Blossoms in Autumn

Blossoms in Autumn Zidrou

Resenhas -

CrisVieira~ 15/02/2020

Como se Apaixonar por uma História tão Simples e tão Bela
Quando decidi começar a ler esta história, jamais imaginei riqueza que ela teria a ofertar.
Nela narra-se sobre a jornada de duas pessoas que chegam à terceira idade e avaliam o que viveriam. Em parte, com arrependimentos, mas em parte com certo saudosismo. Mas o que mais a história fala é sobre algo que angustia a todas as pessoas, porém, que esquecemos que é certo tocar mais profundamente em quem se torna idoso.
O personagem masculino é quase um idoso e se torna um aposentado. Algo que tanto quanto a velhice é tratado como indesejável, ou um sinal de "fim da vida", pois a sociedade ocidental não sabe como lidar com nada que não se refira à juventude. Já a personagem feminina é um pouco mais velha do que ele e sente, como acontece com todas as mulheres os efeitos da idade como algo que se relaciona, e muito, com a progressiva "perda da juventude", ainda esta "perda" não devesse ser considerada como essencial.
Ambos tem suas vidas alteradas após iniciarem uma conversa casual e investirem no que surge. E isto os leva a descobrirem o amor, o desejo, o prazer em estar com outra pessoas, mesmo desejo físico, e, por fim, a alegria que a vida ainda lhes reservava e que eles não conseguiam perceber quando seus caminhos ainda não haviam se cruzado.
E deste encontro, temos um final surpreendente, que vale todo o percurso que fazemos acompanhando a jornada destes dois encantadores seres.
Confesso que foi uma leitura que não apenas me cativou, mas também me surpreendeu de uma forma positiva. Me fez confirmar o que eu sabia sobre as pessoas envelhecerem, mas suas dúvidas e questionamentos sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais permanecerem. E me fez perceber que seguir pela jornada que é a Vida nos leva bem mais longe do que se pode imaginar se apenas escolhermos nos arriscar.

Felipe 18/04/2019

História preciosa, natural e muito bem ritmada.
Temos aqui, duas pessoas idosas lhe dando com seus problemas e enroladas com essa fase avançada da vida, cheia de ressentimentos e tal, que se encontram, se conhecem e descobrem um no outro a solução para as suas angustias. Me lembrou o trecho de uma música do Jorge Vercilo: "Em nós, espalham-se os laços, desfazem-se os nós". Um 'romançaço' da terceira idade.

Tudo isso elaborado com o mais belo tom que a simplicidade pode ter, pelo Zidrou, que na minha humilde opinião, é um dos maiores roteiristas de quadrinhos da atualidade... Sobretudo por essa habilidade de desenvolver ficções plausíveis, histórias que trazem características sutis da realidade que quase não são abordadas (pelo menos não de formar tão natural); tudo isso com um ritmo poético, humorado e natural; muito particular.

Sou fã e recomendo a leitura de qualquer coisa dele.