How to Take Smart Notes

How to Take Smart Notes Sonke Ahrens

Resenhas -

Sardinha 19/02/2024

Comprei o físico em Português
Não abandonei porque o livro era ruim, pelo contrário! Comprei a edição física em Português e começarei a ler do início.

Cristian.Alves 15/11/2023

Produtividade
Após alguns meses com o hábito da leitura me deparei com esse livro e estou muito feliz com esse encontro.
Atenção: essa é minha interpretação do que esse livro foi útil pra mim.
O livro fala sobre como tomar notas mas muito mais que isso, trás uma forma mais profissional de ler e absorver o que você está lendo.
Estou tentando aos poucos fazer notas, bem longe da perfeição, mas vou aos poucos. Gostei bastante do princípio ensinado pelo livro pois coincide com o que já venho aplicando: criar pequenos hábitos e mantê-los por longos períodos.

Paulo.Enrique 13/08/2022

Saber o quê e como anotar pra sempre saber!
Uma vez ouvi uma pessoa dizer que mais vale um lápis pequeno do que uma grande memória. Sempre reflito sobre essa frase pois é incrível como muitas vezes a nossa mente prega peças nas gente, pois pensamos que foi de uma forma e foi de outra. A metodologia de como tomar notas das melhores formas é muito interessante.
Somos pessoas bombardeadas de coisas e informações o tempo todo. Não há como a gente ter certeza ou lembra realmente de tudo sem cometer algum erro.

Hanna 18/03/2022

Um novo jeito de ler e escrever
Mesmo sendo voltado para uma escrita acadêmica, o livro mostra como podemos usar diferentes técnicas para que não só o processo de escrita, mas também a leitura e compreensão possam ser melhor aproveitadas para aumentar o nosso conhecimento.

Todo esse processo é muito mais sobre como é o seu jeito de pensar e como você pode relacionar suas leituras em diversas áreas da sua vida, tudo sempre interligado.

rsvpinto 26/04/2021

Técnica interessante
Acredito que a técnica do slip box, conhecida também como zettelkasten, seja muito potente na forma de relacionar pesquisas e ideias.
Eu baixei um programa gratuito chamado Obsidian para tentar aplicar, mas confesso que a gente fica um pouco confuso com o método na prática. Ainda há bastante chão pela frente, mas é um aprendizado.
Vale a leitura, curtinha, porém sem muitos exemplos. No final do livro você descobre o link para uma página do autor, que inclusive atende como consultor / coach remoto para auxiliar a sua implementação do método. Nessa hora você entende o porquê dele não apresentar tantos exemplos práticos e é impossível não ficar com uma certa raivinha...

João Vitor 25/02/2021

Uma abordagem promissora para a escrita acadêmica!
Esse livro propõe um método para desenvolver o trabalho intelectual de ler, pensar e escrever que é simples, porém revolucionário. Baseado no método de Niklas Luhmann (que escreveu 58 livros e vários artigos ao longo da sua carreira), a ideia é fazer anotações com as próprias palavras sobre o material lido, transformar essas anotações em ideias relevantes para seus interesses de estudo e pesquisa e conectar essas anotações com outras feitas anteriormente para gerar novos insights e ideias. Tudo isso se valendo da velha caixa de arquivo e das velhas fichas!

O método tem sido tão utilizado que já foi desenvolvido um aplicativo para computador para ele, que elimina algumas das preocupações e dificuldades de guardar notas escritas à mão. Pois bem, o livro se preocupa em explicar o princípio por trás do método (porque não adianta saber o passo a passo, mas acabar não desenvolvendo novos hábitos de trabalho) e dar algumas dicas práticas (espalhadas ao longo dos capítulos) para implementá-lo.

Ainda não tive a chance de aplicar o método à minha rotina de trabalho, mas estou empolgado, porque parece algo muito promissor. O fato de o autor ser um pesquisador acadêmico, preocupado com os últimos achados da psicologia cognitiva para embasar seu argumento, torna o livro ainda mais recomendável!

Bel * Hygge Library 12/11/2020

How to take smart notes (Sönke Ahrens)
Com a quantidade de informações que recebemos diariamente através de diversas mídias, muitas vezes, a situação sai de controle e não sabemos onde nos deparamos com determinada referência ou anotamos aquela ideia de projeto ou texto que, naquele momento, pareceu incrível, ou até mesmo aquela citação maravilhosa de um livro que estávamos lendo em um ônibus.

Para lidarmos com isso, o ideal é adotarmos um método para organizar tais anotações para que possamos recuperá-las, seja apenas para reler ou utilizá-las para escrevermos textos acadêmicos ou um livro de não ficção.

