O Terrorista Elegante e Outras Histórias

O Terrorista Elegante e Outras Histórias Mia Couto
José Eduardo Agualusa

Resenhas - O terrorista elegante e outras histórias

Bi Bueno 15/04/2024

O terrorista elegante e outras histórias
Um livro escrito a quatro mãos, que só pode ser pensando e executado em função da amizade entre os dois autores. Nesse brincadeira, eles transformam peças de teatro em contos e o resultado são histórias que nos convidam a pensar sobre guerra, racismo e discriminação.

thaisspleen 05/02/2024

Breve excerto d' A Caixa Preta
(...) "quanta sombra trazemos dentro de nós? Bichos e escuridão é o que trazemos dentro de nós. Uns trazem mais bichos, outros, mais escuridão."

Lud 28/12/2023

Achei esse livro por acaso esta semana numa livraria, com um preço super barato e acabei comprando pela curiosidade. Já ouvi falar bastante no Mia Couto e nunca li nada dele. Achei que um livro de contos poderia ser um bom começo. E de quebra acabei conhecendo o José Eduardo Agualusa também, que nunca tinha ouvido falar. Gostei muito da escrita deles. Um pouco por serem adaptações de peças, pois a leitura é muito fluida. E gostei muito do jogo de palavras que eles fazem em alguns momentos, da brincadeira com coisas sérias, da realidade mesclada com a fantasia. E a entrevista no final do livro com os autores ainda me fez simpatizar ainda mais com eles e querer ler mais livros de cada um, conhecer mais da escrita individual de cada autor.

Camila 31/10/2023

Agualusa
O livro oferece um deleite de emoções em suas histórias. Personagens marcantes que interagem de formas surpreendentes.

Marina 10/10/2023

Leitura gostosa e divertida, os três contos são intrigantes e a entrevista com os autores no final é uma delícia de ler.

Cleber.Laia 31/01/2023

Ao ser transportado entre os mundos criados com uma beleza ímpar é tomado um sentimento incrível com com leveza e muita sutileza, e cada vez que leio Mia a cultura africana fica mais próxima.

Liz 09/07/2022

Maravilhoso
O livro é composto por três ótimos contos escritos “a quatro mãos” pelos dois autores. As histórias têm como base três peças escritas em conjunto e transformadas posteriormente em contos.

São histórias que abordam com humor temas mais sérios, como abuso, violência e abandono.

Eu adorei o livro e foi umas das minhas leituras favoritas do primeiro semestre.

Raquel 06/06/2022

então
Difícil falar de uma leitura que não foi ruim e nem boa. Foi aquele básico bem mediano. Comecei sem expectativa e termine do mesmo jeito. ? Não recomendo. Sei lá né livro nunca é unanimidade.

Emerson Dylan 31/12/2021

Leitura de viagem
Divertida e despretensiosa leitura. Perfeita para uma curta viagem ou para um intervalo de trabalho.

Carla 16/10/2021

Um livro a quatro mãos
Contrariando a ideia de que o escritor é um ser atormentado e solitário, dois grandes escritores de língua portuguesa construíram esse livro com 3 contos peculiares.

Nestes contos, de forma muito inteligente, os autores criticam diversos aspectos da sociedade e nos põe cara a cara com o racismo, machismo, xenofobia, preconceito religioso, etc.

Eu já adorava a escrita de Mia Couto e sua tristeza elegante que é lírica e colorida, mas a parceria com Agualusa acrescentou traços mais sarcásticos e apimentados aos contos expostos.

Ao final da obra, há uma entrevista com ambos abordando aspectos de suas infâncias em países em guerra e o que os tornou tão amigos.

Até nessa poesia há muita poesia e reflexões importantes sobre o processo de escrever, lutar e estar no mundo.

Van 18/04/2021

Mia Couto e José Agualusa entregam três contos deliciosos e cômicos (os dois primeiros) e um último que traz sensações aflitivas, em que fiquei inquieta querendo saber o desenlace dos segredos – e é um ótimo desfecho para o livro. A entrevista ao final com ambos os autores é outro presente aos leitores!

Seu riso flutua como uma luz subversiva.
As pessoas querem ser enganadas.
Ensinar-te-emos a trancar demônios. Os pequenos demônios da inveja. Os demônios cintilantes da ambição. Os demônios frios da impotência. Os demônios úmidos da luxuria. Os tristes demônios de asas quebradas que nos falam como se fossem anjos.
Cada um tem os seus demônios, todos estão possuídos, todos andam no meio de pedras afogueadas.
Por vezes precisamos revistar o lugar onde nos feriram.
Quando alguém está apaixonado, os abismos são como prados.
Era onde eu queria estar, numa nuvem. Às vezes, me apetece tanto ser uma nuvem.
Se podemos ser muitas pessoas, por que haveremos de ser apenas uma única?
Não sei se me apaixonei por ele ou através dele.
Os lábios, os lábios eram olhos, os olhos eram lábios, era uma beleza tanta que tudo nela se desarrumava e o meu coração já não batia.
Quando o encontrar, saberei que é ele. Conheço o formato dos seus ramos. Saberei que é ele pela doçura de sua sombra.

alexiamc 02/03/2021

Simplesmente incrível!
Esse foi o meu primeiro contato com a obra desses dois autores, e me deixou totalmente desconcertada!
Os contos são escritos com maestria, e me causaram uma mistura de emoções, de uma forma muito gostosa!
Certamente é um livro que eu terei para sempre na minha estante - e uma releitura será sempre bem vinda.

Nat 18/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro é composto de três contos (ou novelas) que são o resultado de peças que os autores escreveram juntos, em datas diferentes, mas juntos. No final, ainda há uma delícia de entrevista com os autores, falando do livro, da relação entre eles e de suas origens. Um amor de livros!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat