Filosofia do Cotidiano

Resenhas - Filosofia do Cotidiano

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Michel166 14/02/2024

Análise sincera
A pouco tempo, li o livro, e preciso dizer que não me conquistou. Apesar de entender a importância da filosofia em nossas vidas, achei que o autor abordou os assuntos de um jeito que não bateu comigo. Houve várias partes em que discordo das conclusões e argumentos apresentados. Acho que a filosofia pode nos desafiar e nos fazer refletir muito, mas nesse caso, as ideias do autor simplesmente não se conectaram com os meus pontos de vista.

Ana 21/12/2023

É claro que a filosofia não serve pra gente concordar com tudo. Mas me irritei demais com esse livro. Não por discordar do autor, mas pela forma com que ele aborda os assuntos.
Espero que tenha sido uma tentativa de incomodar o leitor para que haja uma reflexão e não que ele seja simplesmente implicante.

Priscilla 08/12/2023

Filosofia do cotidiano
Gosto das provocações do Pondé, embora tenha visões e opiniões diferentes muitas vezes. É um livro interessante para cutucar, incomodar e fazer refletir.

nanarissa 23/10/2023

Traz alguns pontos de vista diferente dos meus e com um estilo de narrativa que pode ser, por vezes (e provavelmente intencional) irritante. Bom nos colocarmos nessa posição para não cair na besteira de nos mantermos sempre na mesma bolha.

Joao 26/08/2023

Coisas boas e ruins
Terminei a leitura com um ponto de interrogação na cabeça. Não sei bem se entendi a proposta do livro, ou apenas não foi junto com minha expectativa.
O livro, como na filosofia, trás reflexões que precisam sim ser feitas. E concordar ou discordar com o autor é super normal, diante dos diversos assuntos. Porém, senti uma falta de toque do Pondé ao tratar de alguns temas.

jordanpessanha1 24/05/2023

Não esperava muito... e me decepcionei
Esse é o meu primeiro - e provavelmente último - contato com uma obra do Pondé.

Um dos pontos que mais me desagradou nesse audiobook foi a forma com que o autor se comunicou, sendo quase sempre muito ríspido e tendencioso nas abordagens de certas questões, principalmente se essas estão relacionadas ao micro, ou seja, ao homem e a mulher, o que acabou atingindo também as relações e grupos em que esses estão inseridos.

Inclusive me incomodei com diversos comentários desnecessários do autor, o que minou quase que completamente o meu interesse na obra como um todo, mesmo esta tendo alguns momentos positivos.

Existem sim momentos com certa qualidade, poucos é verdade, mas existem. Principalmente quando o autor aborda o macro, focando nas críticas à sociedade atual e as dificuldades que o homem enfrenta. Porém, até nesses momentos se perde muito do potencial de incentivo à reflexão, devida a forma de comunicação nada convidativa.

Acho importante a existência de pensadores que criticam o cotidiano e seus problemas, mas se esta é feita de qualquer forma acaba perdendo quase que toda a sua força, tornando-se uma abordagem dispensável.

Eduardo Trotsky 13/05/2023

Fui pela capa e não senti que me agregou algo
O livro já estava na minha biblioteca há um tempo e sempre que escolhia uma leitura, olhava pra ele. Uma pena que não concordei com praticamente nada do que ele traz. Além do tom da escrita ter me incomodado em certos pontos. A gota d'água pra mim foi quando li "opção sexual" colocada no texto como se fosse mesmo o termo correto para se referir à sexualidade de alguém.
Enfim, não indico essa leitura e em breve o livro não estará mais na minha estante.

dai bugatti 10/05/2023

Não recomendaria o livro
Não sei o motivo pelo qual eu terminei esse livro, sinceramente. Acho que deve-se ao fato de ser curto e eu não gostar de abandonar leituras. Não considero uma leitura agregadora. Além disso, contém frases como: ?feministas nada entendem de mulher? e ?opção sexual??

Julia.Miquelini 25/04/2023

Desafios
Ler Pondé pra mim é um grande desafio! Não concordo com diversas linhas de pensamento dele, e concordo muito com outras. Porém acredito, que a melhor forma de trabalhar meu senso crítico, e formar minhas próprias opiniões, é ler o que me desafia e me contraria atualmente, porque eu posso mudar de opinião também. E gostei bastante (não de tudo) dessa leitura.

Diego 20/04/2023

Pondé é o novo Olavo?
O livro é uma reunião de textos de Luiz Felipe Pondé sobre assuntos do cotidiano pós-moderno.

