Os Livros de Ventura

Os Livros de Ventura Bruna Guerreiro

Resenhas - Os Livros de Ventura

Cristine 04/07/2023

O início de uma trilogia inesquecível
Sou fã dos romances da Bruna, e na minha opinião a trilogia Ventura é seu melhor trabalho. Uma obra de amor, pensada e escrita ao longo de anos, e cuja história é intensa e envolvente. Histórias de amor precisam de conflitos e algum suspense, e neste volume, encontramos tudo isso e muito mais. Personagens ricos e complexos, riqueza de detalhes, sem contar a "trilha sonora" (ouça enquanto leia, a playlist está no spotify) maravilhosa.
Recomendo demais esta trilogia. Leiam e se apaixonem.

Maria Júlia 12/06/2022

Gostei bastante do livro! Devorei, li em um dia e pouco. Só achei que a história dos diários ficou meio secundarizada frente aos dramas familiares de Ventura - e foi justamente o mistério dos diários o ponto de que eu mais gostei. Também achei que esse mistério acaba se resolvendo de forma um pouco corrida.

Mas gostei muito :) fazia tempo que eu não terminava um livro rápido assim!

Carolina273 08/03/2022

Sensacional!!!!!!
Estou há dias tentando escrever a resenha desse livro, já estou na metade do segundo...simplesmente não sabia por onde começar. Acho que ainda não sei.
A escrita da Bruna é profunda, é tocante. Ela me alcança em níveis psicológicos que chegam a me preocupar! Eu fico impactada, eu sinto todas as emoções da Ventura...sinto o desespero dos sentimentos dela pelo Alexandre, a paixão pelo Téo, o medo de magoar a mãe dela... é tanta coisa! O mistério dos diários, o mistério do Antônio...tudo se desenrola de forma tão incrível que eu ficava: "é o queeeeeee???"
Um tópico incrível à parte é a trilha sonora, que sempre acompanha os livros da Bruna. Não tenho nem palavras pra descrever...posso começar tentando com "fabulosa"!!!!
Não sou boa em escrever resenhas em si (já fui, hoje estou aposentada), mas se eu puder deixar uma sugestão é: leia a trilogia. Apenas leia. Que história! Que enredo! Que personagens! Que livro! Eu estou profundamente impactada por tudo!

Leila 18/11/2019

Eu contemplando o dilema da Ventura: "Deus me livre, mas quem me dera..."
Em um enredo repleto de reviravoltas a autora Bruna Guerreiro proporciona aos leitores uma montanha russa de sentimentos a capítulo, nos envolvendo assim em uma trama polêmica, visceral e arrebatadora. Acompanhamos a jornada de Ventura, uma mocinha inteligente e talentosa detentora de um caráter excepcional, mas que esconde um segredo que por muitos seria visto como uma mácula irreparável em sua biografia (ela mesma se vê como alguém infame). Ventura está envolta em um polêmico triangulo amoroso, onde de um lado temos o doce, gentil e apaixonante Teodoro e no outro extremo, o viril, intenso e igualmente apaixonante Alexandre. No decorrer da leitura eu sofri de uma ambiguidade de sentimentos, se por um lado estava morrendo de inveja da nossa protagonista por ter a seu dispor dois homens encantadores, em contrapartida sou grata por não ter que ser forçada a escolher entre dois mocinhos tão fascinantes rs E se tudo isso não fosse o bastante, o livro conta com um mistério que nos leva a devorar as páginas em uma ansiedade encontrável para o desvendar. Esse foi o meu primeiro contato com uma obra da autora, mas com toda a certeza não será o último. Guerreiro obsequia aos leitores com um enredo muito bem escrito de história fluída e envolvente, abordando um tema delicado com maestria. E preciso comentar o gosto musical excepcional dela. Tinha momentos que eu não sabia se dava prosseguimento a leitura, ou se abria o Sporty para ouvir as músicas mencionadas por ela. O livro termina com diversos pontos em aberto nos levando a roer as unhas de ansiedade pela continuidade. Ansiosa para iniciar a leitura de "Uma Fonte de Ventura".

Bruna Carvalho 28/10/2019

Um romance diferente de tudo que eu já li!
Ao iniciar a leitura eu já sabia que iria gostar da história. A escrita da autora é envolvente e a história é daquelas que a gente quer por tudo descobrir o desfecho.

