Fake News

Fake News Cristian Derosa

Resenhas - Fake News

Graciano 01/11/2021

Fraco
O assunto é premente e precisamos de mais livros abordando-o.
Porém, este me pareceu muito fraco. O autor não tem um raciocínio claro e linear, as ideias se repetem varias vezes em diferentes parágrafos do mesmo capítulo.
As vezes parece algo meio teoria da conspiração, simplório e previsível: "culpa das elites dominantes" etc.
Boa parte do que ele diz já é fato consumado pra mim, talvez por isso eu não tenha me empolgado em continuar a leitura.

A gota d'água foi uma referencia, ao vídeo do editor da Piauí (que dá subtitulo ao livro!), que ele colocou na nota de rodapé apenas "vídeo disponível no youtube" ! Se quer o link nos é apresentado, ou titulo original do vídeo, nada.
Afinal alguém que se propõem denunciar os pseudo-jornalistas (e são muitos) deveria no mínimo fornecer referencias de maneira apropriada, nem digo segundo a norma ABNT mas, com informações suficiente para o leitor encontrar.

Natalha 14/11/2020

Coerente
Pra mim, um livro perfeito para entender como funciona toda a mídia.

Cassio 24/08/2020

No mínimo interessante
O livro mostra uma análise interessante de como os veículos de comunicação influenciam a sociedade em direção a pautas e agendas que eles mesmos, em conjunto com governos aliados e organizações ideológicas, apoiam. O texto traz uma ótima análise, que a princípio parece até uma teoria da conspiração, mas que ao longo da leitura se mostra uma manobra real e até muito palpável agora que você está alerta da situação. Acredito que para o livro ser considerado ainda melhor, deveria contar com mais alguma exemplos dessas manobras midiáticas, onde fake news são espalhadas como verdades e verdades tidas como fake news simplesmente porque os veículos de comunicação e seus parceiros estão tentando forçar sua agenda.

JulianaSchreave 14/04/2020

O caos é um ambiente propício para a manipulação
FAKE NEWS: quando Jornais fingem fazer Jornalismo é o primeiro livro de Cristian Derosa que tenho acesso, ganhei este livro ano passado e confesso que não tinha grandes expectativas para esta leitura... porém, fui positivamente surpreendida com o conteúdo é com a maneira que o autor aborda o tema, trazendo a tona informações importantíssimas e clareando pontos importantes sobre as Fake News no mundo.
Leitura mais que recomendada!