Do que é feita a maçã

Do que é feita a maçã Amós Oz

Resenhas - Do que é feita a maçã

isa godoi 25/11/2023

Me decepcionou
Estava com expectativas boas, porque pensei que traria reflexões até que profundas sobre o que promete, como está na capa (amor, culpa, casamento e sobre os processos de escrita). Porém, não foi como eu pensei.
Este livro parece focar nas obras do Amós Oz e todas essas conversas giram em torno disso. Por eu não conhecer essas produções e nem o autor, as conversas ficaram meio vazias e chatas e, ao invés de sentir vontade de conhecê-las, fiquei com um pouco de ranço, tendo a certeza de que não quero entrar em contato com essa literatura, nesse momento da vida. Até mesmo o famoso "De amor e trevas", que é mencionado algumas vezes, não me despertou interesse.

Fabio.Nunes 28/06/2023

Um erro
Esse livro talvez só funcione se você for um admirador do Amos Oz, do contrário a leitura será mais difícil. Confesso que para mim foi um erro, já que não sou tão familiarizado com o escritor, tendo lido apenas "De amor e trevas". Uma pena.

Vanessa.Mariano 27/06/2023

Um livro que não é uma entrevista ,é muito mais uma conversa , porque além de Amos Oz trazer reflexões importantes e interessantes , os pontos e colocações de Shira Hadad também trazem importância no livro.
Nele eles passeiam e refletem sobre temas diversos , como literatura , política , amor ..
Termino o livro com uma listinha de todos os livros que preciso ler de Amoz ,porque é um autor do tipo que vale ler tudo que ele escreveu.

“…Tome uma maçã. Do que é feita a maçã? Água, terra, sol , uma macieira e um pouco de adubo. Mas ela não se parece com nenhuma dessas coisas. É feita delas, mas não se parece com nenhuma dessas coisas. É feita delas, mas não se parece com elas. Assim é uma história, que com certeza é feita de uma soma de encontros e experiências e atenções”.

Carol 16/02/2023

Ainda não conhecia Amos Oz. Foi uma felicidade ser apresentada a esse livro e poder participar dessa conversa tão íntima sobre assuntos tão humanos.

Gabriela.Rossi 30/01/2023

Conversas de Amós com Shira
Aqui no livro, o autor tem conversas com sua editora. Conversas e não entrevistas. Conduzida de forma maravilhosa, Shira nos presenteia com conversas maravilhosas que poderia ter ficado só entre os dois. A conversa que mais gostei foi a primeira a qual tem uma fala que dá nome ao título “do que é feita a maçã”. Livro sensacional. Apenas leiam!

Ana Paula Carretiero 27/01/2023

Comecei a ler Amós Oz com este livro por indicação e confesso que não fui com muitas expectativas. Resultado da minha leitura: descobri um autor muito inteligente que me despertou querer ler tudo que ele escreveu. ?

Zihtuan 20/12/2022

Um bom primeiro contato com o autor que certamente gostei e vou contecer bem mais. O livro tem uma proposta diferente fazendo a minha de entrevista, mas ainda assim me encantou por poder conhecê-lo e ver sobre o que escreve e como escreve.

Cintia295 03/11/2022

"Do que é Feita a Maçã? Água, terra, sol, uma macieira e um pouco de adubo. Mas ela não se parece com nenhuma dessas coisas. É feita delas, mas não se parece com elas. Assim é feita uma história."

Entrevista excelente, maravilhosa, até as partes que não concordei 100% me fizeram pensar sobre.

Jécyka 22/09/2022

Li bem rapidinho. O Amós Oz faz reflexões profundas sobre vários temas importantes. O início e o fim do livro trouxeram os temas que mais conversaram comigo, como a posição da mulher na sociedade, o tamanho da literatura, a relação com a morte, as experiências do Amós de vida e com escritores, enfim, o livro é rico demais. Em uns 50% do livro me deu uma cansada mas valeu a pena continuar. Primeiro pq o livro é muito curto e segundo e mais importante é que é realmente bom e reflexivo. Fiz várias anotações e marcações nele. E terminei, acho que como a maioria, doida pra ler De amor e trevas.

Biblioteca Álvaro Guerra 14/10/2020

Do que é feita a maçã reúne seis longas entrevistas concedidas pelo autor de Como curar um fanático e De amor e trevas à editora Shira Hadad. Não são entrevistas jornalísticas, e sim conversas que resultam de um diálogo continuado, expressão da amizade e proximidade que criaram ao longo dos anos. Com inteligência, erudição e bom humor característicos, Amós Oz fala de livros e autores, de inspiração e influência, de hábitos e de escrita e sentimentos de culpa, de casamento e paternidade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535932126

Carol 31/03/2020

Impressões da Carol
Lido: Do que é feita a maçã {2018}
Autor: Amós Oz {Israel, 1939-2018}
Tradução: Paulo Geiger
Editora: Companhia das Letras
168p.

Amós Oz tinha o dom da comunicação. Conseguia transpor ao papel, de maneira clara e concisa, argumentos e opiniões sobre temas sobre os quais, hoje, a maioria das pessoas não consegue manter conversas minimamente civilizadas. Como faz falta um intelectual como ele.

E é por me sentir carente de ler e ouvir pessoa sensatas, que aceito, com festa, cada obra póstuma lançada. É o caso desse "Do que é feita a maçã", um livro-entrevista, com seis conversas entre Oz e sua editora, Shira Hadad.

Ponto para nós, leitores brasileiros, de contarmos com a tradução de Paulo Geiger, diretamente do hebraico.

"Do que é feita a maçã" mais do que um livro sobre livros serve como um retrato de Amós Oz. Conhecemos sua vida num kibutz Hulda - uma espécie de colectividade comunitária israelita, sua visão acerca da paternidade, família, educação, culpas, amores e suas opiniões políticas. Oz foi um proeminente defensor da saída dos dois Estados, no conflito Israel x Palestina.

O livro é uma delícia, uma conversa entre amigos. Oz fala, também, é claro, sobre livros, literatura, hábitos de escrita, crítica literária, inspirações e sobre ser, antes de tudo, leitor. Eu, que li apenas seus ensaios, agora desejo ler sua ficção, principalmente, 'Meu Michel' e 'De amor e trevas'.

"Há tempos nos quais, pelo menos em alguns lugares, um poeta é capaz de ser de repetente um cego que mostra o caminho, pois ele é especialista em escuridão. Mas em situações normais, quando há luz na rua, e há táxis e ônibus, e isso e aquilo, quem precisa de um cego para lhe mostrar o caminho?" p. 149

É com esta citação de Oz que recomendo este belo livro. É em tempos de crise que mais precisamos de cultura.