Ventura é a personagem principal dessa trama. No início ela é uma moça insegura que esconde seus sentimentos de tudo e de todos, muitas vezes, até dela mesma. Mas essa história muda quando ela recebe alguns diários misteriosos de um português que viveu há muitos anos. Quando ela começa a ler esses diários a sua postura muda completamente, ela se torna uma mulher mais forte e cheia de atitude.

Ventura tem um amor platônico por um colega de serviço, porém ela não assume nada pois ele é noivo. Além disso, Ventura esconde no fundo de seu coração, um amor por uma pessoa que não deveria, um amor que se por acaso se consolidasse significaria a destruição da sua família.

Em certo momento da história, Ventura até reflete, tenho dois amores, mas não tenho nenhum.

Só que a partir do momento que Ventura muda a sua atitude e se torna uma mulher com mais atitude a história começa a mudar e aí nós teremos um romance incrível, diferente de tudo que eu já havia lido e super instigante! O que torna tudo ainda mais incrível é que temos um mistério envolvendo os diários que Ventura recebeu, e durante toda a história nós acompanharemos Ventura na busca por respostas.

Confesso que quando comecei a ler o livro eu me pegava em várias partes do meu dia pensando nessa história, pensando em formas de tudo se resolver no final e quais atitudes Ventura teria que tomar pra tudo ficar bem!

Vi algumas resenhas a respeito do livro e algumas pessoas disseram que o final não foi como elas queriam. Eu gostei muito do final, achei que a escolha da Ventura foi sensata e que ela será muito feliz. Mas tudo pode mudar, pois o livro tem continuação e eu já estou super ansiosa para ler!!!

Então é isso, espero que tenham gostado da resenha.

Isabelle 03/10/2019

[Resenha] Os Livros de Ventura, Bruna Guerreiro
Meu primeiro contato com a obra da Bruna foi exatamente por causa dela. Lembro que ela me disse que não tinha costume de mandar livros para Instagrams/Blogs literários, mas que tinha gostado muito do nosso trabalho e queria mandar um exemplar pra gente. Não é que ela me mandou mesmo. Quase que eu morro! Afinal, não existe nada melhor do que receber livro de graça. Mas claro que vocês sabem que independente de parceria continuo falando o que penso e não tenho limites.
Ventura é uma jovem de 24 anos, trabalha no Museu Português, faz faculdade de Literatura e vive com um sentimento reprimido dentro de si, além da própria confusão. Vive com seu seu cachorro Wagner e seu gato Nietzsche (um deboche puro) em uma casa bonita de 2 andares que transborda conforto através da descrição do texto.
No meio de tudo isso, surge uma caixa no meio do seu quintal com dois livros encadernados e lindos dentro. Lógico que ela fica super confusa e não entende nada daquilo mas decidi fazer o mais óbvio do que se pode fazer com um livro: ler. A partir deste momento há uma sucessão de acontecimentos e a vida de Ventura muda por completo.

"Sabe o que é passar por uma dor e não poder chorar? Como se um bicho mordesse você, arrancasse fora um pedaço da sua perna, mas você não pode gritar, ou atrairá novamente o monstro? Era eu, ali, na casa da minha mãe, com aquele telefone na mão e o coração sangrando, cumprindo a profecia que eu mesma tinha feito dez anos atrás. Perdi. Perdi. Ele não é meu porque nunca foi. E eu nem posso chorar." Página 57

Ao longo do livro fiquei procurando e pensando qual seria o tema central da obra, passei por "amor", pensei muito em "tabu", mas parei e fiquei em "descobrimento". A história não é sobre os amores de Ventura e sua luta por eles, ou o enfrentamento de tabus, mas sim de como ao longo de cada página Ventura se descobre como mulher, como ser humano, se desnudando de seus medos e se abrindo para as possibilidades diante dela.
A protagonista da obra é ela, a mulher confusa que trabalha com documentos no Museu Português. A moça que não se valoriza muito, com uma amiga maluca, um colega de trabalhado lindo e uma história de amor que nunca conseguiu escrever.
Alexandre, o agente de toda a confusão que ocorre na mente da personagem principal, também está sofrendo. Ele é intenso, bonito e proibido. Realmente eu consegui sentir toda aquela intensidade e vontade que ambos sentiam, mas ao mesmo passo que é bonito e angustiante, daquele jeito que faz o coração ficar pequenininho, também percebi que a relação dos dois não era saudável, não por ambos serem tóxicos ou algo do tipo, e sim porque a dor praticamente se equipara com o amor quando eles estão juntos, se tornando um enorme paradoxo. É tipo aquela coisa: "A gente se ama, mas não somos bons um para o outro."

