Tecnologias que educam

Tecnologias que educam Fábio Câmara Araújo de Carvalho...




Resenhas - Tecnologias que educam


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Renata Sbrogio 31/07/2014

Tecnologias que educam: Ensinar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação
Tecnologias que educam:
Ensinar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação


Livro de: Fábio Câmara Araújo de Carvalho e Gregório Bittar Ivanoff


Desafios, caminhos e oportunidades! A união entre educação e tecnologias, são os elementos em seus processos individuais e coletivos, explorados no livro Tecnologias que educam: ensina e aprender com as tecnologias de informação e comunicação, dos professores e consultores Fábio Câmara Araújo de Carvalho e Gregório Bittar Ivanoff.
Os autores buscam proporcionar uma integração, exploração e análise de três áreas que consideram como a “prática complexa”, como sendo as práticas construtoras do processo educacional: a utilização de bases de dados e informações, a comunicação e a interação e a construção de conteúdo. Reforçam a cada espaço de tempo que as práticas estão sem presentes.
Já na apresentação, os autores nos colocam a par das questões que serão tratadas durante a leitura de forma diferente, propondo novas formas e ordens de ler os capítulos, de acordo com as necessidades de cada leitor. Para aqueles que estão acostumados com as tecnologias e os formatos “livres e abertos” de leitura que as redes de comunicação nos proporcionam por meio dos hipertextos, isso não é uma grande novidade. No entanto, para aqueles que estão acostumados à leitura linear, tradicional, pode causar um certo estranhamento, saber que se pode começar a ler o livro pelo capítulo 2 e não pelo capítulo, caso você ser um professor com planos de ensino sem a integração das tecnologias de informação e comunicação.
Cada vez mais os processos educacionais, para melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos, se utilizam dos conceitos e ferramentas da Internet, potencializando a eficácia dos esforços de capacitação e desenvolvimento de pessoas com o objetivo de torná-las mais aptas para atuar na Sociedade do Conhecimento, favorecendo pessoas, instituições de ensino e organizações.
Os autores propõem demonstrar experiências e casos, demonstrando como ensinar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação da atualidade, a partir da utilização de bases de dados e informações, da comunicação e interação, e da construção de conteúdo, de forma a maximizar o uso destas tecnologias para produzir conhecimento aplicável à vida e rotina de professores e alunos, que serão os futuros profissionais de mercado e, saberão, por meio destes conhecimentos adquiridos, analisar, mediar e solucionar questões de conflito e desafios.
O livro foi dividido em 3 partes, com um total de 9 capítulos:
Na parte I, Práticas de ensinar e aprender nas organizações, estabelece-se uma forma de exploração dos conceitos e práticas por meio de um “guia de navegação”, definido pelos autores para sustentar as divisões e considerações de cada prática de ensinar e aprender com as TIC’s – Tecnologias de Informação e Comunicação. Explora também as mudanças organizacionais e as competências necessárias ao agir de professores e alunos e auxilia no projeto de processos educacionais contemporâneos e no preparo e abertura para a busca e administração do conhecimento sejam eficazes.
Na Parte II, Práticas de ensinar e aprender: casos e experimentos, os autores propõem conhecer e analisar as práticas de navegação dos processos por meio de exemplos práticos que demonstram como utilizar eficazmente e-mails, imagens e mapas, vídeos, dicionários, tradutores e bibliotecas virtuais, entre outros. Abordam formas de comunicação e interação por meio de ferramentas colaborativas como e-mails, mensagens instantâneas, chats, grupos e comunidades virtuais, fóruns de discussão, reuniões e videoconferências, blogs, redes de relacionamento e TV pela Internet e discutem a questão da construção de conteúdo com exemplos práticos para a criação de documentos eletrônicos, a utilização de planilhas e apresentações de slides e o uso de enciclopédias virtuais, discutindo entre essas práticas as considerações éticas que envolvem a comercialização e o plágio de trabalhos intelectuais. Após cada caso estudado, abre-se um convite para o leitor fazer sua própria experimentação com o recurso estudado e, após, postar suas experiências na página da editora, aberta para receber os resultados das práticas realizadas.
Na Parte III, O processo de ação na prática, abre-se espaço para reflexão e experimentação, por meio de estudos de casos de uso das tecnologias apresentadas e traz sugestões sobre o tema, em busca de novos conhecimentos e práticas, deixando clara a importância do processo educacional no preparo de profissionais, que atuam e influenciam as mudanças organizacionais e mesmo nas instituições escolares. Por meio de alguns exemplos de práticas que aconteceram em cursos de Pós-Graduação, os autores demonstram a possibilidade de unir informação e comunicação, aprender e ensinar, numa rede de infinitas combinações de práticas educacionais.
Como complementação à leitura do livro e aprendizagem, disponibiliza-se um site de apoio (http://wps.prenhall.com/br_camara_1/) com informações sobre o livro e recursos para o professor e estudantes. O uso do site requer um cadastro prévio no site da editora ou, um contato inicial por e-mail com a editora (cujo endereço encontra-se na Apresentação do livro), para solicitar a senha de acesso.
A intenção dos autores é disponibilizar os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de novas práticas educacionais com os recursos disponíveis na Internet e que podem auxiliar nos processos de ensinar e aprender. Sempre deixando claro que essas práticas podem e devem ser adaptadas a cada necessidade. A proposta pedagógica, por eles idealizada, é feita de forma a facilitar a compreensão e a utilização dos recursos e tecnologias de informação e comunicação em busca de mais produtividade na sala de aula e fora dela fazendo do livro um manual, ou mesmo, um guia prático para professores que desejam ser mais pró-ativos e mediadores de novas formas de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.

Fábio Câmara: é diretor da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (www.sbgc.org.br), é engenheiro elétrico, mestre em Engenharia de Produções pela UFSC e doutorando em Tecnologia de Informação. Professor da disciplina Métodos Quantitativos e Redes Colaborativas.
Gregorio Ivanoff: atua em empreendimentos e redes sociais de pesquisa, desenvolvendo tecnologias e estratégias de organização. É formado em engenharia elétrica e pós-graduado em Cultura de Segurança em Ambientes e Organizações virtuais. É professor em programas de pós-graduação e orientador em escolas de negócios.

Para saber mais sobre os autores:
Fábio Câmara Araújo de Carvalho: http://lattes.cnpq.br/6246893426746803
Gregório Bittar Ivanoff: http://lattes.cnpq.br/3028995977178999


CARVLAHO, Fábio Câmara Araújo. IVANOFF, Gregorio Bittar. Tecnologias que educam: ensinar e aprender com tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR