Bíblia Sagrada - Letra Extragigante

Bíblia Sagrada - Letra Extragigante Deus

Resenhas -

z..... 01/01/2022

Almeida Revista e Atualizada (2a. Ed - Letra Extragigante, 2009)
01/01/2022
Novo ano, novas oportunidades, novas histórias, renovo na leitura da Palavra do Senhor. Escolhi a Almeida RA, novamente no propósito de 4 capítulos diários para leitura anual em 2022, se o Senhor o permitir. Aproveitemos essa benção estendida a todos nós!
Não pretendia começar por Gênesis, mas como o I Trimestre da EBD vai estudar o livro, vamos a ele.
Em frente amigos, mergulhemos no mar dadivoso das Sagradas Escrituras.
A edição em letra extragigante é super confortável para leitura!

13/01/2022 - Fim da leitura de Gênesis, o início de tudo. Criou Deus o pecado? Não, este era possibilidade, que concretizou-se na escolha por ele no livre arbítrio concedido por Deus aos seres celestiais e ao homem. O Senhor deu a possibilidade de escolha.

24/01/2022 - Fim da leitura de Êxodo.
Somos tendenciosos à crítica ao vermos a história de um povo que testemunhou e experimentou coisas extraordinárias, mesmo assim muitos foram capazes de esquece-las quase que sem esforço (leia-se fé em Deus). A história se repete, quando também nos esquecemos de Deus e o trocamos pelas ofertas mundanas.

01/02/2022 - Término da leitura de Levítico.
"O fogo arderá continuamente sobre o altar, não se apagará" (Levítico 6:13)

15/02/2022 - Fim da leitura de Números
"Então Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela." Números 13:30.
Disposição que agradou a Deus, em Josué e Calebe, de fé em Deus na mensagem proclamada para o povo temeroso de dificuldades na terra prometida.

28/02/2022 - Terminei Deuteronômio e assim finalizei o Pentateuco. Vou deixar em registro algo que não tinha prestado atenção, sobre a benção de Deus para Israel no que se refere as 12 tribos.
Em Gênesis Jacó dá benção profética aos filhos e, consequentemente, suas descendência. No final de Deuteronômio é Moisés quem abençoa profeticamente as 12 tribos.
Deus tem bençãos para todos, mas individualmente, Simeão não ficou com nenhuma promessa específica.
Jacó amaldiçoou a ira dele por ter feito barbárie, junto com Levi, contra o povo de Siquém, depois de terem estabelecido acordo. Havia motivações, mas agiram em segredo, sem comum acordo e sem consulta a Deus.
Moisés, em sua oração profética, não citou Simeão e profetizou benção para Levi.
Acredito que Simeão herdou a benção coletiva dada para Abraão e as gerais que Moisés profetizou para o povo, como em Deuteronômio 28.

09/03/2022 - Terminei Mateus
"Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo". (Mateus 24:13)

14/03/2022 - Fim da Leitura do Evangelho de Marcos
"Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". (Marcos 10:45)
Deixo em registro essa passagem por exprimir o pensamento comum sobre esse Evangelho, de ser sucinto, notando-se a obra de Jesus como Servo, em que entregou sua vida para resgatar o pecador.

27/03/2022 - Fim da leitura do Evangelho de Lucas.
Deixo Em registro Lucas 19:10, que fala sobre missão do Filho do Homem. Segundo estudos, Lucas foi escrito no contexto da cultura grega (basta ver no início que foi direcionado inicialmente a um grego) e assim exalta a percepção de quem seria o homem Jesus. É o Filho do Homem, o homem perfeito, que cumpriu todo o necessário para trazer a salvação.
"Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido" (Lucas 19:10).

02/04/2022 - Fim da leitura do Evangelho de João.
Deixo em registro João 1:1, que mostra a divindade de Jesus, assunto em destaque no livro.
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verboera Deus".

06/04/2022
Terminei a leitura da Carta aos Hebreus. Estamos estudando-a esse trimestre na EBD e as aprendizagens são edificantes. A carta exalta a Jesus, como cumprimento de várias simbologias que haviam no Antigo Testamento, chamadas de sombras em paralelo a Jesus. O Senhor Jesus ê maior que os anjos (no sentido de revelador da mensagem de Deus), é maior que Abraão e Moisés, é o Sumo-Sacerdote perfeito, o Criador e Sustentador do universo, o esplendor da Glória de Deus, o Autor e Consumados da fé, Nele cumprindo-se o que criam e esperavam vários personagens do Antigo Testamento.
"...sendo Ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas..."
(Hebreus 1:3)

01/05/2022
Terminei a leitura de Jó.
"Eu te conhecia só de ouvir,
mas agora os meus olhos te veem."
(Jó 42:5)

17/06/2022 - Fim da leitura de Salmos. Louvado seja o Senhor! \0/

18/06/2022 - Leitura da Carta de Tiago.
Aprendi recentemente que o nome Tiago corresponde a Jacó (esse seria o nome numa tradução mais literal, com os dois discípulos de Jesus sendo chamados de Jacó, filhos de Alfeu e de Zebedeu, bem como ser esta a Carta de Jacó). Tiago resultou de tradução de Jacó (hebraico) para o grego, depois para o latim e depois "aportuguesamento".

