Os Sete Últimos Meses De Anne Frank - Pocket

Os Sete Últimos Meses De Anne Frank - Pocket Willy Lindwer

Resenhas -

Odeovo 29/02/2024

Bom, após ler seu diário, fique doido pra saber o que aconteceu. Este livro caiu como uma luva. E, embora ele fale mais sobre o H0l0caust0 do que sobre a Anne, é uma boa conclusão sobre o que aconteceu.

Juliana2623 03/12/2022

Não gostei e não recomendo. Prefiro o primeiro O diário de Anne Frank. Esperava mais desse livro, a maneira que a história foi escrita também deixou a desejar.

Kewllyta 11/10/2022

Não é apenas sobre a Anne
1 - o livro tem o relato de 6 mulheres sobreviventes do holocausto que coincidentemente encontraram a família Frank nos campos de concentração;

2 - gostei de conhecer a vida pessoal e a luta por sobrevivência de pessoas "amadoras" que vivenciaram tanta barbárie;

3 - o livro pode ser lido antes de "O diário de Anne Frank";

4 - contém fotos de todas as entrevistadas e imagens dos campos na época;

5 - os relatos são curtos, cheios de detalhes, comoventes, fortes e impactantes.

Vale a leitura.

Está disponível para troca.

florence28 30/01/2022

Necessário...
Mais uma leitura necessária concluída. Ler livros com esse tema é sempre algo muito pesado, e nesse livro nós praticamente lemos as mesmas atrocidades em cada um dos seis relatos de pessoas diferentes. É pesado e triste, mas penso que se eu tivesse passado por algo assim, eu com certeza ia PRECISAR que alguém soubesse pelo que passei, que alguém me desse ouvidos, se interessasse. E hoje em dia as pessoas não dão a atenção necessária ao tema.

Algo extremamente tocante é a forma que cada uma dessas seis mulheres tiveram algum tipo de interação com a família Frank, grande símbolo desse período do Holocausto.

Os fatos e acontecimentos sempre batem um com o outro e a maioria dessas mulheres já faleceram hoje em dia. O mínimo que podemos fazer é lhes dar atenção e ler sobre suas histórias, tão importantes quanto a de Anne e sua família.
O livro realmente data dos momentos finais de Anne Frank, Margot e sua mãe Edith. De alguma forma, ler as interações dessas mulheres sobreviventes com Anne é como estar um pouco mais próxima dela nos momentos finais. Do esconderijo à Westerbork- Auschwitz Birkenau- Bergen Belsen.

Esse livro também contém fotografias de todas as pessoas entrevistadas, além de fotografias de Anne e de outros momentos da guerra, o que torna o livro muito mais completo. Com certeza vou procurar assistir o documentário sob qual o livro foi escrito.

Um período sombrio e surreal, mas nunca vou me cansar de ler sobre as vítimas e sobreviventes de tamanha crueldade.

Muitas dessas mulheres trabalhavam na resistência, ajudando a esconder onderduikers (judeus e pessoas que buscavam esconderijos para fugir dos campos de concentração) e mesmo assim essas mulheres se encontraram no mesmo destino.

"Vi tantos sofrerem uma morte desesperada
Do outro lado da estrada de terra, na qual pés enfraquecidos
Arrastavam-nos até o portão
A fumaça não fala,
Das chaminés ela escapa, sem forma, suspensa,
E é levada pelo vento
Com seus ossos roubados
Desde então, apesar das roupas, estou nua[...]"

Caah 20/06/2021

Prisão, sofrimentos, morte
Primeiro que, eu demorei quase três meses na leitura desse livro, fiquei viajando com ele entre idas e vindas nos ônibus para a faculdade, casa e trabalho. Uma galera me dizia que eu era corajosa e estava indo além de Anne depois de ler bastante sobre holocausto, massacre aos judeus e outras coisas que só de escrever dói. Acho importante demais a gente ler, conhecer e falar sobre esse assunto, que precisa sair do papel e virar conversas. Ainda bem que nesse app a gente acha pessoas com interesses iguais que compartilha, lê e interage ao nosso compartilhamento, isso é lindo!

Sobre o livro? Eu recomendo, leiam depois do >> Diário de Anne Frank.

Gilda.Lima 26/12/2020

É uma continuação do "Diário de Anne Frank", que foi interrompido quando a garota e todas as pessoas que estavam escondidas junto com ela foram descobertas pelos alemães e levadas para o campo de concentração.

Isabella.Lira 23/12/2020

Incrível para quem gosta da segunda guerra mundial, especialmente aqueles interessados pelo que aconteceu nos campos de concentração. O livro conta com vários testemunhos de mulheres que sobreviveram aos Campos, as quais conheceram Anne Frank.
Assim como já dito, o livro é composto por testemunhos de mulheres, onde estas nos relatam como era sua vida antes do nazismo, o momento em que foram pegas, e por fim o grande momento da libertação.

Mile.Oliani 18/08/2020

Uma reflexão
Um livro narrado com detalhes de uma época em que a estupidez e falta de sensibilidade humana são de causar espanto... Mulheres sobreviventes que contam como conseguiram ter forças para aguentar, porém superar uma situação como essa não deve ter sido tão fácil...

isabelaferrez 26/03/2020

Extremamente necessário
Fascismo, neonazismo, discriminação racial e antissemitismo continuarão existindo. Esse livro é de extrema importância para nos mostrar o que o ser humano é capaz de fazer por uma crença. São história de mulheres incrivelmente fortes que conseguiram sobreviver ao campo de concentração. É uma narrativa bem pesada mas crucial.