Fihama

Resenhas - Fihama

Amanda.Riselli 19/01/2022

Sobre Fihama
#4ªDeContos

?? onde está seu coração é onde também mora sua felicidade.? ?

Fihama é uma jovem que vive com sua família numa aldeia isolada às margens do Rio Amazonas. Ela sofre calada os constantes abusos sexuais de seu pai, por pensar que sua mãe jamais acreditaria nela. Porém, após ter sido violentada por seu vilão em mais uma noite, um misterioso dilúvio acontece, e com ele vem a incerteza, a descoberta do desconhecido, a ponderação e a difícil escolha que Fihama deve fazer, redefinindo sua história e mudando para sempre o destino das pessoas que ela mais ama.

Eu adorei acompanhar toda a trajetória de Fihama, numa jornada encantadora e ao mesmo tempo conturbada, em busca de pertencimento e de sua verdadeira identidade, enquanto adentrava na temível Floresta de Canais, enfrentando os perigos, conhecendo antigas e poderosas lendas e conversando com criaturas fantásticas que habitam o local. E também me senti em paz ao saber qual o caminho que ela resolveu seguir, uma difícil decisão, porém a mais certa e sensata! O desfecho foi surpreendente! ?

Esse conto lindo e tocante representa a voz da força, coragem, resiliência e superação feminina. Uma verdadeira ode à todas as mulheres do mundo.

JúSilvestre 18/03/2021

SOBRE AUTOCONHECIMENTO E FANTASIA
Com apenas 56 páginas, o autor nos mostra a cada novo capítulo uma visão diferente de uma lenda em comum, contada através de várias culturas distintas.

Fihama é uma jovem que sofre entre os abusos do pai e o sentimento de não pertencimento em relação a si mesma, dividida entre o amor a floresta e o medo de seus mistérios, Fihama adentra nesse mundo e passa a entender as lendas tão conhecidas daquele local, mas com esse conhecimento recém descoberto, também há uma escolha que irá mudar sua vida.

Uma escrita envolvente, detalhada e instigante.

Emyle 21/11/2020

Lindo e inspirador
É um conto simplesmente cativante, você consegue ler em qualquer lugar e o melhor é que nunca te tomará tempo. Adorei embarcar nessa história e conhecer a Fi, uma mulher de coragem, que aprendeu a vencer mesmo nas situações difíceis da vida.
Gostinho de quero mais...

Cy | @apenasleitores 25/10/2020

Leitura que prende do começo ao fim
Fihama vive em uma aldeia isolada as margens do Rio Amazonas.
Após uma terrível coisa que acontece com Fihama, ela vê sua vida mudar da noite pro dia

Buscando algumas respostas pro que aconteceu, ela precisa adentrar a temível floresta de Canais.

Com mtas lendas que rondam o local. Fihama acaba se descobrindo, e precisa decidir se vai abrir mão de sua vida pra reconhecer sua própria identidade

É uma leitura que prende do começo ao fim. Apesar de ser um conto rápido de ler, tem mtas reflexões

Um livro super fluído com uma escrita incrível. Apesar das poucas págs é um livro incrível com várias reflexões e pra quem gosta dessas histórias com lendas essa é super indicada

Amei a leitura e já indico pra todo mundo. Podia ter mto mais págs
A escrita do João é maravilhosa e já quero ler mais coisas dele

mari 27/07/2020

Maravilhosamente mágico!
Fihama é uma história encantadora que te prende do começo ao fim. Apresenta elementos diferentes ao abordar temas como ancestralidade e aceitação. A descrição dos cenários e personagens é tão detalhista que proporciona ao leitor uma experiência mágica, como se estivesse de fato na cena. Por fim, é um livro que causa uma sensação ?aconchegante? ao finalizá-lo.

LuTaty 04/02/2020

Super indico
Recebi uma indicação e que história gostosa de ler. Muito bom envolvente.

Fernanda @cantinhodosleitores 22/11/2019

Resenha do ig @cantinhodosleitores
"Sou Fihama. Uma herdeira daquela linhagem poderosa. Dezessete anos. Bisneta de Óra, neta de Cáli, filha de Simencía, irmã de Arantxa. Violentada de diversas formas, mas guerreira de milhares de outras além. Sou eu e mais um milhão, pois são características de outros que me fazem, mas o que me torna exatamente quem sou são as minhas próprias."

Mais uma vez Fihama é abusada pelo próprio pai, e isso destrói mais uma parte do seu ser. Cansada de sofrer isso, ela tenta fazer algo, mas um dilúvio atingi sua aldeia, destruindo tudo, e misteriosamente o seu pai some. Vendo o sofrimento de sua mãe e irmã por causa do pai desaparecido, Fihama adentra a floresta de canais a procura da pessoa que mais a fez sofrer. Só que coisas estranhas começam a acontecer, e Fihama descobre quem verdadeiramente é.

