Pálido ponto azul

Resenhas - Pálido ponto azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Joseane 13/08/2023

Simplesmente um livro espetacular
Carl Sagan nunca decepciona, isso é óbvio, mas esse livro é surreal de tão incrível. Fiquei encantada todo momento, suas especulações são tão precisas que me assusta tamanha genialidade. Obrigada Sagan

Gabriel Farias Martins 11/01/2023

Sonhando alto
Sagan sempre será uma figura inspiradora.
No pálido ponto azul, ele reflete sobre como tratramos o nosso planeta, sobre os problemas e soluções de diversas áreas.
Conta sobre a evolução da ciência espacial.
E descreve diversos planetas e satélites.
Ao fim, reflete sobre como devemos superar problemas políticos, ideológicos entre tantos outros, na busca por evoluir fora da nossa zona de conforto, não apenas pessoal, mas geográfica também.
No futuro nossa estrela se apagará, e se não acabarmos por nos destruir, nosso futuro está além.
Gosto da forma como ele era um sonhador com esperança na humanidade.
Gostaria de ter mais esperança em nós, mas é difícil.
Quem sabe alguns realmente fujam disso no futuro e tentem começar uma sociedade melhor.
Falhamos? Ou o presente é só uma pequena falha de uma história grandiosa que está por vir?
Espero sinceramente, que as futuras gerações tenham melhor aproveitamento do que nós.

Douglas Brilhante 26/04/2023

Carl Sagan, em ?Pálido ponto azul?, nos explica da maneira mais elegante, mais magistral e mais acessível impossível os motivos de porque explorar.
A lista angustiante de epidemias, cânceres, crises urbanas, colapso do sistema de saúde nos inclinaria a pensarmos que temos necessidades ?mais urgentes?. Por que ainda se justifica a exploração espacial?

As missões espaciais aprofundam espetacularmente nosso conhecimento sobre o planeta. A história da nossa civilização mostra que é pelo estudo de conhecimentos básicos que os progressos mais significativos acontecem. Propaga ideias científicas, o pensamento científico, eleva o o nível geral da investigação intelectual e faz circular o pensamento CRÍTICO, do tipo URGENTEMENTE necessário.

Qua é a sua grande motivação, Douglas? Eu diria que é essa? A necessidade COMPREENDER.
Entender, mesmo que minimamente, sobre o universo me deixa sempre elevado, inebriado com a sensação de pequenez perante as escalas espaço-temporais do COSMOS.

E não existe(existiu) melhor professor que Carl Sagan.

Não existem indícios de um universo feito para nós. E há uma profunda beleza nisso.

Romeu Felix 08/06/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Pálido Ponto Azul: Uma Visão do Futuro da Humanidade no Espaço" é um livro escrito por Carl Sagan e publicado em 2019. Nesta obra, Sagan nos convida a refletir sobre o lugar da humanidade no vasto universo, explorando as possibilidades e desafios da exploração espacial e o impacto que isso pode ter no futuro da nossa espécie.

Resumo do conteúdo:

O contexto cósmico: Carl Sagan contextualiza a existência humana no universo, destacando a pequenez do nosso planeta em meio às grandezas cósmicas. Ele discute a importância de compreendermos nossa posição como habitantes de um "pálido ponto azul" no vasto cosmos.

A exploração espacial: O autor apresenta os avanços e descobertas da exploração espacial até o momento e discute as possibilidades futuras de exploração e colonização de outros planetas e sistemas estelares. Ele explora a importância da exploração espacial como forma de expandir nosso conhecimento e garantir a sobrevivência da humanidade a longo prazo.

O futuro da humanidade: Sagan levanta questões sobre o futuro da nossa espécie, discutindo os desafios ambientais, sociais e tecnológicos que enfrentamos e como a exploração espacial pode oferecer soluções para esses desafios. Ele também aborda a importância de preservar a Terra e promover a cooperação global na busca por um futuro sustentável.

Conclusão:
"Pálido Ponto Azul: Uma Visão do Futuro da Humanidade no Espaço", escrito por Carl Sagan, é um livro inspirador que nos faz refletir sobre o lugar da humanidade no vasto cosmos. Com 336 páginas e escrito em português, o livro nos convida a ampliar nossa perspectiva e imaginar um futuro em que a exploração espacial desempenha um papel fundamental na evolução e sobrevivência da nossa espécie. Sagan apresenta seu conhecimento científico de forma acessível e cativante, destacando a importância da exploração espacial como uma forma de expandir nosso conhecimento, garantir nossa sobrevivência e preservar a vida na Terra. "Pálido Ponto Azul" é uma leitura recomendada para aqueles interessados na exploração espacial, no futuro da humanidade e na relação entre ciência, sociedade e o universo em que vivemos. É uma oportunidade de refletir sobre nossa existência em um contexto cósmico e as possibilidades que o futuro pode nos reservar.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

J..... 05/07/2023

Um excelente livro de divulgaçao cientifica. É o primeiro livro do Carl sagan que tenho a oportunidade de ler e quero ler os outros com toda certeza.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6