uma pessoa tem um pôster do Tony Hawk na parede. Um funcionário se identifica com Tyrion Lannister. Pra quem conhece, sabemos que o primeiro é um aspirante a rebelde skatista e o segundo se acha muito esperto mas provavelmente é só um cara prepotente com o ego inflado demais pra se identificar com um personagem desses. E quem não conhece continua a leitura sem esses pequenos detalhes. Uma pena.

MaurAcio.Garrido 27/04/2022

The Institute
Muito boa a jornada. Personagens mto cativantes... No início começou bem empolgante, apresentando o Tim, mas confesso que depois que mudou para a história do Luke, achei que iria ficar intercalando um pouco, mas não... Demorou mto pro Tim voltar a ser mencionado.. Não to dizendo que foi ruim, mas senti falta dele...

Livrinho mto bom de ler!

E o final é daquele jeito.. Tu não quer largar e quer conhecer essas personagens e ver o que vai acontecer depois de tudo o que foi lido...

Recomendo, sim.

Taques Fernandes 06/01/2022

Eu nunca li nada nesse estilo e nem nada do King, mas meus senhores que livro viu. Me fez eu querer ler ler sem parar, a angústia de querer saber oque vai acontecer. Não imaginei que eu iria me apaixonar por esse livro.

Vinijgc12 31/12/2021

eu amo que a maioria dos livros de King começam com um ritmo lento mas depois de uns 40% fica impossível parar de ler pq só vai melhorando!!!
eu gostei BASTANTE desse livro, tá no meu top 5 de 2021 e foi MUITO diferente do que eu tava esperando e me surpreendeu tanto e eu queria muito uma continuação!
meus favoritos sem dúvidas foram Tim e Avery

Yoshi 22/09/2021

Meu favorito.
Um dos melhores livros que eu li. Adoro a ficção envolvida e me apeguei demais na forma que o Stephen King transpassa os sentimentos dos personagens.

Adoro, um dia pretendo reler.

pedro 16/09/2021

Mais um ótimo do King
Escrever resenha de livro do Stephen King pra mim é difícil, porque sempre amo as histórias e adoro o autor.
Com O Instituto não foi diferente, a história de Luke Ellis e seus amigos e como tudo vai se interligando até encontrarem com Tim Jamieson é incrível. Tanto por causa dos próprios personagens, quanto por causa da história em si.
Como crítica, tenho que dizer que ainda fico um pouco incomodado com o modo que o King descreve alguns personagens (em sua maioria as mulheres) e como esse livro me pareceu muito com It, em partes (essa coisa do grupo de crianças que quem leu vai entender).
No geral, achei uma leitura muito boa e rápida (mesmo o livro sendo grande).

Dani Carrara 23/08/2021

Avery

Gustavo 28/04/2021

De volta ao King
Depois de muito tempo sem ler, King me traz de volta com essa vibe dele de desesperança e angústia que ao mesmo tempo nos faz querer mais

A vida pelas páginas 15/10/2020

Eu amei ter amigos
Esse livro me surpreendeu de tantas formas que nem sei por onde começar essa resenha! O fato do livro ser escrito por Stephen King já garantiu que es tivesse grandes expectativas para a leitura, e posso afirmar que felizmente todas elas foram superadas!

Durante a estória vamos acompanhar Luke, um garoto extremamente extraordinário, não por conseguir derrubar travessas vazias de pizzas com o poder da mente, mas sim por sua inteligência muita acima da média. Após um dia tão normal quanto qualquer outro, a vida de Luke muda drasticamente ao ser sequestrado e ter seus pais assassinados.

Sua nova realidade agora são as instalações do Instituto, onde crianças do país inteiro com habilidades especiais como telecinesia e telepatia são mantidas em cárcere e submetidas a experimentos. Inconformado com a nova realidade, Luke irá lutar contra a instalação e o Instituto irá sofrer as consequências por subestimar quão inteligente um garoto de 12 anos pode ser.

A ambientação do livro foi muito bem construída, cada elemento do Instituto te prende dentro da narrativa. Além disso, os antagonistas são muito detestáveis (amo odiar os vilões), e o mistério acerca do que realmente ocorre dentro do Instituto e a razão por trás de tudo é muito envolvente.

E por fim, a melhor parte desse livro são definitivamente as crianças. Observar a forma como elas lidam com tudo que está acontecendo e os laços de amizade que elas formam para tornar toda a experiência mais suportável é incrível. Sai da estória completamente apaixonada por vários personagens, e com um coração partido.

O desfecho final, para mim foi simplesmente incrível! O primeiro capítulo do livro, traz um personagem que só irá aparecer novamente na reta final, e eu simplesmente amei a forma como os dois núcleos de narrativa se convergiram. Acho que todas as pontas soltas foram amarradas, e quando você finalmente termina o livro fica com aquela sensação de dever cumprido junto com a vontade de ter só mais um pouquinho de uma estória tão maravilhosa.

Evelin 04/11/2019

Fazia tempo que eu não lia um livro que me capturasse tanto, e fazia tempo que eu não gostava tanto de ler um livro do Stephen King.
Com uma premissa interessante e o modo de contar histórias típico de King, o envolvimento no livro é rápido e certeiro. Os personagens, tanto os adultos quanto as crianças, são muito cativantes, e o leitor passa rapidamente a gostar e torcer por eles – além de se preocupar com o que vai acontecer.
Curiosamente, acredito que seja o primeiro livro do autor que eu leio que não apresenta absolutamente nenhum detalhe sobrenatural, e os personagens, mesmo os vilões, não são guiados por nenhuma força maior que não seja humana.
O final, apesar de meio anticlimático, foi satisfatório. No geral, um ótimo livro que eu recomendo fortemente aos fãs desse tipo de história.