Preciso falar que só a nota do autor no início me encantou, ele já começa mostrando que trouxe um livro para focar na força da mulher e não em sua beleza. Fihama é uma menina que foi destruída de todas as formas, mas que não deixou isso a abalar, ela tem uma força e determinação incomum. Aqui também podemos contemplar a lenda da sereia, sendo produzida e desenvolvida de uma forma única. Sua escrita é fluida, o que faz a leitura ser rápida e deliciosa. Um ótimo livro para conhecer a verdadeira força de uma mulher, que faz de tudo pelo bem daqueles que mais ama.

site: https://www.instagram.com/p/Bt4R-ZJge9b/

Camila 05/10/2019

? Fihama
? Autor: João Pedro Mask
__________________________________________

? ?Ele viu que ela era uma mulher dotada de uma beleza fria e perfeita até a cintura e, abaixo, era coberta de escamas, como um peixe.?

? ?Não sei como sobrevivemos, mas estamos aqui. Precisamos nos agarrar a isso.?

? ?Onde está nosso coração também mora nossa felicidade.?

? ?Estou completamente desprendida do meu corpo humano, totalmente fundida ao meu espectro e à minha origem. De volta à superfície, sou Fihama.?
__________________________________________

? Sinopse:
Numa aldeia isolada às margens do Rio Amazonas, Fihama é uma jovem que não se reconhece em sua própria pele.
Quando se sente obrigada a enfrentar seu maior vilão na temível Floresta de Canais para trazer paz a sua família, ela percebe que suas decisões podem mudar drasticamente a vida de todos aqueles que ama, redefinindo para sempre sua história.
Numa trajetória conturbada e confusa, um caminho mágico e poderoso desabrocha em meio ao caos, e Fihama precisará ponderar se vale a pena abrir mão de tudo que tem para encontrar sua verdadeira identidade.

? Resenha:
Eu simplesmente amei de coração essa noveleta, nunca tinha lido um livro sobre a cultura indígena da Amazônia. A história toda foi muito bem construída em míseras 56 páginas (sim 56 páginas, estou quase louca porque necessito de uma continuação agora mesmo kkkkk). Além de ser uma história de fantasia (no caso sobre sereias) fala também sobre abuso sexual (um assunto que ainda é um tabu) e sobre autoaceitação. A personagem principal, Fihama, tem uma decisão difícil durante sua jornada, sobre escolher quem ela é. A história é fantástica, com lendas que eu nem conhecia e personagens incríveis, espero muito que vocês leiam essa maravilha. A noveleta está disponível na Amazon, e grátis para assinantes do Kindle Unlimited.

Brena 23/05/2019

Uma nova lenda sobre sereias
Uma jornada sobre autoaceitação e busca pela identidade. Uma novela cheia de sofrimento e de descobertas, com um desenvolvimento de acalentar o coração do leitor. Uma nova lenda sobre sereias com traços da nossa cultura. Eu não sei o que falar além de elogios a essa obra do João, autor que estreou no meu kindle de forma esplêndida!

site: https://cronicasfantasticas.com/

Carol Vidal 24/03/2019

Linda história
Uma linda e sensível história sobre busca de identidade. A prosa do autor é fluida e envolvente, fazendo com que cheguemos ao fim da leitura com o coração quentinho. A parte final poderia ter sido desenvolvida com um pouco mais de calma, mas indico muito a leitura!

Leia com a gente 28/02/2019

Uma estréia promissora!
As sereias são criaturas mágicas que habitam o imaginário humano desde tempos remotos. Histórias e lendas sobre elas estão presentes na cultura de diversos povos, do oriente ao ocidente. Fihama, do autor João Pedro Mask é uma história que nos leva a um mergulho nesse universo de encantamento que cerca as sereias.

A trama conta a história de Fihama, uma jovem que vive com sua família em uma aldeia isolada no Amazonas. Um dia uma catástrofe acontece em sua aldeia e a partir daí a vida de Fihama toma um rumo inesperado e ela inicia uma jornada de autoconhecimento que poderá levá-la a um caminho sem volta.

Fihama é uma garota marcada por abusos cometidos pelo próprio pai e tem dentro de si um sentimento de não pertencimento muito forte. Fihama não sabe explicar o que é, mas não se sente confortável dentro da própria pele, tampouco naquela aldeia. É como se não fizesse realmente parte daquele lugar.

Apesar dessa situação de sofrimento ela tem uma ligação muito forte com Arantxa, sua irmão caçula, por quem seria capaz de qualquer sacrifício. Com sua mãe, Simencía, tem uma relação um pouco mais distante, mas apesar disso a ama. E é esse amor que ela sente por sua família que a levará ao coração da Floresta de Canais onde encontrará coisas há muito tempo enterradas envolvendo seu passado.

Em uma trajetória de autodescoberta Fihama percebe que sua identidade esconde algo que ela não conhece e essa descoberta a obrigará a fazer uma escolha que afetará não só a sua própria vida, mas também a todas as pessoas que ama.

