A Festa de Babette

A Festa de Babette Karen Blixen

Resenhas - A festa de Babette

Leila 31/08/2022

Tem gente que tem o dom merrmo né? Já tinha lido A fazenda africana da Karen Blixen e me apaixonado por sua escrita elegante e envolvente, mas o que ela consegue fazer em tão poucas páginas é pra lá de surpreendente. Agora entendo a fama do conto e do filme (que não assisti porque creio é de 1900 e guaraná com rolha, rs), a autora nos presenteia com uma jóinha de verdade, uma historia até simples mas que fala muito, e que confesso, me tocou também. Você lerá A festa de Babette e ao final se perguntará em qual time estará? daqueles que buscam a perfeição (e quiçá redenção, paraíso ou chame do que quiser) através da penitencia, "sofrência" e humildade ou será daqueles que enxergam e a buscam na beleza, na arte, nas excentricidades e por que não, em você mesmo?! #ficaareflexão e vá ler A festa de Babette!

Cinara 18/06/2010

Compartilhar
Dinesen é uma grande contadora de histórias. O conto que dá título ao livro é uma das mais brilhantes apologias ao poder agregador dos sentidos bem conduzidos. Um banquete improvável, em um cenário inusitado, com personagens que dificilmente se encontrariam em situações cotidianas. Uma idéia a ser cultivada, mencionada por Babette - a arte e o talento não tem sentido se não puderem ser exercidos e compartilhados. Inesquecível.

aline203 14/12/2023

Banquete dinarmarquês
Por pura ignorância minha, achei que esse livro tivesse um estilo Jane Austen, uma pegada romântica do século XIX, mas não....E se os personagens fossem bichos eu diria que é uma fábula, mas também não é.

Adorei "A festa de Babette", é um livro cheio de significados, narrado de uma forma muito leve e delicada. Livro pequenino que você lê rapidinho enquanto toma um cafezinho.

Adriana Scarpin 23/01/2021

Essa semana descobri o @clubedolivrodch e prontamente embarquei no intuito de ler uma novelinha por semana, primeiro porque me obriga a ler ou reler obras que venho adiando, segundo porque encontros de clubes dos livros são sempre frutíferos.
A novelinha da semana é A Festa de Babette da Karen Blixen, cuja adaptação para cinema eu tenho até em VHS, mas que inexplicavelmente ainda não havia lido por mais que seja uma leitura rapidíssima. Tão rapidíssima que parece até um conto.
Embora não lembrasse nada do filme, transformando a leitura do livro em algo quase inédito, é uma bela narrativa que concatena dois estados de espírito do artista enquanto cidadão: servir a aristocracia como trabalhador versus ser reconhecido pela sua arte.

Lilian 04/09/2022

Curto e profundo
O livro é um conto, de linguagem simples e direta. Entretanto, os temas são profundos, trazem muitas reflexões

Clara 01/05/2012

Quem gostou do filme "A Festa de Babette" de 1987 (direção de Gabriel Axel) vai adorar os contos deste livro. Assim como a história do título, todas as outras, de uma maneira ou outra, mais ou menos profundamente, giram em torno da arte e de como as pessoas são afetadas por ela. O conto "Tempestades" é o exemplo perfeito disso.
Mas "A História Imortal" acabou por se tornar um dos meus contos favoritos de todos que já li.
A tentativa de transformar em realidade uma história de marinheiros (história que hoje em dia seria chamada de lenda urbana) pelo inescrupuloso e prepotente sr. Clay, com a ajuda de seu empregado, Ellis Lewis.
Ellis Lewis é na verdade Elishama Levinsky, um judeu errante solitário, inteligente e pragmático, que consegue manter sua sensibilidade e desejo por paz interior guardados com tanto cuidado como o pedacinho de papel com a profecia de Isaías, que mantém em uma caixa, em seu refúgio sagrado em um quarto alugado.
A minha identificação com Elishama (com sua falta de ambição, melancolia e solidão) foi imediata, e a história toda é de uma delicadeza tão tocante que cheguei a ficar com lágrimas nos olhos, embora o conto não seja, de nenhuma forma, piegas (eu sou piegas às vezes, mas esses contos não são! XD ).
Passou a ser, a partir de então, das histórias que lerei várias e várias vezes, sem nunca me cansar.