"? Eu não sei o que fazer com você, Nana...Não sei quando te seguro, quando te largo, quando te persigo, quando te deixo paz. Porque não sei quando te faço bem e quando te faço mal. Quando você me quer.." Página 92

Já Téo é o cara "perfeito", aquele para apresentar para a mãe. Tímido, nerd e a coisa mais fofa desse mundo. E sim, apesar de toda a história que Ventura tem com Alexandre, o envolvimento dela com Téo não deixa de ser bonito e com muita química. Só que é claro que aquela intensidade vivida com Alexandre não vai existir na relação deles dois. Porém, ambos são saudáveis um para o outro, sem qualquer sensação de dor e angustia.
No plano de fundo temos os livros e o mistério que os rodeiam. Ao longo que esses mistérios vão sendo desvendados acontecem pontos de virada na vida de Ventura, quase como se um estivesse conectado com o outro.
Por fim, poderia contar que essa história foi minha companheira de viagens de ônibus na ida e na volta da faculdade, onde nos espremíamos nos espaços e ficávamos imersos juntos. Vimos carros, ônibus, motos, bicicletas e gente passar. Assistimos aulas juntos e criamos uma pequena história só nesse vai e vem da faculdade.
Ventura ainda está em processo de descobertas de si, se apaixonando, errando, confusa sobre a existência de Deus (até por isso usa deus com "d" minusculo) e fantasmas. Ela assim como eu, está mudando a cada dia. Só espero que não faça muita merda no próximo livro.

Talita 30/05/2019

Gostei do final mas não era o que eu queria, ainda bem que tem continuação (quem leu vai entender)
Como diz na sinopse Os livros de Ventura conta a história de uma mulher que "recebe" dois diários misteriosos. Como ela é historiadora e trabalha num museu nada mais lógico do que tentar desvendar a história desses livros e de quem os escreveu/enviou.
Enquanto isso ela sofre num triângulo amoroso e dramas familiares.
Vou logo influenciar quem estiver lendo e dizer que já odeio o pai dela.
Agora eu preciso dividir essa resenha em duas partes.
Primeira parte totalmente série e objetiva: Eu sou leitora assídua dos livros da Bruna e me surpreendi com esse novo livro. A narrativa mantém o ritmo musical que é característica da escrita, mas com uma profundidade não explorada nos outros trabalhos da escritora. Certamente isso se deve ao gênero dramático da história. Se alguém espera uma comédia romântica como Catarina ou um hot como O Sangue vai se surpreender. O mistério que envolve os diários é muito bem desenvolvido. No início eu fiquei meio cética, querendo uma explicação lógica, mas a magia e o encanto da ficção não está justamente na liberdade de criar o fantástico?!
Segunda parte sobre o triângulo amoroso e aqui é só sofrência:
A Ventura sofre. Ela tem uma paixão por um colega do trabalho (que é o genro que toda mãe quer) e tem um grande amor que, bom tá nas primeiras 30 páginas então não é spoiler: É O IRMÃO DELA!
Irmão adotivo, vamos repetir esse mantra. Irmão adotivo. Irmão adotivo.
Como essa mulher sofre por esse homi!
Sofri junto com ela contando sobre a adolescência apaixonada. Tadinha.
Gritei para as páginas: esquece esse homem e fica com o colega de trabalho, amiga!
Mas quando o irmão (irmão adotivo, não vamos esquecer) aparece eu entendi porque a Ventura tá apaixonada e fiquei apaixonada também.
QUE HOMEM!
Oh sofrência!
Ansiosa pela continuação. Pra saber mais sobre os diários e pra ver meu ship ficar junto (tenho fé!)
Bruna 30/05/2019minha estante
Maldito Skoob que não pode compartilhar

Talita 30/05/2019minha estante
HAHHAAAAHAHAHAHAHAHA