Cinderelas

Cinderelas Amanda Castejon...

Resenhas - CINDERELAS

Ally 21/01/2021

Primeiramente preciso dizer que tinha uma ideia errada do livro, como quase nunca leio sinopses, esperava outro tema. Em momento algum me passou pela cabeça que os contos abordassem 'abuso sexual/psicológico'.

Alguns contos me deixaram nervosa, ansiosa... e outras, muito irritada, ao ponto de sentir meu rosto queimar de raiva e indignação.

Os contos são baseados em estatísticas reais e infelizmente mostram a realidade.

? CUIDADO: contém gatilhos.

São histórias fortes e pesadas. Portanto, meninas, não leiam caso não estejam preparadas. O assunto abordado é difícil. As autoras tiveram uma grande sensibilidade em todos os contos, expressando de forma real, cuidadosa e atenciosa cada história.

Nota: 4/5. ????

IG Literário: @cappuccinowithallys

? QUOTES

"Não podemos todos ser bem-sucedidos quando metade de nós está restringida." - Malala Yousafzai

"A quase totalidade da população (96%) acredita que é preciso ensinar OS HOMENS A RESPEITAR AS MULHERES E NÃO AS MULHERES A TEREM MEDO."

"ISSO. APENAS UM VESTIDO. PORQUE ROUPA NÃO ABUSA, NÃO VIOLENTA. AS MULHERES TÊM O DIREITO DE SE VESTIREM COMO DESEJAREM."
"O passado nos traz feridas, que talvez nunca esqueceremos. Só não podemos deixar que elas interfiram no nosso presente e afetem o nosso futuro."

Elisabete.Vasconcelos 10/06/2020

Um grito se Socorro...
Esse livro é de tirar o fôlego, tem como objetivo principal mostrar os diferentes tipos de violência contra as mulheres, e sabemos que o Machismo da sociedade ainda prevalece em alguns casos.
É difícil colocar em palavras o choque que sentimos ao ler cada conto. Confesso que chorei lendo alguns.
Recomendo muito.
Editora Sinna sempre arrasa nos Livros,Amo muito.?

Natalia.Eiras 20/04/2020

Um livro EXTREMAMENTE necessário!
Eu estava lendo um livro com vários gatilhos.
Um livro extremamente triste.
Porém, extremamente necessário.
E o meu gatilho veio logo no primeiro conto.

Um verdadeiro tapa na minha cara, mostrando como eu fui burra durante tantos anos vivendo um relacionamento abusivo que não só fudeu a minha vida, como a minha cabeça para sempre.

Não.
Eu não vou me curar.
Não tem cura para traumas psicológicos.
Você consegue colocar eles numa caixa e esconder embaixo da cama, mas sempre que for fazer uma faxina e puxar a caixa (mesmo que não abra), você vai saber o que tem ali, e vai sentir-se um lixo por isso.

Esse livro, apesar do título lúdico. não é um conto de fadas.
Tem várias princesas, mas os príncipes... não fizeram o curso da Disney.
Você, mulher, já conhece essas histórias.

Você as vivencia; ou conhece alguma amiga que já vivenciou; ou se vê representada todas as vezes que lê ou assiste essas histórias nos noticiários.
Esse livro não é para você mulher.
É para "nossos príncipes".

Alguns livros eu gostaria de dar uma cópia para cada pessoa que conheço. Neste caso, eu gostaria de dar uma cópia para cada macho que conheço.

PS: Meninos unicórnios não contam, pois eles conhecem o mesmo sentimento que nós vivenciamos todos os dias. Por motivos diferentes... mas conhecem.

