Pálido ponto azul

Resenhas - Pálido ponto azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5

GeRachid 10/10/2022

Indescritível
"Se continuarmos a acumular apenas poder e nenhuma sabedoria, sem dúvida, nos destruiremos. (...) Se nos tornarmos apenas um pouquinho mais violentos, ignorantes e egoístas do que já somos, é quase certo que não teremos futuro." (p. 298)

Essa é a primeira vez que concluo a leitura desta magnífica obra de Carl Sagan. Impossível ler apenas uma vez.

joaoggur 27/09/2022

Sagan era um gênio.
?Para min, o símbolo mais irônico desse momento histórico é uma placa assinada pelo presidente Richard M. Nixon que a Apollo 11 levou à Lua. Nela se lê: ?Viemos em paz em nome de toda a humanidade?. Enquanto os Estados Unidos despejavam 7 megatons de explosivos convencionais sobre pequenas nações no Sudeste Asiático, nós nos congratulávamos de nossa humanidade: não faríamos mal a ninguém numa rocha sem vida.?

Karina 25/09/2022

pessoas que aspiram a ser "divinas"
Uma bela continuação de "Cosmos". Como sempre, Carl Sagan faz da ciência, poesia. Facilita o que, de outra forma, seria quase incompreensível para quem não é da área. Faz críticas, sugestões, apelos.
O que mais me surpreende nesta obra (e em qualquer outra do autor) é o quanto se mantém atual. Sagan nos mostra que, sim, precisamos salvar nosso pálido ponto azul, o único planeta conhecido com vida. E, mesmo depois de décadas, as questões ambientais que o preocupavam se mantém atuais e ainda mais perigosas. É urgente que invistamos em ciência, é urgente que as Nações se unam.

"se continuarmos a acumular apenas poder e nenhuma sabedoria, sem dúvida, nos destruiremos"

Esse livro transita entre as missões das sondas espaciais da Nasa, como a Voyager, e a Apollo 11, voo que levou o homem à lua, até questões sociais e ambientais. Como sempre, Carl Sagan nos encanta e nos informa. Faz da divulgação científica uma arte à parte.

"a perspectiva de não haver sinais, de não haver ninguém nos chamando, é deprimente"

Carl Sagan, nesse livro, nos faz voar para mundos inexplorados, sonhar com as estrelas e ansiar pelo futuro. Nos faz refletir, ponderar e questionar.
Uma leitura obrigatória para todos aqueles que olham as estrelas com anseio, que se questionam sobre a própria solidão no cosmos.

Não devemos aspirar por sermos divinos, mas sim por um projeto sagrado.

Rafaela Prata 10/09/2022

Carl mostra o quanto somos insignificantes perante a grandeza do universo e temos muito a descobrir sobre outros universos e temos muito a criar para chegarmos a esses outros planetas ou outros objetos que existem fora do nosso mundo.
No geral eu gostei mas não achei nada bom ele sugerir que pudéssemos habitar outros lugares afora, sendo que, na minha opinião, mal cuidamos do nosso planeta Terra. Ele diz ainda, como se já tivesse sido comprovado a não existência de vida em outros planetas, então por isso mesmo deveríamos ir de qualquer forma para esses lugares e não acho uma boa ideia seres humanos invadindo esses lugares e transformando num segundo/terceiro/quarto planeta Terra. Acho bom melhorarmos a vida aqui pra depois pensarmos em ideias como essas.

Marcos774 01/09/2022

Leitura maravilhosa
Eu acredito que seja impossível gostar de astronomia e não ter um enorme respeito por Carl Sagan. Sem dúvidas ele foi um dos maiores divulgadores da ciência, e que sempre fez isso tão bem feito porque amava o que fazia.
O livro é em si é tão bom quanto o Cosmos, mas esse me agradou um pouco mais pela visão sonhadora que ele transmite sobre o futuro da raça humana no espaço. Acho que nada deixa tão evidente o quanto somos pequenos como quando somos comparados a grandeza do universo. Essa é com certeza uma leitura que vai agradar qualquer amante da astronomia.
E como disse o próprio Sagan disse devemos preservar e amar o pálido ponto azul, afinal, até então, esse é o único lar que conhecemos.

rafaelimbiriba 01/08/2022

Uma viagem pelo nosso sistema solar e além!
O que dizer de um livro escrito por Carl Sagan? Acho que dispensa comentários! No livro você vai viajar pelos planetas do Sistema Solar, incluindo a nossa querida Terra, vai se questionar sobre as mazelas que assolam a nossa sociedade e como isso pode refletir em nosso futuro e destino fora da Terra. Demorei para terminar esse livro, mas posso garantir que foi um deleite cada página lida e as lições que esse livro deixa para quem o contemplou por completo. Obrigado, Carl Sagan!

Volnei 09/07/2022

Pálido ponto azul
Carl Sagan foi um astrônomo e cientista que chamou a atenção de toda uma geração para o campo da astronomia com seu programa Cosmos apresentado no Brasil pela rede Globo na década de 1980 Por isso fiz questão de ler esta obra pois vi todos os capítulos deste programa que hoje podemos encontrar no Youtub

Levizin 11/05/2022

Muitos temas são abordados no livro, no início Carl Sagan situa a humanidade perante o cosmo e a história, tirando qualquer ideia pré-concebida de que a humanida é especial seja lá qual for o aspectos. Depois um passeio pelo nosso sistema solar apontando um pouco da história das descoberta e evolução de pensamento para as ideias até então aceitas, fazendo até algumas previsões para os dias de hoje e milênios no futuro. Outro ponto que gostei bastante foi a discussão sobre a capacidade do ser humano de modificar um planeta e como isso ao mesmo tempo pode ajudar e nos condenar a morte, o mesmo ocorre com diversos avanços científicos necessários para que a humanidade abandone o sedentarismo e volte a ser nomade, porém, nomades de corpos celestes e não de regiões em biomas. Esses pontos me chamaram a atenção mas tem vários outros que podem agradar você futuro leitor.

limagovea 30/04/2022

daorinha
Apesar de ser um livro meio técnico para leigos, é interessantíssimo para quem já se interessa pelos estudos além do céu.

