Emancipação Humana e Educação

Emancipação Humana e Educação Liamara Teresinha Fornari

Resenhas -

Douglas Ferrari 30/10/2023

FANTÁSTICO!
Um livro extremamente fantástico, sem sombra de dúvidas. Dado a esse fato, assumi, por contra própria e risco, o desafio de resenha-lo. Certamente que minhas contribuições são limitadas. Mas, vale a tentativa.

É notória a ousadia da autora, Liamara, ao afirmar a perspectiva do materialismo/marxismo na análise deste livro. O prefácio já havia anunciado tal fato. Situação já verificada nas primeiras páginas da introdução, demonstrando a coragem da autora em afirmar tal perspectiva metodológica em Santa Catarina, local onde o extremismo de direita é tão forte que existe um certo pavor em ouvir qualquer coisa que faça alusão à Karl Marx.

Extremamente interessante a escolha da autora por não basear suas pesquisas e análises nos tradicionais (e abordagens exauridas, conforme ela mesma diz no livro), mas sim em diferentes referenciais teóricos, mais atuais e com envolvimento mais significativo na temática de pesquisa.

Importantíssima a discussão acerca da formação continua do professor de ensino profissional e técnico, da relevância que é ao mesmo estudar aspectos pedagógicos para aprimorar sua prática docente e cumprir sua função social como educador para a vida social, não somente a reprodução prática de suas habilidades para o trabalho.

Existe uma contextualização, em nível educacional e social, de como o Brasil sofreu até a década de 1930 com o processo colonizador do imperialismo, não somente a esse período, mas como ainda hoje sofeemos com isso. Necessário e relevante este tipo de discussão.

Excelente quando a Dra Liamara aborda como as instituições internacionais, como o Banco Mundial e fundações de interesse privados - capitalistas - interferem na Educação dos países em desenvolvimento, sobretudo ao que diz respeito ao "capital humano", mais uma forma de mercantilizar os seres humanos. A necessidade que a reflexão do livro vai nos levar é justamente de uma educação libertadora e humanizadora, que torna-se evidente (de modo subjetivo a minha leitura), não somente neste momento da leitura, mas como em todo o livro.

A emancipação humana, e a educação humanizada, depende da mudança radical da estrutura social vigente. A abordagem da autora é materialista, não há como idealizar questões assim, é necessário a ousadia apresentada pela Dra Liamara para afirmar uma visão de mundo pautada na realidade concreta.

A leitura desse livro é obrigatória, não somente para conhecer a estrutura dos IF, seu histórico, mas sobretudo uma maneira de pensar e (re)pensar a educação.

Incrível livro, aprendizado existencial. Perfeito. O livro “termina” em um momento em que o desfecho educacional ainda estava incerto, bem como no momento desta resenha ainda permanece em alguns sentidos, e as provocações continuam necessárias. Existe, ao final do mesmo uma expectativa de uma segunda parte, a continuidade dessas reflexões, do período 2018 até o presente momento.

Aguardando na expectativa de uma continuidade dessa análise majestosa, provocativa, aos que pensam em ler, é obrigatório ler este livro, aos educadores necessário e urgente para (re)pensarem e refletirem a prática docente.