O homem ridículo

O homem ridículo Marcelo Rubens Paiva

Resenhas -

Antonio Maluco 09/04/2024

Mulheres
O livro conta com várias histórias de personagens que são homens e mulheres vivendo entre si em relacionamentos amorosos.

Fabio 26/08/2022

Leve e divertido!
Fiz as pazes com as crônicas e contos do Marcelo com esse livro. Antes deste, eu li "As fêmeas" que não vingou para mim. Li aos trancos e barrancos, apesar de amar a escrita do Marcelo e ter quase todos os livros dele.

As histórias deste livro são leves e despretensiosas. Eu procurava ler sempre depois do almoço para dar uma relaxada e fui lendo aos poucos, sem tentar "maratonar" a leitura. Acredito que livro de crônicas e contos não é algo para ler de uma vez só, encaro como intervalo de leituras e esse livro é ótimo para isso, já que são histórias curtas.

O livro é leve, divertido e engraçado. A forma despretensiosa, leve e objetiva que o Marcelo escreve segue sendo o ponto alto das suas histórias. É como se um amigo tivesse te contando uma história. Como esse livro busca narrar situação cotidianas, esse ar de "conversa" fica ainda mais forte.

Mawkitas 10/12/2021

Leve e um pouco senso comum
É uma dessas coletâneas de crônicas e contos leves, curtos. Livro que se lê em uma sentada. Algumas crônicas funcionam melhor que outras, mas suponho que isso seja o óbvio sobre qualquer reunião de textos. Na minha opinião alguns estereótipos contemporâneos foram repisados, algumas generalizações foram feitas e tudo mais, mas continua sendo uma leitura agradável. Há alguns pontos altos, uns dois ou três textos que se destacam.

Thamiris60 23/05/2021

Eu sempre gostei muito dos livros do Marcelo Rubens Paiva, sempre uma leitura leve e agradável. "O homem ridículo" é um livro de contos e crônicas, você lê que nem percebe. Muito boa a leitura!

Renato 20/05/2021

Leveza
Sou suspeito para falar do Marcelo Rubens Paiva. Sou muito fã!
Recomendo o livro, é uma leitura leve, despretensiosa. Alterna entre crônicas regulares e outras interessantes.

duchessfinch 17/03/2021

Fazia algum tempo que eu não lia um livro de crônicas e fiquei super empolgada em ler o Marcelo, mas acabei me decepcionando em termos de escrita e fluidez. No mínimo, somente o último conto me fez sentir algo, fora algumas citações em contos específicos. De modo geral, é legal para passar o tempo. Poucas reflexões, situações um pouco adversas e estereótipos de gênero.

Marquesca 30/04/2020

A escrita dele me encanta
Ahhh o que falar sobre ele =) meu queridinho que amo, mas tipo amo muito a escrita. Ele me ganhou com Manu de Bicicleta e depois disso passei a ler tudo que ele escrevia. A forma como ele escreve e tão envolvente e mais parece que estamos em um bar tomando uma breja e conversando sobre as coisas da vida. Bom voltando ao livro, muitas das crônicas eu já conhecia por acompanhar ele, mas é sempre bom relembrar a forma como ela usa a fluides e criticas bem profundas sobres as coisas, que confesso que te faz pensar sobre determinado ponto de vista.

Jujuba 05/03/2020

Textos leves e divertidos, de leitura rápida.
Muitas vezes através de diálogos entre os personagens, relata as situações que nos deparamos e também em relacionamentos.

Me identifiquei com o texto "A garota de preto":
"Ela é ambiciosa, trabalha demais, em mais de um emprego, pensa em dez coisas ao mesmo tempo, procura conciliar a organização do lar com a de fora dele (...)
Metade dela sofre o descarte para a outra parte florescer"

06/01/2020

Marcelo Rubens Paiva revisita e modifica textos para fazê-los cumprir o politicamente necessário
Homens podem escrever bem e realisticamente sobre mulheres? Podem. Mas nem todo homem. Marcelo escreve bem, sim, e acredito que não seja pelo fato de ser o caçula com três irmãs mais velhas. É porque está aberto a mudanças, ouve e observa a nova onda do feminismo sem julgamento prévio, tanto é que ele diz que não existe "politicamente correto", mas sim "politicamente necessário".

Resenha completa no link.

site: https://ambrosia.com.br/literatura/resenha-o-homem-ridiculo-de-marcelo-rubens-paiva/