A Paciente Silenciosa

A Paciente Silenciosa Alex Michaelides

Resenhas - A Paciente Silenciosa

Du Boffo 09/06/2024

Eita atrás de vixe, com mais eita e ? que pariu ?
?Um amor que não inclui a honestidade não merece ser chamado de amor?

Um thriller bem fechadinho, que te faz desconfiar de tudo e de todos. Eu tive uma overdose com esse livro, engoli tudo de uma vez e foi um dos suspenses psicológicos mais eletrizantes dos últimos tempos.
Eu fiquei extremamente obcecado pela escrita do autor e pela história de Alicia Berenson. E, em muitas vezes, eu tinha vontade de entrar nesse universo, chacoalhar essa mulher e fazer ela falar. ??

Na metade do livro eu meio que saquei o plot twist, mas isso não atrapalhou o restante da leitura. Pelo contrário, me fez observar com ainda mais atenção aos pequenos detalhes que o autor jogava durante a escrita.
Foi uma experiência sensacional.

[SPOILER ALERT!] ?
Pois bora lá?

O livro nos faz um paralelo à história de Alceste, uma heroína de um mito Grego, no qual a mesma se sacrifica em prol de seu marido Admeto. E essa analogia toma força maior quando a nossa protagonista intitula a sua última obra de arte como ?Alceste?. Isso já nos apresenta um panorama do que poderia ter ocorrido no fatídico dia do crime.
Afinal, quem desferiu os 5 tiros fatais em Gabriel? Será que Gabriel se ?sacrificou? por sua amada? Ou na verdade, a sua esposa quem se sentiu traída no fim das contas? E qual a razão para tal atrocidade?

Somos apresentados à inúmeros questionamentos, nos quais qualquer um dos personagens poderiam nos trazer as respostas. É um verdadeiro emaranhado onde qualquer nó desfeito nos traz uma possibilidade (ou várias).

Sem mais delongas, a chave crucial estava com o nosso psicoterapeuta forense que ?queria ajudar Alicia?? ?queria ajudá-la a ver o mundo com clareza?. [tanto no passado, quanto no presente?]

Theo Faber era extremamente apaixonado por Kathy e acaba descobrindo o caso da esposa com o marido de Alicia, o fotógrafo Gabriel.
Na sua perseguição ao amante, Theo descobre a residência e a existência de Alicia, também traída pelo marido. Aqui surge o tal homem encapuzado das sombras, que tanto Alicia se queixava.

Theo realmente queria ajudar Alicia a enxergar com clareza e apresentar os fatos da traição de Gabriel e Kathy. Mas o que Theo nunca imaginou é que Alicia seria levada ao extremo, tirando a vida de seu próprio marido após o mesmo escolher entre a sua própria vida à dela. O que nos conecta lá na história de Alceste e Admeto.

Alicia, desolada com a escolha do próprio marido, o mata a sangue frio.
Mas a verdade, segundo ela, é essa? Ela não matou Gabriel. Foi ele quem a matou, assim como o pai a fez após o acidente de sua mãe. Tudo o que ela fez foi puxar o gatilho. ?

Vanessa 09/06/2024

A paciente silenciosa foi uma leitura difícil de parar. Um suspense que prende e deixa várias interrogações no decorrer da leitura. Só vim sacar em partes o desfecho por volta de 75% do livro. Muito bom!

Cristiane190 09/06/2024

Resenha do livro - A Paciente Silenciosa

Uma pintora famosa está sendo perseguida por um homem misterioso. Ele está em todos os lugares, em frente a sua casa, quando ela sai para caminhar.
Alicia fala ao marido sobre o homem que está sempre vigiando sua casa, mas Gabriel não acredita, porque Alicia vem de um passado turbulento, com tentativa de suicídio, morte da sua mãe e suicídio do seu pai.
Gabriel um marido amoroso que mantém um caso extraconjugal.
Um assassinato brutal e a única suspeita do crime Alicia.
Será que Alicia matou seu marido Gabriel?
Quais os motivos que a levaram a assassinar o amor da sua vida?
Teria Alicia descoberto seu caso?
E o homem que perseguia Alicia quem era?
Alicia é considerada culpada pelo assassinato de Gabriel e é internada em uma clínica do judiciário.
Será que Alicia estará segura na clinica?
Um psicoterapeuta obstinado a ajudar Alicia, tenta de todas as formas fazer com que Alicia volte a falar.
Theo o psicoterapeuta ganha a confiança de Alicia, fazendo - a falar sobre como Gabriel fora assassinado..
Mas será que Alicia falou a verdade?
Quais as reais intenções de Theo?
Para saber de todas as respostas leia o livro.

Allana.Couto 09/06/2024

Surpreendente
Eu amei esse Thriller psicológico! Foi uma leitura fluída, terminei em um dia. Criei mil teorias, e tava errada, fui surpreendida com esse plot que não imaginava!
Resumindo todo mundo precisa de terapia nesse livro, ninguém bate bem da cabeça ali...
Mas gostei da experiência apesar de achar o final meio amplo!
Tô até agora chocada com os acontecimentos finais!
Obs: ( 1° vez lendo esse estilo de livro)

estantedaju 09/06/2024

🤫 Por que nós demoramos tanto pra ler A paciente silenciosa?
A minha resposta rápida seria dizer que é porque a capa é feia 😂. Sem brincadeira, tenho vontade de ler este livro desde o lançamento, mas essa capa não é muito estimulante, né?

Apesar disso, a proposta da história é super! Então fiquei muito feliz quando o grupo de LC votou nele para a leitura de junho.

Alice é encontrada em uma cena de crime com seu marido, e nunca mais fala uma palavra. Theo Faber é um terapeuta obcecado por ajudar a mulher e fazer com que ela volte a falar.

E é apenas isso que vou contar, pois qualquer outra pista vocês precisam descobrir lendo, e só posso dizer que o plot é SENSACIONAL!

Adorei ler um suspense com esse grupo nota 10, pois passamos dias surtando e criando teorias juntos.

Alguns criaram teorias que se encaixavam no final da história, outros (como eu), se sentiram bobos por não terem pensado naquela possibilidade.

Posso dizer que valeu toda a espera, o final surpreendeu muito!

E por aí, o que acham da paciente silenciosa? 👀📖❤️‍🔥

Esse foi meu trecho favorito do livro:

"Lembre-se, o amor que não inclui honestidade não merece ser chamado de amor."

Rafa 08/06/2024

Adorei
Eu particularmente ADOREI, apesar dos psicólogos do clube do livro que participo apontarem diversas incongruências e acharem que o autor se utilizou de jargões sem se aprofundar, para mim, leiga e de leitura despretensiosa achei o máximo, entretenimento puro! Li muito rápido, eu precisava saber o que aconteceria no próximo capítulo! Se você gosta de um bom thriller psicológico, e não é formado em psicologia, essa leitura é para você ?

Marya_ 08/06/2024

...
"O objetivo da terapia não é corrigir o passado, mas permitir que o paciente enfrente sua própria história e sofra por ela"

Maria.p 08/06/2024

QUE LIVRO! Sem dúvidas o melhor livro que li esse ano. A história é envolvente te prende do início até o fim! Um suspense ótimo e que REVIRAVOLTA foi aquela?

Jordan 08/06/2024

O 🤬 #$%!& Silencioso
"Muitas vezes confundimos amor com fogo de artifício - com drama e disfunção. Mas o amor verdadeiro é muito quieto, muito tranquilo. É aborrecido, se visto da perspectiva de um grande drama. O amor é profundo e calmo - e constante."

O livro é muito bom apesar de ser um pouco previsível, a leitura é rápida e fluída. Recomendo muito.

O Theo é frustante demais as vezes ?
Jordan 08/06/2024minha estante
Skoob não me deixa escrever c0rn0 ?

Stefani 10/06/2024minha estante
Você só queria se expressar, né? Kkkkkkk

Jordan 10/06/2024minha estante
Sim, estou sendo censurado kkkkkkkkkkkkkkk

letaboas 08/06/2024

Nunca imaginei que fosse me identificar com suspenses, mas esse livro te prende e te deixa curioso do início ao (quase) fim. adorei!

Thally 08/06/2024

Não gostei muito?
A História promete suspense psicológico, porém pra mim, foi uma experiência um pouco diferente do esperado, é construída lenta e meticulosa dos personagens e do cenário. Eu senti falta de momentos de tensão. O final do livro traz um plot twist inesperado que surpreende e oferece uma reviravolta significativa. Mesmo o desfecho sendo muito bom pra mim não foi capaz de redimir a ausência de suspense contínuo ao longo da história.