Copywriting

Copywriting Paulo Maccedo

Resenhas -

Nelson.Paliarussi 28/01/2024

Leve e didático
Terminei neste domingo a leitura de "Copywriting", do Paulo Maccedo. É um livro interessante, que traz uma abordagem leve e direta sobre a escrita publicitária

Mais do que técnica de redação com pegada comercial, o livro traz uma visão interessante sobre o contexto em que um copywriter está inserido - saber onde está e o que está acontecendo é crucial pro conteúdo corporativo ganhar fôlego e conquistar o público.

O livro traz bons direcionamentos para os profissionais da escrita publicitária, sobre produção de conteúdo e métodos de venda.

Após terminar a leitura, fiz um paralelo com trechos de um podcast que havia escutado pela manhã, que abordou o storytelling como produção de conteúdo e posicionamento corporativo. É similar com o que o jornalismo prega e com o que aplico na minha rotina como redator: uma história deve ser contada do começo ao fim, com crivo e segurança de uma apuração correta. É uma estrutura de informação que vale pro interesse público, pra publicidade ou marketing direto - é feita pra encantar, e não ludibriar. ou seja: o seu conteúdo pode ensinar, entreter e informar com o objetivo de vender, mas não pode enganar.

No livro há aspectos para discordar também, e ainda bem. Visões diferentes elevam a aprendizagem, o que na minha opinião é a força motriz no desenvolvimento profissional.

Recomendo a leitura.

Aline Dias 05/12/2023

Precisa ser lido ?
Pra quem hoje precisa desenvolver seus processos de vendas precisa dessa leitura, um livro claro, cheio de exemplos, cases e amostras de campanhas de vendas.
Super válido, leiam !

ComeceComLivros 05/09/2023

Recomendo.
A ideia principal é que você deixe esse ímpeto de querer copiar modelos prontos e comece a desenvolver a mentalidade do copywriter e o livro te conduz a isso. Livro básico pra quem quer aprender copywriting.

Mirla.Trogillo 13/07/2023

Achei esse livro muito bom.

Cheio de bons insights e numa linguagem bastante fácil para que todos consigam não só entender, como inclui-se ele na nossa vida.

Podem ser e senoide que seja físico melhor ainda.

Eu li pdf mas vou ter que comprar o físico.

José Redson Sena Vital 24/06/2023

Copywriting
O autor e escritor traz no início do livro nada mais nada menos do que uma história bonitinha e sobre as origens do " copywriting" e sobre Claude Hopkins um  grande e requisitado redator que vendia " Literalmente gelo a esquimó" mediante as suas grandes ideias criativas

Paulo Macedo na segunda parte do livro onde menciona " fundamentos " ele traz uma abordagem de como montar um artigo, um livro ou mesmo uma newsletter, gasta o que equivale a 5 página para esmiuçar algo que poderia ser respondido com " Para quem eu vou vender" sabendo o seu público,  Como apresentar o produto, por vários meios mas focando em usar as palavras corretas e "quanto as pessoas estão dispostas a pagar "

Em mais uma parte do livro, na seção de abordagem o autor/escritor trata um pouco sobre como devemos e podemos abordar um cliente porque temos meros segundos para concluir uma venda ou criar uma conexão, precisando entender para quem ou como vamos criar um vínculo em segundos

Na parte de " ANTECEDENTES" O autor traz em sua narrativa o modo como devemos abordar os clientes em nosso artigo, depoimento ou história e também e não menos importante deu início ao curso de como fazer uma redação, e por incrível que pareça esse livro é o manual de tirar uma nota boa em uma redação.

Na parte de elementos o autor traz uma simplesmente abordagem de como vender algo, e como devemos criar algo persuasivo para as pessoas que irão ler

E traz na parte de" RAIZES" toda as técnicas necessárias que é necessário para persuadir alguém.

Na minha opinião é um livro muito bom para escrever textos persuasivo, não lhe enche de anetodas que ligam o nada a lugar nenhum e não menos importante lhe ensina a crescer nas redes sociais, entrou no meu top de livros favoritos, está longe do top 10, mas está bem próximo.

Vou usar esse livro sempre que quiser escrever um copywriting de vergonha porque acredito que valha a pena, e o mais incrível Paulo Macedo é um escritor nacional.

ketlenaires 29/03/2023

Não entendo todo aue
Um livro qualquer sobre escrita para vender.
É um apanhado de frases de efeito, métodos de outros estudiosos da área, referências e "how to do" que para alguém leigo na área sem orientação pode ser levado muito ao pé da letra e para alguém com um conhecimento já é raso.
Além disso o livro aparentemente é feito de homens para homens já que o autor adotou o masculino em todo o texto e não cita nenhuma mulher da área. Não me senti acolhida em momento algum.
Raramente descarto a leitura de um livro, mas um curso curto e gratuito em muitas plataformas passam o mesmo conhecimento com arquivos e planilhas contidas nesse livro.

