O ensino de História e a criação do fato

O ensino de História e a criação do fato Jaime Pinsky (org.)

Resenhas - O ensino de História e a criação do fato

Mateus 11/08/2023

Nhe...
O famoso não cheira nem fede. O livro é uma coletânea de artigos interessantes, porém não muito bem alocados e interligados na discussão. Estou fazendo essa resenha depois de ter lido já a alguns meses, essa é minha lembrança. É uma obra que rabisquei e fiz várias marcações que me interessaram, no entanto a expectativa estava alta para o que de fato recebi.

Papareia dos Livros 20/07/2022

Ótima leitura
Essa obra que contem um compilado de estudos feitos por pesquisadores do assunto é um ótimo adendo a quem goste do assunto ou que estude História, principalmente a este segundo grupo.
O livro traz uma construção de diferentes fatores acerca de como se fazer o ensino de História dentro do contexto brasileiro, ter essas visões múltiplas ajuda e muito a entendermos que não se existe uma unica ótica e estática sobre a educação no país.
Salo a questão também de que tudo o que foi discutido possui fonte referenciada.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com

elaineaguiar 20/09/2020

É uma leitura que ainda ajuda a compreender o ensino de História
Esse livro teve sua publicação em fins da década de 90, mas os artigos em seu interior foram revistos anos mais tarde para outra publicação. Apesar já ter se passado tantos anos, e de muita pesquisa ter avançado em alguns temas, ele ainda é uma daquelas leituras essenciais em relação ao ensino de História. De alguma forma, com o enfoque dado ao nacionalismo e às tradições inventadas no imaginário social contemporâneo, acredito que os artigos de Jaime Pisky e de Circe Bittencourt, em especial traçam um panorama que ajuda a compreender essas questões.

Layla.Ribeiro 19/12/2013

A obra tem de grande importância pois discutem a função do docente, dento de todas as classe, ajudando também no desenvolvimento social de cada cidadão, discutindo também sobre os livros didáticos que poderiam ser mudados, fugindo do tradicionalismo, o interessante nessa obra é que cada texto faz uma ligação com o outro, tornando as ideias claras do que ele quer passar para o leitor, não fugindo do tema, contribuindo para a reflexão sobre o ensino de História no Brasil, recomendável que cada educador de História pudesse lê-lo ao menos uma vez, para tratar a importância da historicidade, e de como a história pode ser melhor tratada aos alunos, fazendo com que eles tenham interesses com a disciplina.