Por que dando uma cópia deste livro, talvez... eles lembrassem que cada vez que ele estupra uma mulher... cada vez que ele agride física ou verbalmente uma mulher... ele esta fazendo isso com a mãe, a namorada ou a irmã de alguém. Mas que poderia ser a DELE!
E aí... só talvez... eles percebessem que ELES não seriam NADA, sem NÓS: MULHERES.
Eu queria muito ver se algum homem (daqueles com H maiúsculo como eles gostam de dizer) conseguiria terminar de ler este livro sem um bolo no estômago, se achando um merda e morrendo de vergonha.
Porque eu não consegui, pensando em todas as mulheres que passam pelo o que é descrito nessas páginas.
Este é um livro de "ficção", mas eu não encontrei nenhuma ficção nessas páginas.
Só encontrei verdades.
Nuas e cruas.

Essas princesas não são encontradas na Disney. Mas são facilmente encontradas nas delegacias, nos consultórios psiquiátricos e, principalmente, nos necrotérios.

site: https://www.perdidanabiblioteca.com.br/2019/09/cinderelas.html

Yanes 08/07/2020

Esse livro não trata-se de um romance clichê ou um conto de fadas, e sim histórias reais de mulheres/princesas que sofreram alguma violência ou abuso, mulheres que temem a escuridão,que temem estar sozinhas, que temem por suas vidas, diante desses príncipes perversos.

Fran 27/03/2022

Essencial
Cinderelas é um livro que todos deveriam ler (faço uma ressalva aos que tem gatilhos com o tema)! É uma antologia de contos que retrata de forma muito real os vários tipos de abuso e violência sofridos pela mulher. Por isso, alguns contos podem te deixar ansioso(a), angustiado(a) e com nojo. Porém, é uma leitura essencial, que transmite uma mensagem de esperança, fazendo você refletir sobre o assunto, ter empatia e, assim, lutar em busca de um mundo melhor.

Sissi Freire @dicasdasissi 26/03/2019

Eu estou aqui e eu vejo o seu valor
Para todos. É assim que esse livro deve ser encarado.
Para as meninas que foram vítimas, para as que não foram.
Para os meninos que precisam aprender que não é não e para aqueles que defendem e protegem as meninas que dizem não.

Apenas leia e entenda que você tem o poder de salvar uma vida.

Paty Maiolini 31/03/2019

Precisa ser lido!
Que livro, minha nossa. A antologia está de tirar o fôlego! Trata-se de um tema que necessita de mais discussão e visibilidade.
Cinderelas é aquele tipo de leitura que precisa ser lida por todos, sem exceção. São contos muito reais, todos muito reflexivos e bem escritos; todos muito fluidos. Se eu pudesse, dava até mais estrelas!
Entre os capítulos, existem dados estatísticos, trechos das leis acerca do assunto e frases de músicas, então além dos contos incríveis, podemos ter acesso à informação.
Simplesmente maravilhoso. Não digo isso somente por ter um conto nesse livro, mas estou impactada por todos os outros trabalhos.
Estamos todas de parabéns, sinto-me orgulhosa de fazer parte de uma obra tão maravilhosa quanto esta.

Celeste.Vasconcelo 30/05/2020

Comovente e profundo.
Uma antologia de contos, que mesmo sendo fictícios, trata da vida de várias mulheres. Com as histórias percebemos que isso pode acontecer com qualquer uma. E isso assusta, mas o que mais assusta é saber que só em 1% dos casos os responsáveis são punidos. O machismo ainda predomina, e algumas mulheres são atacadas só por serem mulheres.
Cada uma de nós, torce para que isso acabe. Que possamos usar roupas sem medo, que possamos sair de noite em segurança e que os homens nos protejam ao invés de nos machucar.
Talvez isso seja um sonho distante, mas eu desejo muito que ele se realize.
A violência contra a mulher não é ficção. Ela existe. E se você passa/passou por isso ou conhece alguém que passa, diga! Não se cale!