Rafael.Montoito 19/04/2020

Uma ceia memorável
"A festa de Babette" é um conto de Karen Blixen sobre como as pessoas podem mudar de atitude, sobre como uma pessoa desconhecida pode influenciar positivamente sua vida num momento inesperado e por uma atitude até então inimaginável. Este belo conto, escrito com frases sensíveis e tocantes, já foi adapatado para o cinema e chegou a conquistar o Oscar de filme estrangeiro - um caso raro em que a beleza das telas se equipara à da linguagem.
Na história, Babette é a cozinheira de duas irmãs solteironas, que vivem num pequeno povoado da Dinamarca. Próximo à data de comemoração do centenário de nascimento do pastor, pai já falecido destas mulheres, Babette ganha uma herança e resolve, em agradecimento ao modo como elas sempre lhe trataram, dar um jantar em homenagem à memória do religioso. Desde a preparação da comida até o momento em que a saboreiam, Blixen mostra que, à mesa, coisas mágicas podem acontecer com o homem.
Quando se acaba de ler "A festa de Babette", tem-se vontade de fazer um jantar especial e chamar os amigos em casa.

Leila de Carvalho e Gonçalves 17/07/2018

O Caminho Para O Paraíso
A Festa de Babette" é um conto da escritora dinamarquesa Karen Blixen cuja obra mais conhecida é o romance "Out Of Afrika" ou "A Fazenda Africana".

Tendo como cenário uma pequena aldeia no interior da Noruega durante o século XIX, sua protagonista é Babette, uma simples criada que, ao ganhar na loteria, resolve oferecer um banquete.

Inigualável cozinheira, seu desejo é agradar seus convidados que, habituados a rigidez religiosa, temem sucumbir ao pecado da gula...

Blixen conduz o embate entre o sagrado e o profano com delicadeza e apresenta um desfecho primoroso. Não deixe de assistir a adaptação para o cinema, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1988.

Xandy Xandy 08/03/2017

A Festa de Babette não era só um jantar!
a cidadezinha de Berlevaag, Noruega, duas senhoras solteiras viviam felizes em uma casa amarela. Eram elas: Martine e Philippa. Elas eram muito conhecidas em Berlevaag, pois seu falecido pai havia sido um pastor luterano daquela cidade; inclusive os nomes de ambas haviam sido dados em homenagem a Martinho Lutero e seu amigo, Philipp Melanchthon.

Nessa época vivia também na casa uma empregada francesa católica, de nome Babette, que chegara ali há doze anos e era “pau para toda a obra”, além de despertar a desconfiança da comunidade, já que todos sabiam que as duas senhoras gastavam todo o seu dinheiro fazendo caridade e não tinham como pagar uma empregada.

O resto, só no meu blog: https://lendomuito.wordpress.com/2017/03/08/a-festa-de-babette-karen-blixen/

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/03/08/a-festa-de-babette-karen-blixen/

Kenny 15/03/2021

Uma história Surpreendente
Um conto belo e puro. O tempo flui muito rápido quando se lê esta obra.
As personagens são extremamente interessantes e é interessantíssimo ver o conflito de ideias entre as irmãs puritanas e a jovem Babette.
Sem dúvidas um livro que fará você refletir.

afarialima 24/03/2021

Livro extremamente leve e curto que consegue mostrar os efeitos da Guerra Civil francesa do século XIX na vida de uma cozinheira que teve que se refugiar na Dinamarca. História bastante sutil.

Liiz 29/11/2021

O talento acima de qualquer outra coisa
Esse conto foi bem gostoso de lê, os personagens são maravilhosos e a Babatte é adorável. Uma pessoa bondosa e talentosa. Fiquei impressionada com o final.