O Terrorista Elegante e Outras Histórias

Resenhas - O terrorista elegante e outras histórias

Daniel263 20/06/2020

3 contos e uma entrevista maravilhosos
34º livro lido em 2020.

Sa?o 3 adaptac?o?es de pec?as para contos, escritos por Jose? Eduardo Agualusa e Mia Couto. E ao final tem uma maravilhosa entrevista com ambos!

A primeira histo?ria e? sobre um incri?vel ?curandeiro da alma? que e? apaixonado por uma terrorista, mas esta? com se?rios problemas com a poli?cia.
Em seguida acompanhamos um ressentido galanteador que volta a uma cidade para vigar-se de amores passados.

Por u?ltimo, e na?o menos sensacional, assistimos a um misterioso assalto, onde ningue?m e? quem aparenta ser.

O lirismo dos textos aliado aos mais envolventes episo?dios de realismo fanta?stico tornam esse livro uma obra u?nica!

Leitura perfeita para esses tempos de quarentena!

Nath Mel 16/03/2020

O livro foi escrito por dois grandes escritores. Eles escreveram três novelas, um sobre um terrorista que tinha habilidades especiais, ele é capaz de curar sentimentos de culpa e medo das pessoas. Mas mesmo ajudando todos na polícia, ainda sim, nenhum deles o ajuda a ser liberado da prisão. Essa foi a novela que mais gostei. Na segunda novela retrata os anseios de um homem que já morreu preso no loop de morte. Não consegue se libertar dos sentimentos de vingança e de possessão. A partir dessa novela vemos vários pontos interessantes sobre morte, vingança e esquecimento. E por fim, a última novela é um diálogo entre dois amigos escritores, os autores do livro. Ali, eles apontam traços autobiográficos e frisa a importância de se ter um amigo para escrever e discutir sobre literatura. Até porque, pra muitos, ser escritor é um trabalho solitário, e isso não ocorre entre esses dois.

isa.dantas 14/10/2019

Três peças curtas e divertidas. Também pode ser divertido tentar adivinhar quem escreveu o que em cada parte das histórias.

Antonio Talavera 04/08/2019

O Terrorista Elegante e Outras Histórias
Três contos bem diversos e muito bem escritos, sendo o primeiro especialmente espetacular. Todos contém personagens excêntricos e bem peculiares, recomendo a leitura.

Nathalie.Murcia 26/05/2019

Agualusa e Mia Couto em dose única
Mia Couto e Agualusa, por si sós, dispensam qualquer comentário. Portanto, ao lançarem essa obra em conjunto, não tive dúvidas de que seria uma leitura excelente. É um pequeno grande livro. São três novelas e, ao fim, há uma entrevista com ambos.
A primeira novela, "O Terrorista Elegante", aborda a prisão de Charles Poitier Bentinho, um tipo muito bem vestido, educado e com ares de poeta, acusado injustamente de ser terrorista, devido a uma interpretação equivocada de provas, feita pelo comissário Laranjeira, que precisava solucionar o caso de maneira urgente. O crime do homem, na verdade, foi ter se apaixonado por uma muçulmana de olhos penetrantes e intenções duvidosas.
A segunda novela, "Chovem Amores Na Rua do Matador", retrata a história de Baltazar Fortuna, um homem de 49 anos, desgostoso com a vida e com os amores, que pretende matar três de suas ex-namoradas, as quais supostamente o iludiram. Há a versão dele sobre os fatos, e uma bem diferente de cada uma das mulheres, que também tinham a intenção secreta de matá-lo.
Por fim, na terceira novela, "A Caixa Preta", temos a história da senhora Luzinha e sua destemida neta Vitória. Certa feita, a residência delas é invadida por um visitante mascarado que, a princípio, dava pistas de iria praticar um roubo.
Gostei muito das três novelas, escritas no português africano, com a maestria peculiar aos autores. O surgimento do livro se deu graças a uma aposta entre os amigos escritores para provar que a produção literária não é um ato essencialmente solitário. Me rendeu boas risadas. A temática de amor, guerra e engano é o denominador comum das histórias.
Trechos da entrevista:
"A humanidade é uma única entidade. Sempre fomos o mesmo ao longo do tempo. É o mesmo animal, o mesmo ser. Daí o absurdo dos conflitos. Estamos a combater-nos a nós mesmos. Uma guerra civil é uma guerra na qual combatemos a nós mesmos, o nosso organismo".
Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br