Henrique.Delgado 15/03/2023

Muito prático
Livro que vai direto ao ponto, tecjicas e soluções reais, tem mais post-it que páginas o meu. Super recomendo.

Dressano 09/03/2023

Cara, que livro fod*!
Bom, eu ja conhecia sobre copywriting antes de ler e ja estava estudando, pois tenho objetivo de seguir na área e por isso decide comprar o livro. Falando sobre livro, ele possui uma linguagem de fácil entendimento, da diversos exemplos, te entrega tudo mastigado e tudo que é citado no livro ele explica minimamente! Independente se vc ja entende de copywriting ou se vc é novo no assunto eu indico esse livro. Todos que planejam de certa forma seguir nesse ramo, seja como redator ou vender algum produto e planeja estudar copy p isso devem ler esse livro; Fiz anotações o livro inteiro e mesmo depois de ler tenho certeza que vou consultar ele dezenas de vezes, é minha bíblia de copywriting. 5 estrelas sem duvidas

Paulo 28/02/2023

Material essencial para quem é publicitário
É uma ótima ferramenta para ajudar nas construções de textos persuasivos. Eu indico pra quem trabalha com marketing e vendas. Ele consegue entregar pra ti mastigado como chamar atenção de clientes com textos simples e que dão resultado. Talvez esse seja o livro mais importante para o departamento comercial. Poder ser aplicado em e-mails marketing, anúncios patrocinados e conteúdos orgânicos, como blog por exemplo.

Lu Lu Lu 25/02/2023

Bom, mas?
Parece que todo ?marketeiro? medíocre usa essas dicas? a questão eh que acho que interpretam muito literalmente e/ou so leram um capitulo ?

Ana 26/09/2022

Meio coach...
É uma leitura interessante, tem capítulos curtos e aborda temas que, no geral, fazem parte do dia do copywriter, mas não é nem de longe a melhor leitura sobre o assunto. A linguagem muito coach me incomodou, bem como a maioria dos exemplos que achei bem preconceituosos em diversos níveis (machistas no mínimo). Poderia ser melhor se o autor usasse uma abordagem mais humanizada e abrisse mão, pelo menos um pouco, de vender o próprio peixe para falar sobre copywriting.

Luana 27/08/2022

?Um verdadeiro guia para os copywriters
?O livro pode ser usado como consulta, quando estiver em dúvida sobre algum tema de copywriting em específico.

Os títulos dos capítulos são bem diretos e facilitam essa busca. É um guia também de indicação de outros livros valiosos para os copywriters.

?Gostei do autor ter trazido a história de grandes publicitários do passado.

?A leitura acontece de forma bem fluida.
Recomendo e pretendo ler outros livros do mesmo autor e os recomendados por ele no guia de leitura.

Stela 14/08/2022

Este livro é ótimo para quem está iniciando estudos sobre copywriting. Acho que escolhi o livro certo para iniciar o aprendizado sobre esse assunto. Tem muitos termos introdutórios e táticas para escrita persuasiva. Muito bom!

JP Scofield 12/08/2022

Sobre Copywriting
Copywriting aborda sobre toda a questão da técnica secular. Desde sua criação até estruturas essenciais para ter uma copy que converte. Quer entrar no mundo da copy? Esse livro é pra você.

A escrita é leve e muito divertida, o autor consegue com proeza significante escrever de uma forma técnica o bastante pra não faltar informação e divertida o bastante para não se tornar chata a leitura.

Eu já sou copywriter, mas ler de novo sobre o básico faz a gente ter alguns insights muito bons, e esse livro me fez ter alguns bons insights.

A divisão das páginas não é cansativa, é bem dinâmica e fácil de entender o que ele está falando em cada parte.

Cheio de conteúdo e entregue de uma forma simples, indico completamente.

Julia.Roloff 27/04/2022

Ideal para iniciantes.
Pra quem tá começando, é uma ótima forma de conhecer tudo sobre o Copywriting. É mais como um apanhado geral e é bem bom pra introduzir novos profissionais no mundo do marketing.

Você vai conhecer os principais termos, as principais métricas, os principais nomes do Copywriting e etc.

Para quem já trabalha a mais tempo no ramo, não vai ter muita novidade.

Paulo Macceto é um profissional incrível, e constrói muita autoridade com o livro dele. Quem não conhece muito sobre gatilhos mentais não vai entender a genialidade dele em muitos momentos do livro.

Vale muito a pena e recomendo pra todo mundo que tá começando nesse mercado, até mesmo quem não planeja trabalhar diretamente com escrita.