A Crise de 1929

A Crise de 1929 Bernard Gazier

Resenhas - A Crise de 1929

Giih_2404 05/12/2023

Por mais que seja um livro consideravelmente pequeno, ler ele foi bem chato, pelo menos para mim, já que não curto muito livros didáticos que se concentrem muito em dados. Mas o livro em si é muito bom, retrata originalmente a situação vivenciada na época.

Matheus 18/02/2021

De pouca utilidade
A obra do economista francês Bernard Gazier traz um apanhado de números a respeito da Crise de 1929 em diversos países do mundo. Está lotado de gráficos e outras ferramentas estatísticas. Nesse aspecto, fica claro que o autor quis trazer um panorama geral de como a Grande Depressão afetou o mundo ocidental, mas peca no seu desenvolvimento, por tentar contextualizar a crise em vários países distintos -- de modo que o leitor acaba não compreendo corretamente o que aconteceu em cada país. Se o autor tivesse optado por mostrar a crise em apenas um único país, a obra seria mais proveitosa.

Para além disso, o livro peca por trazer muitos número e poucas contextualizações históricas. Mais ainda, o autor chega a apresentar possíveis interpretações para a crise (Robbins, à época fazia parte da Escola Austríaca, Friedman, da escola Monetarista, Autores keynesianos e marxistas) sem, contudo, aprofundar em qualquer das teorias. Compreendo, de fato, que a obra era para ser uma apresentação, um tipo de pontapé inicial para leigos; todavia, o seu resultado é desastroso, pois o livro é pouco produtivo para pesquisadores da área (que é o meu caso, pois estou desenvolvendo uma pesquisa no ramo da História Econômica) e é praticamente intragável para leigos, que ficaram desorientados pela falta de explicações que a obra traz.

Nanda 27/03/2020

Depende do seu estilo
Esse livro me decepcionou bastante, ele mostra mais números do que a visão histórica, na minha opinião. Isso não me prendeu, mas consegui finalizar a leitura. Os dados apresentados são bastante pertinentes.