26/06/2022 - Terminei Josué.

04/07/2022 - Fim da leitura de Juízes. O libro termina em drama sociológico e espiritual impactantes. O último versículi diz que cada um fazia o que achava mais reto e no capitulo anterior vemos guerra civil que quase aniquila uma das tribos (Benjamim). Culpa do desapwgo e rebeldia à Palavra de Deus.

05/07/2022 - Leitura de Rute. Que benção encontrar alguém que nos ame, verdadeiramente, na alegria ou na tristeza, na tribulação ou na bonança. Assim foi na amizade de Rute com sua sogra Noemi.

13/07/2022 - Fim da leitura de l Samuel.
"Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1 Samuel 17:45)
De férias em Brasília...

18/07/2022 - Fim da leitura de 2 Samuel.
Uma busca que fiz a parte foi comparativos entre 1 Samuel 17 e 2 Samuel 21, que referem-se à morte do filisteu Golias. Alguns usam a passagem para querer mostrar contradição bíblica, pois no primeiro livro Davi derrotou Golias e no sefundo diz que El Hanã também matou Golias. Oras, basta ver que são épocas e pessoas diferentes. A história de Davi ocorreu no reino de Saul e a narrativa em 2 Samuel 21 refere-se aos famosos guerreiros de Davi quando este havia se tornado rei (El Hanã foi um dos guerreiros famosos, chamados também de Valentes de Davi). Havia costume entre os filisteus de manter o nome de seus destacados guerreiros, mantendo-se a fama, o que aconteceu com o Golias de 2 Samuel. Tão simples e o povo faz polêmica...
Leitura em Brasília.

27/07/2022 - Fim das leituras de 1° e 2° Reis. Tão perceptível a queda de inúmeros reis, por más escolhas, desviando-se do caminho do Senhor... Ai de nós, numa geração em que o certo é chamado errado, e o errado é tido como certo. Tal qual para Israel, consequências desastrosas para nossas vidas também...
Leituras em Brasília...

03/08/2022 - Fim da leitura de 1 Crônicas.
"Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos."" (1 Crônicas, 29:11)

15/08/2022 - Término de 2 Crônicas.

19/08/2022 - Terminei Esdras
"Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para ensinar em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças."
(Esdras, 7:10)

23/08/2022 - Terminei Neemias.
"Tu, só tu, és Senhor; tu fizeste o céu e o céu dos céus, juntamente com todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela existe, os mares e tudo quanto neles já, e tu os conservas a todos, e o exército do céu te adora."
(Neemias, 9:6)

25/08/2022 - Findei Ester.
Ester 8:9, o maior versículo da Bíblia..

07/09/2022 - Terminei Provérbios.
"Melhor é o pouco, havendo justiça, do que grandes rendimentos com injustiça." Provérbios 16:8.

12/08/2022 - Terminei Eclesiastes.
"Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra; mas um só pecador faz grande dano ao bem." (Eclesiastes 9:18)
O perigo da insensatez...

14/09/2022 - Terminei Cantares

03/10/2022 - Terminei Isaías.
"Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra". Isaías 1:19

12/10/22 - Findei o livro de Jeremias.
"Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor."
(Jeremias, 17:7)

13/10/2022 - Lamentações de Jeremias.
"A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele."
(Lamentações, 3:24)

23/10/22 - Fim da leitura de Ezequiel.

26/10/22 - Terminei Daniel.
"Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque são dele a sabedoria e a força." (Daniel 2.20)

30/10/22 - Terminei Oséias.
"Tu, pois, converte-te a teu Deus; guarda a benevolência e a justiça, e em teu Deus espera sempre." (Oséias, 12.6)

31/10/22 - Leitura de Joel.
São apenas 3 capítulos, mostrando esperança renovando-se no arrependimento e volta ao Senhor diante de adversidades ferrenhas.
Tem versículo muito conhecido, como inspiração às lutas cotidianas: "...diga o fraco: Eu sou forte". (Joel, 3.10b).
Louvado seja Deus pelos 505 anos da Reforma Protestante rememorado hoje! \0/

02/11/22 - Amós.
"Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos exércitos, estará convosco, como dizeis. (Amós 5.14)
Há vida, uma nova, ressurreta, vitoriosa e transformada vida, somente através do Senhor.