Lilivia 01/09/2020

Essa questão precisa ser vista e lida!
De forma emocionante e até chocante, essa antologia traz contos que expressam das mais variadas formas uma verdade em nossa sociedade: a violência contra a mulher existe, trágica e horrenda, e ela precisa urgentemente acabar.
Uma leitura super necessária, que traz um pouco de luz e esperança para todas as pessoas, em especial nós, mulheres, que ainda enfrentamos tantos desafios e desrespeito. Neste livro, as mulheres são suas próprias heroínas, e cada história nos enche de força e coragem para lutar.
Já não bastasse o conteúdo super relevante, a diagramação e toda a obra em geral está lindíssima. Imperdível!

Aline Cristina Moreira 27/03/2019

Necessário!
Sabe aquele livro que você lê e fica refletindo depois? Esse é um deles! "Cinderelas" nos trás contos sobre inúmeros tipos de violencia contra a mulher. Contos com os quais todas as mulheres vão se identificar, pois, apesar de algumas de nós termos a sorte de nunca ter sofrido nas mãos de algum crápula, todas sabemos como é ter medo de sair sozinha a noite ou o que é se assustar simplesmente por ouvir passos que se aproximam quando estamos numa rua deserta. Há coisas que independem de cor, classe ou credo, e esse livro fala de uma dessas coisas. Seus contos falam de fala medos que qualquer mulher já sentiu ao menos uma vez na vida e que desejariam nunca sentir novamente. Leitura mais do que recomendada!! Todos os contos são ótimos e desejo parabéns a todas as autoras pelo excelente trabalho!! 😍💜💜💜

MALU @amor_porleitura 10/11/2020

Livro forte , mas necessário, histórias sobre vários tipos de abusos, pode conter gatilhos , mas eu gostei muito , e cada história, eu só pensava que realmente isso acontece.
Tem muitas informações importantes, de onde você pode procurar ajuda , caso sofra algum tipo de abuso , o que achei muito legal.

Nati - @_fantasticomundoliterario 17/12/2019

“𝐇𝐚́ 𝐝𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐨𝐬 𝐭𝐢𝐩𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐢𝐥𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐨. 𝐀𝐪𝐮𝐞𝐥𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐞𝐦 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐞𝐧𝐭𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫 𝐦𝐞𝐥𝐡𝐨𝐫 𝐨 𝐦𝐮𝐧𝐝𝐨. 𝐍𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐡𝐚́ 𝐚𝐥𝐠𝐨 𝐬𝐚𝐠𝐫𝐚𝐝𝐨.[...]𝐄 𝐡𝐚́ 𝐨𝐬 𝐬𝐢𝐥𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐦𝐚𝐭𝐚𝐦.”⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há algumas semanas eu trouxe as primeiras impressões desta antologia pra vocês, e hoje trago meu veredito final sobre ela. ⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esta é uma antologia de 20 contos, que trazem perspectivas sobre diferentes tipos de abusos contra a mulher. Alguns também lembram nosso valor na família e na sociedade, e incentivam a aumentarmos a auto estima e confiança em si mesma. Cada conto traz em seu final, dados estatísticos de vários órgãos públicos e formas de denunciar e buscar ajuda.⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu amei todos os contos, mas vou falar aqui sobre três: ⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
𝐂𝐚𝐧ç𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐭𝐡𝐞𝐫, 𝐝𝐞 𝐑𝐚𝐟𝐚𝐞𝐥𝐚 𝐇𝐚𝐲𝐠𝐞𝐫𝐭𝐭- Conta a história de três amigas da faculdade. Uma delas é estuprada por um garoto popular, e Esther até o denúncia para o reitor. Mas e as amigas? Qual atitude delas? O final dessa história é mais que real. ⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
𝐀 𝐌𝐚ç𝐚̃ 𝐄𝐧𝐯𝐞𝐧𝐞𝐧𝐚𝐝𝐚, 𝐝𝐞 𝐓𝐡𝐚𝐢𝐬 𝐌𝐞𝐝𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬- Traz muito a realidade da mulher que é tão oprimida na familia, que caso ela sofra algum abuso fora de casa, ela nem mesmo se sente à vontade para buscar conforto e apoio dentro do seu lar. ⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
𝐅𝐞𝐫𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐏𝐚𝐬𝐬𝐚𝐝𝐨, 𝐝𝐞 𝐏𝐚𝐭𝐫𝐢𝐜𝐢𝐚 𝐌𝐚𝐢𝐨𝐥𝐢𝐧𝐢- Há uma esperança para a mulher que sofre abuso? Será que ela poderá ser feliz com outra pessoa? Neste conto a autora mostra que pode haver uma luz no fim do túnel.