Impressões da Michele

Fihama é a novela de estreia de João Pedro Mask, mas nós do Leia com a gente temos a honra de poder dizer que já a conhecemos faz um tempinho. A história de Fihama nasceu em um curso de escrita criativa que a Gislaine e eu cursamos junto com o João. No decorrer das aulas acompanhamos o desenvolvimento da personagem em exercícios e contos curtos que o João apresentou. Desde o primeiro contato com Fihama eu já a imaginava como uma possibilidade de algo maior, na minha opinião essa novela pode dar início a outras histórias derivadas do universo criado pelo autor.

Ao ler o texto completo da novela percebi que o autor foi além, criando uma mitologia própria para o universo de Fihama. Os elementos inseridos na trama se revelam originais e contextualizados na cultura brasileira. Achei isso incrível, pois a maioria dos livros sobre sereias que conheço as apresenta com referências pertencentes a outras culturas. Ao ler Fihama o leitor com certeza sentirá uma identificação cultural.

A leitura é fácil e envolvente, também gostei muito dos nomes das personagens, que são diferentes e sonoros como o canto de uma sereia!

A mensagem que fica da história é a da descoberta da própria identidade e todo o processo de autoaceitação que isso envolve. Fihama não é só uma história sobre sereias, é uma história sobre como a descoberta de si mesmo pode ser difícil, mas como isso pode ser libertador.

Recomendo muito a leitura, uma história interessante, agradável de se ler e que tem uma mensagem muito bonita. Desejo também vida longa a Fihama, pois a trama merece continuações e outras histórias envolvendo esse universo!

Impressões da Gislaine
A cena que inicia sua escrita, me permitiu se conectar a Fihama, personagem central da história, e sentir na pele o desespero e a angústia de ser uma presa fácil, sem ter para onde correr e sem ter forças para lutar.

Infelizmente, o estupro tem se tornado cada dia mais frequente e noticiado em nossa sociedade, e justamente por isso, gosto quando temas polêmicos são colocados em pauta, com os detalhes como na cena, pois nos permite se colocar no lugar do outro, e ver que não podemos fechar os olhos para qualquer tipo de violência.

Sem sombra de dúvidas, a novela se trata de autoconhecimento. Período complicado e frustrante quando se está na adolescência. Momento em que se vive num turbilhão de dúvidas, entre a descoberta do que você é, e o que você quer ser.

Com Fihama não foi diferente. Foi ainda pior devido às condições dramáticas e de insegurança em que vivia dentro de sua própria casa.

Gostei da forma com que a narrativa foi crescendo. Fihama não se tornou FIHAMA de uma hora para outra. Os acontecimentos, os sonhos estranhos, as transformações em seu corpo, foram mudando a sua percepção do mundo, de ver que a vida não era somente aquilo que se apresentava a ela, existia um algo mais. E ela queria chegar a esse algo mais, mesmo que para isso, fosse necessário perder algumas coisas.

No começo da leitura, ao ver a relação da Fihama com sua mãe e irmã, me fez lembrar, e acreditar que fosse seguir um pouco a mesma relação da Katniss Everdeen dos Jogos Vorazes, ao declarar que não tinha tanta aproximação com sua mãe, mas amava muito a sua irmã. Mas ao longo da leitura, gostei da desconstrução e a forma como que as duas foram se descobrindo como iguais.

Outro ponto que considero positivo, é o fato do João Pedro criar sua história baseada em um lugar do nosso país, pois nos permite desfrutar da brasilidade. Isso é importante porque fortalece o crescimento da nossa literatura.

Finalizando, eu entendi que Fihama sou eu… é você… somos nós, em uma busca de descobrir o nosso lugar no mundo. E que isso exige luta, às vezes perdas, sofrimento, mas que saber e aceitar quem somos, é um ganho que não tem preço.

Fica aqui a dica de uma história que você precisa ler!!!

site: www.leiacomagente.com.br

clarismellow 14/02/2019

LINDO
A cada dia que passa eu me encanto mais ainda pelos nacionais.

Fihama é uma uma estória curtinha de uma beleza imensa, ambienta nas regiões amazônicas o autor nos mostra por meio da sua escrita encantadora as belezas que a mata protege.

Não há tantos personagens, mas os que estão presentes na estória são bem descritos, e suas características são notórias aos olhos do leitor. Há alguns flashbacks durante a leitura que ajudam Fihama a entender sobre a sua tribo de origem e sobre a sua própria origem.

Fihama é uma personagem muito forte, corajosa e determinada, mesmo tendo que enfrenta seu vilão dentro de sua própria casa durante muito tempo, ela não se deixa abalar e sai em busca daquilo que é o melhor para sua família, mas a sua jornada não é exatamente sobre a sua família.

Achei a estória muito linda, um enredo sobre a busca de identidade, liberdade e sacrifícios. Mesmo sendo uma narrativa curta, Fihama tem uma grande beleza, uma leitura emocionante e que todo mundo deveria experimentar.