04/11/22 - Obadias e Jonas.
"...Ao Senhor pertence a salvação!" (Jonas 2.9b).
Dois livros proféticos curtos, vendo-se a reprovação do Senhor ao pecado do povo e mensagem de restauração diante de mudanças de atitude.

05/11/22 - Miquéias.
"Ai daqueles que nas suas camas maquinam a iniquidade e planejam o mal! quando raia o dia, põem-no por obra, pois está no poder da sua mão." (Miquéias 2.1)
...16 anos hoje que o pai partiu...

11/11/22 - Naum a Malaquias, fim da leitura do Antigo Testamento.
Ano que vem, se o Senhor permitir, quero ler alguns dos Profetas Menores na edição da Bíblia de Jerusalém, pois tem várias notas curiosas para aprendizagens.

18/11/22 - Término da leitura em Atos dos Apóstolos.
"Respondeu Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me ouvem, se tornassem tais qual eu sou, menos estas cadeias." (Atos 26.29)

22/11/22 - Findei Romanos.
"Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Romanos 1.16)

30/11/22 - Feriado e leitura final em l e ll Coríntios.
"Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco." (2 Coríntios 13.11)
Para pesquisar: 2 Coríntios 11.6 (qual o contexto do versículo? Paulo não era dado a falar? O que sigfnifica? Alguma dificuldade pessoal? Como pessoa não dada e com dificuldades de falar em público, que sou, gostaria de entender...).

01/12/22 - Leitura da Carta aos Gálatas.
"Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada." (Gálatas 2.16)

03/12/22 - Efésios
No capítulo 6 a passagem sobre a Armadura de Deus é sempre edificante e uma de minhas preferidas.

06/12/22 - Leitura final em Filipenses e Colossenses
"A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações." (Colossenses 3.16)

10/12/22 - Leitura final em l e ll Tessalonicenses
"Vós, porém, irmãos, não vos canseis de fazer o bem." (2 Tessalonicenses 3.13)

12/12/21 - 1 Timóteo
"Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas." (1 Timóteo 6.12)

13/12/22 - 2 Timóteo
"Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Timóteo 2.15)

14/12/22 - Tito e Filemon
"Assim pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo." (Filemon 17)
Que belo exemplo de amizade o apóstolo Paulo nos dá!

15/12/22 - 1 Pedro
"Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, façais emudecer a ignorância dos homens insensatos" (1 Pedro 2.15)
Vou deixar em registro também, para busca de elucidação, o versiculo 4.3, onde o apóstolo Pedro fala de certos pecados que estavam em prática no mundo: o que são borracheiras (ou borrachices conforme vi em outra edição)?
Obs: em 19/12 pesquisei consultando outras Bíblia e o sentido das palavras é de orgias. A terceira edição atualizada da JFA (publicada em 2017) já traz a tradução facililitada como bebrdeiras. Essa presente edição é a segunda atualizada JFA.

16/12/22 - 2 Pedro
"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se." (2 Pedro 3.9)

20/12/22 - Terminei 1, 2 e 3 João, epistolas maravilhosas. Considero 1 João uma inteodução ao discipulado.

22/12/22 - Carta de Judias
O versículo 14 cita Enoque e muita gente acredita que o livro de Enoque deveria ser canônico. Ledo engano, é um livro apócrifo, cheio de heresias, não escrito pelo Enoque bíblico. O fato da citação é apenas referência a uma cultura do contexto, não certificação de canonicidade. O canon bíblico teve parâmetros bem definidos nos primeiros séculos. A Bíblia cita outros livros no Antigo e Novo Testamento, mas não significa aprovação deles.
Esse ano falhei na meta de ler esse polêmico livro de Enoque, mas ano que vem, o Senhor permitindo, vou cumprir a meta e satisfazer a curiosidade

31/12/22 - Leitura final de Apocalipse.
"Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." (Apocalipse 22:14)
Graças a Deus! Outro ano vivido, mais uma leitura bíblica completada. Com essa resenha iniciei o ano e com ela termino no Skoob. Grato a Deus por dar como companhia sua abençoada Palavra. Venha 2023 com novas histórias e a comunhão com Deus a cada dia, na certeza da melhor das escolhas. Grato a Deus por 2022!
Feliz ano novo!