Não espere histórias com finais felizes nesse livro. A antologia Cinderelas está longe de ser um romance, muito pelo contrário, este livro vem a ser um alerta para todas as mulheres. Bem sabemos que o Brasil é o 5º país no ranking de feminicídios, ou seja, homicídios em que a vítima é morta simplesmente por ser mulher. E você pode pensar: O que eu tenho a ver com isso? Eu respondo: Você, eu e todos nós temos muito a ver. Porque muitas vezes vemos algo do tipo acontecendo e preferimos ignorar e não se envolver. Ou pior: Julgar. Não seja esta pessoa, não culpe a vítima. Seja a pessoa que estende a mão e da apoio, a que ajuda e que salva. Não seja omisso. A vida de muitas mulheres são ceifadas por não terem apoio nenhum para fazer a denúncia. Eu tenho esperança que um dia nosso mundo feminino terá mais sororidade! ⁣⁣
⁣⁣
⁣“𝐎 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐚𝐝𝐨 𝐧𝐨𝐬 𝐭𝐫𝐚𝐳 𝐟𝐞𝐫𝐢𝐝𝐚𝐬, 𝐪𝐮𝐞 𝐭𝐚𝐥𝐯𝐞𝐳 𝐧𝐮𝐧𝐜𝐚 𝐞𝐬𝐪𝐮𝐞𝐜𝐞𝐫𝐞𝐦𝐨𝐬. 𝐒𝐨́ 𝐧𝐚̃𝐨 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐥𝐚𝐬 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐟𝐢𝐫𝐚𝐦 𝐧𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞 𝐚𝐟𝐞𝐭𝐞𝐦 𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐨.”⁣

LiteraBia 21/08/2020

Necessário
Acredito que esses contos façam com que as garotas entendam que não estão sozinhas e muito menos são as culpadas!

Camila | Book Obsession 18/04/2019

Mais um projeto poderoso organizado pela Katerine Grinaldi e publicado pela editora Sinna.

Cinderelas é uma antologia de contos que tem como objetivo principal mostrar os diferentes tipos de violência contra as mulheres.

Sonhos destruídos, castelos desmoronados, tudo o que essas mulheres desejaram em um ambiente familiar foi arruinado pela brutalidade, violência, abusos, estupros, por quem deveria lhe dar amor, segurança e compartilhar um mundo de felicidade.

“Não podia mais contrariar o meu marido, era obrigada a dizer “sim” para tudo, caso contrário, apanhava com a justificava de não ser uma boa esposa.”

Dividido em um total de dezenove, cada conto vem em forma de alerta, um pedido de socorro através da vivência das personagens inseridas em seus desabafos. É difícil colocar em palavras o horror, o choque, que somos capazes de sentir através da leitura desses breve e muito necessários textos e constatar uma realidade triste e cruel.

“Os dedos da sociedade eram apontados para mim antes de qualquer atitude ser tomada. Sempre escutei que existe mulher que gosta de apanhar. Eu não gosto de apanhar. Jamais gostaria de ver meu sonho de princesa encantada da Disney despencar, literalmente, em cima de mim, ferindo-me todos os dias.”

Ao longo da edição podemos verificar trechos de artigos de algumas leis como Maria da Penha, entre outras, que amparam as mulheres e para quem não tem conhecimento achei bem legal pois se mostra bem informativo. Também podemos conferir destaques de matérias de jornais conceituados, uma playlist para lermos embalados ao som de canções profundas, além de algumas ilustrações.