Karina.Schiavoni 04/03/2022

Essencial
Meu primeiro contato com um livro do Carl Sagan e só posso dizer que escrita dele é perfeita, parece que está conversando comigo, me questionando, me respondendo.. Abordou os temas de um aspecto não só científico, mas social, político e econômico de uma forma que nunca tinha visto antes.

Claro é um livro em muitas aspectos já datado, alguns pontos a leitura se arrastou justamente pela quantidade de previsões que ele fez para 2004, 2013 e afins.. Mas isso tbm me fez ficar com vontade de ler algo mais atual, de saber o que deu certo e o que deu errado.

Enfim, recomendo.

Luan 07/02/2022

?? Pálido Ponto Azul | Carl Sagan
Não-Ficção | Ciência espacial | 336 pág.

[O que achei do livro?] - Simplesmente fantástico. A simplicidade do autor cientista espacial e astrônomo, Carl Sagan, encanta de forma esplêndida, até mesmo quem não é familiarizado com esse tema que envolva universos e planetas. Traz uma profunda reflexão acerca do nosso pequeno planeta Terra, e também, sobre nós que somos pertencentes à ele (ainda...), transmitindo de forma clara, humilde e harmoniosa.

[Do que se trata?] - Após a espaçonave Voyager ter passado Saturno, Carl Sagan, que cooperava com as explorações da NASA, teve a brilhante e curiosa ideia de fazer a espaçonave dar a última olhada em direção de casa. De Saturno, a Terra parecia muito pequena para Voyager obter qualquer detalhe além de um pequeno e minúsculo ponto de luz azul, um pixel solitário dificilmente distinguível de outros pontos de luz que a Voyager avistaria. Pressuposto a isso, Carl Sagan nos arremete à uma reflexão, não incomoda, sobre nós nesse pálido ponto azul e nosso futuro nele, e inclusive, ao seu redor que nos pode abrigar além de nossa "Terra" natal.

Felipe863 24/01/2022

O futuro da humanidade no espaço.
Carl Sagan aborda nessa obra, os desafios e o futuro da humanidade no espaço. Ele narra de uma forma tão boa de ler, consegue entrelaçar a sua história de vida, história dos seus antepassados e a própria História da Humanidade, e sempre aborda e toca muito na tecla que não haverá possibilidade da humanidade colonizar outros mundos se os seres humanos não se autodestruirem primeiro.

Lorena 19/12/2021

A Terra não é o centro do Universo, e muito menos você
O Carl utiliza do vasto (e arrisco dizer, extraordinário) conhecimento que tem em Astronomia para justificar o fato de não sermos tão importantes assim.

O que você quer, o que sonha, o que busca, o que superestima, as guerras, a inveja, o ego. Realmente importam?

Foi o que o Carl pensou quando tirou a última foto da Terra antes do Voyager se escafeder de uma vez. Todo mundo pareceu ser contra o simples ato de tirar a foto, mas o Carl fez, e hoje podemos admirar essa simples foto: O pálido ponto azul.

Uma foto simples, mostrando que somos apenas um grão de areia pairando em um Universo em expansão. Somos um ponto pálido em meio a tantos outros, e o fato de esquecermos disso o tempo todo explica porque nos sentimentos mais importantes do que realmente somos.

Aprendi muita coisa lendo esse livro. Principalmente que políticos só visam seus próprios interesses (não que eu não soubesse disso, mas é pior do que eu pensava), a Ciência nunca foi e ainda não é tão importante como gostaríamos que fosse, ganhando notoriedade apenas quando o sistema pode tirar proveito de alguma forma.

A maneira como o Carl descreve os planetas e suas particularidades é quase tão belo e profundo quanto Van Gogh declarando sua paixão pela vida e pela pintura nas cartas ao Téo.

Dou 4 estrelas, porque no meio ficou tudo muito técnico e me senti o próprio meme do John Travolta perdidaço, me fazendo largar o livro por longos meses, mas aí não é culpa do Carl se eu não entendo muito do assunto, né?

De qualquer forma, ele fez o possível neste livro para que fosse uma leitura acessível.

Amei as páginas repletas de fotos, foi como se eu estivesse tomando chá da tarde com o Carl e ele estivesse abrindo seus arquivos para me mostrar detalhes do Universo que talvez eu não pudesse ver em outro lugar.

Mateus 17/11/2021

Livro maravilhoso sobre uma perspectiva cósmica da nossa existência, além do que pode nos aguardar no futuro.

Gutemberg.Monteiro 17/11/2021

Pálido Ponto Azul, de Carl Sagan.
Esse livro de Sagan recapitula os vários avanços dados pela astronomia durante os últimos anos e projeta o futuro da humanidade no cosmo.
Envolve questões políticas, religiosas e éticas!
Um bom livro que vai muito além da ciência.

1 | 2 | 3 | 4 | 5