A Fantasmagórica Noite de Hugo Bertrand Santini

Resenhas -

douglaseralldo 11/03/2019

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE A FANTASMAGÓRICA NOITE DE HUGO, DE BERTRAND SANTINI OU OS FANTASMAS SE DIVERTEM
1 – Entre fantasmas, zumbis e vilões ambiciosos, A Fantasmagórica Noite de Hugo é uma onírica narrativa em que o real e imaginoso se encontram num ritmo alucinante e numa noite literalmente eletrizante. Uma divertida e reflexiva aventura juvenil para todas as idades;

2 – Ainda que com pouca relação com a estrutura dramática, a fantasia de Bertrand Santini está dividida em três atos (que sem prejuízo algum poderiam ser chamados de partes) que na soma de suas partes narram de forma linear a estranha experiência (e quiçá tenebrosa e cheia de aventuras) do garoto Hugo no espaço de tempo de uma noite, e quando as fronteiras do real de da fantasia entrecruzam-se;

3 – O jovem hugo vive numa bela propriedade ao sul da França com seus pais, uma famosa escritora aparentemente inspirada em J. K. Rowling e o pai, um botânico idealista que descobre uma planta aparentemente extinta. Nesse local e moradia idílica o dia (ou melhor) a noite de Hugo acaba sendo invadida pelo elemento fantástico num plano fosco que não sabe-se bem se nascido dentre os zumbis desejosos por irromper a superfície, ou pela ambição dos homens cujos olhos do lucro brilham com a descoberta de petróleo na propriedade. Ao fim, talvez possamos crer que seja a soma dos dois;

+: http://www.listasliterarias.com/2019/03/10-consideracoes-sobre-fantasmagorica.html

site: http://www.listasliterarias.com/2019/03/10-consideracoes-sobre-fantasmagorica.html

Milena @albumdeleitura 04/04/2020

A Fantasmagórica Noite de Hugo
"Não é prudente deixar os seres imaginários se instalarem à vontade na realidade. A razão, às vezes, corre um sério perigo se não conseguir diferenciar esses seres de sonhos, como demonstram as guerras travadas desde os tempos remotos em nome de personagens que nunca existiram."

Hugo vive com os pais em Monliard, na França, desde que nasceu. A famosa escritora Helena e o conceituado botânico Romano Grimmons decidiram comprar essa propriedade que se estende por quase mil hectares e cujo território ainda preserva vestígios de uma antiga civilização, a fim de oferecer ao filho uma vida calma e discreta.

O que sequer poderiam imaginar era que este refúgio de paz se tornaria um grande pesadelo após a descoberta de petróleo na região. A única coisa capaz de frear a ambição dos empresários, ávidos pelo lucro, é o surgimento de uma espécie extremamente rara de flor nos arredores de um antigo cemitério, localizado na colina da propriedade. Isso basta para manter o local como uma área protegida e de exploração proibida.

No entanto, na véspera de seu aniversário de 12 anos, uma tragédia acontece: Hugo é perseguido por um homem misterioso e acaba morrendo. É assim que a aventura começa; pois o menino descobre que o cemitério de sua propriedade abriga mais que simples cadáveres.

Os fantasmas dos antigos moradores acolhem sua alma e provam que a morte pode não ser tão ruim assim.

"Quanto mais aceitava a ideia da morte, mais tinha o sentimento de que sua história havia acabado de começar."

Diante do bem e do mal, em sua fantasmagórica noite, Hugo vai sobrevoar a região nos braços de um fantasma em uma aventura eletrizante entre o céu e a terra e entre a vida e a morte. Porém, não serão apenas com essas divertidas e rabugentas criaturas que ele irá se deparar nesta jornada, mas também com perigosos e astutos zumbis e um plano ardiloso que coloca sua família e seus amigos fantasmas em perigo.

Será que Hugo conseguirá salvá-los e descansar em paz?

Ambientada no sul da França e dividida em três atos, A fantasmagórica noite de Hugo é uma narrativa onírica na qual o autor coloca em pauta as convicções a respeito da vida e da morte, explorando a natureza dos sonhos e testando o raciocínio do leitor a cada página, através de um enredo sobrenatural, astuto e surpreendente, com pitadas de humor e reflexão.

A narrativa é extremamente ágil e o desfecho gratificante. É o tipo ideal de livro para ser lido em uma tarde só. Aventure-se ao lado de Hugo nessa fantasmagórica noite e tenha uma experiência inquietante e mágica!

" - Se você acreditar com bastante força nos seus sonhos, eles se tornarão realidade!"

site: https://www.instagram.com/p/B8CRfSmjuZf/

skuser02844 27/07/2020

Apesar de extremamente curto traz algumas reflexões importantes sobre vida, morte e amor

Tati- Leitora 06/09/2021

Uma história super fofa e gostosa de se ler. Confesso que no final eu fiquei um pouco perdida porém a história é muito bem escrita. O autor conseguiu com muito cuidado falar sobre a vida e a morte e eu gostei de cada segundo.

isabele23 22/12/2021

uma leitura rápida, mas impactante.
adorei a história e a forma com que ela foi escrita, vale muito a pena.

Maria Wanessa 24/02/2022

Humor e terror no mesmo lugar
Mais um livro que favorite esse ano. É um livro bem rápido de ser lido, bem fluído.
No início achei uma pegada meio Monteiro Lobato (que apesar de criticar bastante hoje, fez parte da minha infância), depois surge várias críticas sociais que não estamos acostumados a ver em qualquer lugar. Tem bastante fantasia e o protagonista é super criativo. A leitura é daquelas que dá vontade de sempre saber o que vai acontecer em seguida e tem um plot twist bem curioso.

dud4books 18/06/2023

A Fantasmagórica Noite de Hugo
"Desde que nasceu há doze anos, Hugo viveu com os pais em uma bela propriedade no sul da França. Recentemente, encontraram petróleo na propriedade e será uma questão de tempo até começarem a perfuração. Mas o pai de Hugo descobre, perto do cemitério da colina, uma espécie extremamente rara de flor, só não sabia Hugo, que uma noite antes de seu aniversário poderia mudar tudo." Escrito por Bertrand Santini, o livro traduzido do francês tem aquela pegada melancólica mas ao mesmo tempo com uma leitura rápida que te prende. Adorei o livro pois ele consegue te enganar do início ao fim, pra quem gosta de plot twist, o livro é incrível!

beca 18/09/2023

A fantasmagórica noite de hugo
Eu estou chocada! não esperava uma história tão diferente e interesante assim quando vi o livro. eu li este livro em 2 horas e isso é incrível pra mim, principalmente por não ter conseguido abrir um livro por pelo menos 10 dias- foi incrível. indico, é bem engraçado e o plot twist é bem legal

Isadora 22/09/2023

A noite de Hugo...
Esse livro foi simplicidade um achado!
primeiro que a formatação dele é a mais inteligente e perfeita possível. a capa é linda, a letra é grande, os capítulos são do tamanho ideal, o livro é dividido em três partes, muito lindo.
adorei demais a história, me fez refletir muito e dar boas risadas com os personagens. a única coisinha que não me fez dar 5 estrelas pra esse livro, é que pra mim, o final fica meio subjetivo, tem uma parte que não dá pra estender muito bem oq acontece, mas as descrições me fazem ver claramente como se fosse um filme.
amei demais!

obs: não leiam esse livro comendo, vocês vão me entender

nick185 27/02/2024

A fantasmagórica noite de Hugo
Um livro infantojuvenil, com uma pegada mais de conto e com uma escrita simples. O livro narra a morte de um garoto chamado Hugo, que foi perseguido por um homem e acabou caindo em um lago, tendo uma morte trágica. Hugo se encontra no pós-vida e conhece todos os fantasmas que habitam no cemitério que fica perto de sua casa e que ele costumava ir brincar. "A Fantasmagórica Noite de Hugo" é cheio de reviravoltas, espirituoso, com um plot realmente intrigante e rápido de ler, os capítulos são curtos e divididos em atos, é un leitura fluida e dinâmica. Recomendo