A ridícula ideia de nunca mais te ver Rosa Montero

Resenhas - A ridícula ideia de nunca mais te ver

Juju 06/11/2022

?Como assim, não vou vê-lo nunca mais? Nem hoje, nem amanhã, nem depois, nem daqui a um ano? É uma realidade inconcebível que a mente rejeita: não vê-lo nunca mais é uma piada sem graça, uma ideia ridícula.?

Cheguei até esse livro pelo título - que, assim como falaram aqui nas resenhas, também considero um dos mais lindos que já vi - e, como alguém que viveu e vive o luto de perder um grande amor, fiquei curiosíssima. Mas não me identifiquei. Achei uma leitura cansativa, densa, as vezes até meio confusa. Esperava, pelo título, uma proposta totalmente diferente.

anselmo.pessoal 27/10/2022

Um dos melhores dos últimos tempos
Livro fantástico tanto pelo conteúdo como pela forma/narrativa.
Leitura imprescindível para todos que simpatizam com as causas femininas.

ferbreck 26/10/2022

Um dos favoritos 2022
Além de contar a história da ícone Marie Sk?odowska, por trás da Curie, sempre sob os olhares e opiniões masculinos, é lindo como a Rosa nos conta sua intimidade, como se estivesse na sua frente. Você chora com ela e passa por tantos outros sentimentos. Segue quase como uma biografia compartilhada e atenta a detalhes científicos e questionamentos sobre a sociedade, os relacionamentos, a mulher, a morte e o amor. Foi um daqueles livros que você não quer parar de ler.

DêlaMartins 22/10/2022

Esperava mais...
Rosa Montero me decepcionou com esse livro...

Comecei animada, mas não rolou. O objetivo da autora de fazer um paralelo entre a viuvez de Marie Curie e a sua, não me convenceu. Até achei interessante a história de Marie e Pierre, mas não gostei das opiniões e comentários da autora sobre a vida deles. Muito achismo, sem base...

Não recomendo.

Luisa 11/10/2022minha estante
choca

Alice 10/10/2022

Medíocre
Um título lindo para um conteúdo raso e muito mal construído. A autora se propôs a fazer uma reflexão acerca do luto tendo como base trechos do diário de Marie Currie após a morte de Pierre Currie, mas o que acontece aqui não é isso ! Rosa Montero limita-se a fazer comentários toscos, um linguajar ruim, achismos, etc. Eu esperava muito mais. Não há literatura aí, apenas recortes e um monte de ?copia e cola?. Uma decepção gigantesca.
Kelly 09/01/2023minha estante
Estou lendo, comprei pelo título, estou na página 56 e achando chaterrimo. Vim ler as resenhas pra saber se vai ficar bom (não ligo pra spoilers) e percebi que vai piorar kkk

eduarda 07/10/2022

Tinha ideias diferentes sobre o que seria o livro, porém gostei. Achei a história da Marie Cure legal, não conhecia.

Amanda Azevedo 04/10/2022

um título lindo, um conteúdo raso

essa leitura me atraiu pelo título - que acho belíssimo, um dos mais lindos que já vi - e a leitura começou bem promissora, mas logo desandou. um livro que se diz "romance" e "memórias", mas, a meu ver, não é nenhum dos dois.

a autora usa trechos dos diários que a Marie Curie escreveu após a morte de seu marido, Pierre, e faz comentários sobre momentos pontuais de suas vidas - comentários esses que eu achei sem noção em vários momentos.

no início parece que a autora irá mesclar os relatos da Marie Curie sobre o luto de seu marido. com suas próprias memórias e reflexões sobre o luto que viveu após a morte de seu marido, Pablo. mas ela não o faz. ao final do livro ela nos diz que 'certas coisas ela não conseguiria dizer e expor'... então, qual o propósito desse livro?

não vejo sentido em uma leitura que é: saber os achismos de alguém sobre a vida de outra pessoa.

dei duas estrelas e meia pelo título e por algumas reflexões interessantes que aparecem em momentos pontuais.

ps: o uso de hashtags (#) durante o livro me incomodou bastante. outra coisa que não entendi a necessidade.

Katia.Elias 01/10/2022

Proveitoso!
Saí bastante da minha zona de conforto com essa leitura. Foi muito bom conhecer um pouco da trajetória da Marie Curie a partir da narrativa simples e nada enfadonha da Rosa Montero. Confesso que me afetou os momentos de luto narrado pela escritora onde entrelaça a viuvez da Marie com a sua própria. São sempre valiosos exemplos de mulheres fortes pra nos impulsionar na nossa própria caminhada.

Vicente 23/09/2022

A ridícula ideia de nunca mais te ver
É um livro que leva vc para uma outra época, onde as mulheres eram tratadas como todos já sabem, tinha uma, duas ou, três lutas a mais em suas vidas, é um ótimo livro, mas em minha humilde opinião acho que em algumas partes, frases ou idéias foram um pouco exagerado, mas isso é um livro de ficção ou biografia ? Só lendo pra saber de toda forma gostei do livro

Lua 07/09/2022

Por fim, fim.
Demorei bastante para terminar esse livro de poucas páginas, mas talvez seja porque embora curto, ele carrega um peso bem grande: a história de Marie Curie fragmentada na totalidade de sua triste perda, a do seu marido, Pierre. Gostei muito da escrita da Rosa Monteiro e certamente lerei mais livros da autora.

Elbia.Valle 05/09/2022

Impossível nomear
Escrita sensível, inteligente, crítica na medida e momento correto...
Aquele livro que você conhece e reconhece o autor
Da vontade de ler devagar e tem que fazer isso, pois cada pág é uma reflexão...

Marie e Rosa...
Duas mulheres incríveis que se misturam e se tornam próximas por causa de sua dor em comum.
Leiam.... Apenas leiam!

Thatha 08/08/2022

Divido opiniões
Dividi opiniões ao longo de todo o livro. Mas em geral é ótimo, com ótimas reflexões e possibilita você entender a verdadeira estória de marie Curie pessoalmente e não apenas profissionalmente. Frases belíssimas que me fizeram entender porque Rosa Montero é uma jornalista e feminista tão bem sucedida.

Lucikelly.Oliveira 31/07/2022

Um livro diferente em sua forma e construção
Uma tentativa da autora de reelaborar a sua perda através da leitura dos diários da
Marie Curie.

Quando peguei o livro pra ler eu juro que esperava uma história diferente da que foi contada pela autora. Espera uma história minuciosa de sua vida com o marido e como lidou com a morte do companheiro e seus detalhes mas não me decepcionei com a narrativa.
Mas sei que não é um livro convencional.

July 27/07/2022

A ridícula ideia de nunca mais te ver
Rosa Montero e Marie Curie têm em comum o gênero, o dedo anelar mais comprido que o indicador e a perca do grande amor de suas vidas, Pablo Lizcano e Pierre Curie, respectivamente.
Foi nessa útima analogia que Rosa se apegou para escrever esse livro sensacional. Ele versa não só sobre os dissabores que uma morte pode ter, mas também sobre a vida e as relações.
Ela traz característica pessoais e profissionais da vida de Marie Curie, a única mulher a ganhar dois prêmios Nobel em categorias distintas, um de física em 1903, em parceria com o marido, Pierre Curie; outro de química, em 1911, sozinha. Essa informação já reflete a inteligência, impotância e magnitude dessa mulher, ainda mais em uma época que estudar não era uma opção viável para as mulheres.
Vale muito a pena conhecer mais sobre mulheres da ciência, um nicho que ainda é muito masculino.
Simplesmente o achei maravilhoso.