Discursos Edificantes em Vários Espíritos – 1847

Discursos Edificantes em Vários Espíritos – 1847 Søren Kierkegaard

Resenhas - Discursos Edificantes em Vários Espíritos – 1847

Kaique.Nunes 12/02/2019

Este livro é um compilado de 10 discursos tematicamente teológicos de Søren Kierkegaard. O livro é dividido em 2 partes, onde os 3 primeiros discursos estão dentro de uma seção chamada de “O que aprendemos dos lírios do campo e das aves do céu”, e a segunda seção composta pelos outros 7 discursos sob o nome de “O evangelho dos sofrimentos”.

O primeiro comenta sobre Mateus 6:24, o Sermão da Montanha, no qual reflete sobre a grande glória em se contentar em ser humano e cofiar em Deus, tendo os conceitos de silêncio, obediência e alegria como as três coisas que podemos aprender inconscientemente com o lírio a ave.

O silêncio ensinado pelo lírio, é um saber calar, para que o próprio homem possa escutar quando não está agitado, ou seja, quando está presente em si mesmo. A obediência é o desfrutar do instante, incondicionalmente despreocupado com o suceder do tempo. E a partir desses dois pode-se ter a alegria, pois, neste presentismo, ou a vivência do instante, não existe o anseio do amanhã. Kierkegaard se apoia na primeira carta de Pedro: “Lançai toda a vossa ansiedade sobre Deus”.

O segundo é voltado sobre o valor positivo do sofrimento. Kierkegaard é um psicólogo do espírito, e seus textos são direcionados aos homens ansiosos, angustiados, aflitos, preocupados, sobrecarregados. O autor busca nos mostrar como o evangelho promete alegria em meio a tanto sofrimento.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/