Em sua maioria os textos assumem um caráter que eu considero neoconservadores, no sentido de que se aproximam (mesmo que tangencialmente) a outros autores como um Anthony Daniels (Theodore Dalrymple) por exemplo. A tese central (apresentada em diversas passagens do livro) de que a juventude atual é despreparada e mimada demais é idêntica às teses de Dalrymple e creio eu que seriam muito bem aceitas pelo Olavo de Carvalho, se vivo fosse.

Não sei se Pondé tem pretenções de se tornar guru intelecutal da direita, mas que seus textos dão essa pista, isso dão.

É igualmente interessante seus ataques ao feminismo, pois deixam pairarando no ar uma mistura um tanto exótica de ideias Red Pill com pitadas de Nelson Rodrigues e Dalrymple. Sim, a noção de que "feminista não entende nada de mulher" poderia estar na capa de um manual Red Pill (nesses cursos de internet que ensinam adolescentes a serem "machos alfa"). Creio que foi uma tentativa de Pondé soar rodrigueano (no seu conservadorismo inteligente e desafiador) mas que se provou apenas eco do pensamento mais tiozão do pavê possível.

Enfim, Pondé é o novo Olavo?

Pergunta em aberto.
Cristiana 01/11/2023minha estante
Pois é. E ele segue correndo pra pegar essa vaga do Olavo

Luzia67 30/03/2023

Ler Pondé
Ler Pondé, às vezes, é um desafio e ao mesmo tempo é enriquecedor e constrangedor. Vc tem a sensação de estar em uma aula, uma aula diferente, que te envolve com referências, esclarecimentos e histórias. Vc se sente questionando suas próprias crenças e valores, se pergunta : eu sou assim?
E muitas vezes vc tem vontade de fechar o livro é jogar na parede Pq o que vc leu te deixou indignado, Pq Pondé fala na lata, fala o que vc quer e o que não quer ouvir. As vezes ele é arrogante e prepotente, o sr da verdade e isso te enerva.
Mas sempre que tenho a oportunidade eu leio.
Eu sempre aprendo algo novo, mesmo não concordando 100% com ele.

Joseclei 14/03/2023

Abordagem superficial e preconceituosa de Luiz Felipe Pondé em Filosofia do Cotidiano
O livro "Filosofia do Cotidiano" de Luiz Felipe Pondé aborda temas filosóficos em uma linguagem acessível ao público geral, tornando a filosofia mais presente no cotidiano das pessoas. No entanto, a aplicação da filosofia que Pondé propõe é muitas vezes superficial e simplista, oferecendo soluções rasas para questões complexas.

Além disso, Pondé apresenta uma visão de mundo bastante pessimista e conservadora, que muitas vezes se traduz em uma postura elitista e preconceituosa. Ele frequentemente usa de generalizações e estereótipos para criticar grupos sociais e culturais, o que pode gerar reações negativas e perpetuar preconceitos.

Outro ponto a ser criticado é a falta de diálogo com outras correntes filosóficas e perspectivas de mundo. Pondé apresenta sua visão como a única possível, desconsiderando outras abordagens e desqualificando perspectivas diferentes da sua.

Em resumo, "Filosofia do Cotidiano" pode ser uma leitura interessante para quem deseja se aproximar da filosofia, mas é importante ter em mente suas limitações e críticas quanto à sua visão de mundo e à superficialidade de suas soluções filosóficas.

Jheffeson.AraAjo 04/03/2023

Filosoficamente falando
Esse livro traz uma discussão, em certo ponto complexa, a respeito da sociedade e suas escolhas e percepções sobre a vida. Algumas verdades, muitas besteiras. Mas cumpre o seu propósito de nos fazer refletir sobre algumas temáticas. Enfim, a triste e incompreensível filosofia, de sempre tentar nos fazer entender um pouco mais sobre o sentido da vida.

30/01/2023

Livro bem interessante, com capítulos curtos para refletir sobre questões do cotidiano. Não concordo com algumas posições do autor - inclusive, a parte final onde ele faz um exercício de futurologia, acho que ele viajou demais, mas, como disse, é só minha opinião. Já outras posições do autor, podem ser até polêmicas, mas vale a leitura.

Rychard S. Paes 18/01/2023

Um livro sobre "questões menores."
A proposta do autor fora trazer à tona temas que não dizem respeito à metafísica ou a uma Filosofia mais especulativa, refletindo sobre questões mais aprofundadas e que transcendem o cotidiano das pessoas. Na realidade, o livro trata sobre as "questões menores" que impactam diretamente a vida cotidiana dos indivíduos.
Seguindo seu estilo de capítulos breves e linguagem pragmática, o autor leva o leitor a uma viagem entre temas como emancipação, família, sexo, política, etc.

1 | 2 | 3 | 4 | 5