E esta é a proposta deste livro, que vai abordar o método "Zettelkasten", desenvolvido pelo prof. Niklas Luhmann, um dos acadêmicos mais produtivos que já se viu. Escreveu inúmeros livros e publicou um maior número de artigos ainda. O prof. Luhmann, em sua época, utilizava o sistema de organização de notas com fichas de tamanho A5 e caixas para arquivá-las. Ele trabalhava com duas caixas: uma para referências/fontes e outra para suas notas, as quais coletava durante suas leituras ou ideias que acabava por ter. Dentro da caixa de anotações, através de códigos e ordem de posicionamento de cada ficha, ele vinculava uma à outra, formando uma rede de referências sobre um mesmo assunto. Com isso, quando precisasse retomar um assunto ou escrever algo sobre ele, estaria tudo lá, apenas necessitando ser transformado em texto. E um ponto importante é que essas fichas devem ser escritas utilizando nossas próprias palavras para que compreendamos o texto antes de arquivá-lo, por isso a importância de usar fichas pequenas, nos força a sermos objetivos. Utilizar a Técnica Feynman ajuda muito nesta questão.

A intenção deste método é formar um fio condutor de raciocínio sobre um assunto, com diversas referências, sejam elas a favor do tema ou que o refutam. E uma vantagem que pude extrair deste modo de organização é que podemos aliviar nossa memória da responsabilidade de armazenar tantas informações, deixando-a livre para armazenar somente aquilo que de fato é importante.

E podemos fazer isso digitalmente também. É sabido que escrever, por ser algo mais lento, provoca reações em nosso cognitivo de forma que pensemos para escrever melhor, para não corrigirmos tanto, consequentemente, melhorando a memorização do assunto. Porém, o armazenamento digital é muito mais prático, principalmente por termos tantas referências online que são de valor inestimável, além de podermos acessá-las de qualquer lugar.

O autor sugere alguns softwares, como o Zottero (gratuito), para organizar referências, e o Obsidian e Zettlr, também gratuitos, para organizar as anotações. Mas estes não são os únicos que nos permitem utilizar o método, afinal, ele é totalmente adaptável, sendo possível utilizar o próprio Word ou outro editor de texto para tal. O importante é conhecermos o conceito básico do Zettelkasten e utilizá-lo da melhor maneira para a nossa rotina e necessidade.

Eu aproveitei os softwares que já uso aqui para aplicar o método e já posso dizer que esta dupla está funcionando muito bem. Para referências, eu uso o Mendeley (gratuito), por já ter familiaridade com ele. Para organizar as notas, uso o Notion, (ele tem um sistema ótimo de links e backlinks entre notas, melhor que o Evernote - que também pode ser usado!). Tanto o Notion quanto o Evernote possuem versões gratuitas e pagas. As versões gratuitas já são suficientes para o método, já que basicamente envolvem apenas texto.

Entretanto, nada deste método vai funcionar se não tivermos autodisciplina com nossas tarefas e com nossa organização. Sem a disciplina, nada disso que eu falei acima vai funcionar. Portanto, antes de comprar o livro ou o e-book (e não são nada baratos) ou instalar esses softwares (ou até mesmo comprar algum caro, p.ex. Roam), faça uma autocrítica, se este método é realmente para você, se você realmente precisa de tudo isso. Para quem apenas lê e não tem vínculo acadêmico ou não pretende escrever um livro de não ficção, não acho necessário tudo isso, será só mais uma tarefa que poderá, no final das contas, te desgastar.

Se você faz faculdade, pós graduação ou está no mesmo caminho que eu, o da autoeducação e estudos clássicos, este método é incrível para organizar o que foi estudado e aprendido.

O livro está disponível somente em inglês, entretanto, é uma leitura tranquila para compreensão, sem muitos termos técnicos. Se você tiver um bom inglês, vai conseguir ler tranquilamente.

site: https://www.instagram.com/hyggelibrary/
Lucas 20/06/2022minha estante
Eu achei as suas dicas maravilhosas, eu tô começando a ler agora, tenho um pouco de dificuldade com o idioma, mas até agora, não tive problemas com a leitura, só uma leitura mais lenta. Tô achando muito boa mesmo, eu já havia lido algumas opiniões e dicas sobre a técnica e aplico, é muito eficiente mesmo.

Davi 19/08/2020

Imprescindível não apenas para estudantes ou escritores
O livro é baseado no conceito do "Zettelkasten" criado pelo Niklas Luhmann. O autor foca na importância não apenas de fazer anotações, mas na forma de organizá-las. Uma organização centralizada e por contexto, ao invés de por nome ou data ou em 10 lugares diferentes, cria um banco de dados pessoal com conexões entre anotações que seriam completamente ignoradas antes.

Senti falta de exemplos práticos, mas é um ótimo livro e já estou tentando fazer minha implementação desse sistema.