“Disseram-me tantas vezes que o amor machuca. Hoje sei que essas pessoas estavam erradas. Aprendi sozinha que o amor não machuca, o amor não faz sangrar, o amor não bate, o amor não humilha, o amor não queima e o amor não me leva até uma delegacia da mulher. Quem faz isso são as pessoas, o amor não.”

Cinderelas é uma leitura que causa impacto do início ao fim, nos faz mergulhar fundo em cada palavra. Cheio de gatilhos para pessoas que já vivenciaram algo parecido. Um discurso repleto de informações e muito poderoso sobre o poder de se pedir ajuda, de se amar, de se livrar das amarras que certos relacionamentos tóxicos se mostram dentro de um lar.

Ainda que seja uma realidade que nos causa perplexidade e lutemos por igualdade, nós mulheres sofremos diariamente perseguições em todos os âmbitos da vida só pelo fato de sermos mulher. Jamais devemos achar normal esse ou outro tipo de tratamento. Hoje a lei nos proporciona amparo em alguns pontos, mas ainda é falho, por isso não podemos nos calar e aceitar tais agressões, físicas ou psicológicas e ao menor sinal de violência doméstica devemos procurar ajuda antes que seja tarde demais e se torne mais um número na triste estatística que assola o país.

site: https://bit.ly/2GuGfNu

Entre Livros & Unicórnios 09/06/2019

Um livro impactante, forte e extremamente real

"Não é nada fácil perceber que tudo em que você acreditava caiu por terra; todos nos quais você confiava, o apunhalaram."

Com histórias que facilmente se confundem com a vida real, essa antologia traz contos que, de forma crua, penetram a alma de os lê. Um livro com o qual é impossível não se sensibilizar e se emocionar, ao imaginar que essa é/foi a vida de mais mulheres do que gostaríamos de pensar.

Eu tenho lido muitos contos ultimamente e gostando cada vez mais. Amo quando as editoras percebem o quão importante é discutimos sobre questões sociais, pois é mais que necessário que a literatura dê voz às 'minorias' que a sociedade tanto despreza e tenta calar.

A temática dessa antologia é dura e reflete as mais tristes situações que as mulheres vivenciam todos os dias. Cada conto toca o leitor de modo profundo e nos faz a pensar sobre como a sociedade oprime e deixa a mulher cada vez mais acuada, impondo regras arcaicas e as colocando em lugares de humilhação.

Algo que achei maravilhoso e que deixa essa antologia ainda mais completa, são as informações sobre as leis que garantem os direitos femininos em casos de violência e dados de várias pesquisas nessa área. Ver esses dados e pensar que uma grande parcela da sociedade ainda ousa culpabilizar a mulher pelo atos de violência que ela sofre, chega a ser enlouquecer e difícil de acreditar que tal pensamento ainda persista com tanta força.

As narrativas dessa obra são muito boas, mas selecionei as que mais me tocaram para compartilhar com vocês.

O conto 'Tremeluz' foi um dos que mais gostei, pois retrata uma forma de violência não física e que traz resquícios de uma sociedade extremamente patriarcal, que tenta impedir que uma mulher amamente em lugares públicos, pois é, pode parecer loucura, mas ainda existem pessoas que pensam dessa maneira. 'Talvez' é uma história com um leve lampejo sobrenatural, se mostrando bastante original e afirmando que a luta pela punição de crimes contra a mulher continuam até depois da morte.

'Cinderelas' é uma antologia necessária e que a todo tempo nos faz refletir e questionar o sistema judiciário do nosso país. Frente à uma sociedade que julga e humilha a mulher, reforçando o machismo o que propicia maiores condições de abuso, existem mulheres que são incansáveis para terem suas vozes ouvidas e não cessam sua luta por nada, mesmo diante de toda opressão sofrida. Um livro cru, urgente e incrivelmente real e doloroso.
Camila Lobo 25/06/2019minha estante
Muito feliz que tenha gostado de Tremeluz! Obrigada! :3