Crônicas da Mooca

Crônicas da Mooca Mino Carta

Resenhas - Crônicas da Mooca

Gláucia 07/05/2012

Crônicas da Mooca - Mino Carta
Gosto de conhecer a cidade onde moro e esse tipo de livro, que traz pequenas histórias de sua gente me ajuda a entender um pouco a grande São Paulo. Mas esse me decepcionou, o livro parece ter sido escrito apenas para quem conheceu as pessoas que nele aparecem. Por serem "anônimas" para grande parte dos leitores deveriam ter sido descritas com mais detalhes. Os fatos parecem ter sido jogados ao acaso e não narrados. Faltou carisma.

Avulsilidades 29/01/2016

Crônicas da Mooca
"A tolerância, em primeiro lugar, regia a vida na Mooca e no Brás e, de noite, homens de camiseta levavam cadeiras para as calçadas e trocavam palavras entre uma porta e outra[...]"

A Mooca é um bairro cativante, com moradores apaixonados e uma história relevante; no livro "Crônicas da Mooca" somos apresentados à Mooca do início do século XX, seus moradores e algumas de suas histórias. Vemos um bairro muito diferente do de hoje, mas com pessoas corajosa, sonhadoras e trabalhadoras, que construíram não só o bairro, mas ajudaram no crescimento da cidade.

Mino Carta nos mostra uma Mooca onde trabalhadores se reuniam nas calçadas a noite, e torciam por seus times de várzea aos finais de semana, conhecemos migrantes trabalhadores que se esforçaram para ter uma vida melhor longe da guerra e de suas consequências mesmo com a saudade creste com a distância de sua terra natal; imigrantes que não abandonaram suas raízes, mantendo suas tradições.

Vemos o desenvolvimento chegar ao bairro, com a construção do hipódromo e como consequência alguns anos depois a chegada dos bondes à região, que traziam os senhores do café para o local; vemos os primeiros automóveis andando por ruas hoje tão concorridas e também a história de imigrantes que conseguiram vencer no país que os acolheu.

"Creio, ao certo, que no curto suspiro de cem anos, a Mooca se tenha credenciado a uma lembrança saudosa, embora nem tudo que nela aconteceu a mereça. A saudade, no entanto, é assim mesmo."

Ganhei o livro de presente e gostei bastante, mas a leitura pode ser um pouco confusa e cansativa para quem não conhece o bairro, pois conta histórias muito específicas; ainda assim recomendo a leitura para todos apesar dessa ressalva.

site: http://avulsilidades.blogspot.com.br/2016/01/resenha-cronicas-da-mooca.html