Verdade?: Porque nem tudo o que ouvimos ou falamos é verdadeiro

Verdade?: Porque nem tudo o que ouvimos ou falamos é verdadeiro Monja Coen

Resenhas -

Lucas.Batista 07/04/2023

Simples e profundo
Neste livro, a monja Coen traz 24 frases que escutamos em nosso dia a dia desde a infância ao mesmo tempo em que nos convida a repensa-las. Confesso que esperava uma proposta diferente do livro, achei que seria uma obra dedicada a nós explicar como nossa mente tende a distorcer a realidade.

Todavia, a monja consegue pegar essas frases simples e curtas e trazer uma profunda reflexão sobre o significado muitas vezes intrínsecos ou mal interpretados. Recomendo a leitura.

Jenny 30/01/2022

Indico
Livro leve e muito interessante ler um capítulo como um dose diária e refletir nos temas que a monje coen traz. Recomendo :)

Nise 24/12/2021

Eu simplesmente amei fazer essa leitura, de um jeito simples a Monja faz questionamentos a respeito de diversos ditados populares que falamos muitas vezes sem questionar. Será que tudo que falamos é verdade?? Será que liberdade é fazer só o que a gente gosta? Essas e outras questões são abordadas com muita clareza. Recomendo a leitura.

Nati 30/11/2020

Li até o fim para ter uma conclusão que não fosse precipitada. Porém, não gostei do livro desde o início e isso se estendeu até o fim. Mas essa é só a minha opinião. Tenho certeza que talvez ele se encaixe na vida de outras pessoas e faça muito sentido.

Jordana 30/06/2020

Como sempre, é muito bom ler as palavras que a Monja tem para nos dizer. É uma sabedoria que encanta e faz refletir.

Denilton.Ramires 04/01/2020

Ditos populares como por exemplo "Cão que ladra não morde" e "Casa de ferreiro, espeto de pau", quando repetidos sem cuidado, limitam a capacidade de pensar em profundidade. Corrobora com atitudes desrespeitosas e estigmatizadas. A Monja Coen propõe neste pequeno livro a nos fazer pensar em profundidade, a agir com sabedoria e nos previne de sair repetindo incoerências por aí. Parece um livro despretensioso, mas não o é. É sim recheado de filosofia budista e quebra de paradigmas; com nenhuma intenção de angariar praticantes da religião budista ou de qualquer outra religião. Leitura muito válida, filosófica e transformadora.

Paulamarins 06/09/2019

Uma lição a cada linha..
O livro é perfeito. Uma lição a cada linha..o jeito da Monja Cohen escrever é encantador e seus ensinamentos são sem dúvida coisa sobrenatural. O livro não é extenso e sua leitura é tão boa que dá pra ler em um fim de semana (ou até em uma tarde)!

Natalia.Eiras 03/08/2019

O que é verdade para você?
Eu conheci a Monja Coen através de um canal no Youtube chamado MOVA quando estava procurando técnicas de meditação.
Na época, achei uma senhorinha simpática e que me transmitia uma coisa boa através de suas palavras. Passei a prestar atenção... a assistir um vídeo atrás do outro, e quando percebi estava apaixonada e já me considerava uma budista.

Lembra quando o Censo do IBGE batia na nossa casa perguntando qual era nossa religião? O que você respondia?
Eu hoje responderia que sou sem religião. Pois para mim, o budismo não é uma religião, mas sim uma filosofia de vida.
Frequento um templo budista? Não.
Estudo profundamente a doutrina budista? Não
Apenas sigo a filosofia básica de todo budista: "Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você".

Ame os outros pois você gostaria que alguém lhe amasse da maneira como você ama.

Ajude aquele irmão que passa fome na rua pois você gostaria que alguém fizesse isso por você se você estivesse naquela situação.

Basear a sua vida em uma frase de Confúcio pode parecer estranho, né? Mas você já parou pra pensar em quantas frases você utiliza para guiar a sua vida e nunca parou para refletir sobre elas? Pois bem... a monja COEN parou.

DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS

Esse ditado significa que nem sempre as coisas saem como você imagina ou espera, mas que mais lá pra frente, mostrará que era o melhor para você. Mas será que Deus escreve em linhas tortas mesmo, ou nós humanos é que entendemos como tortas essas linhas por sermos incapazes de perceber a perfeição?

ÁGUAS PASSADAS NÃO MOVEM MOINHOS

Isso significa que o que passou... passou. O moinho só irá se mover com novas águas. E assim é a vida. "Não adianta chorar sobre o leite derramado". A relação destruída nunca mais poderá ser regenerada. As palavras ditas não poderão ser retiradas. O que passou...passou.
Por iss, aprecie cada momento da sua vida. Ela é única! Esse momento é único! Ele nunca mais irá se repetir. Pois o que passou... passou.

QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA

Resiliência é a palavra o século. Todos precisam ser mais resilientes no trabalho... nos relacionamentos... no trãnsito. Estamos muito agitados! Muito sobrecarregados o tempo todo com exposições constantes de violência... anúncios... tarefas. Mas se você for esperar para conseguir alguma coisa, pode esperar deitado, pois sentado irá cansar. Ser resiliente é diferente de esperar que as coisas caiam do céu. De nada adianta orar a Deus sem levantar a bunda da cadeira e correr atrás do que deseja. A minha dúvida é se devo ser resiliente e aguardar a justiça divina, ou correr atrás da minha vingança... confesso que isso não ficou claro para mim...

QUEM COM FERRO FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO

Faça o bem aos outros e você receberá o bem de volta.
Se você faz o mal, isso contribui de forma negativa para o seu carma e você precisará aprender uma lição mais para frente. Isso pode ser nesta vida... em outra... ou em outra... quantas forem necessárias. Mas não porque você precise ser punido.Mas sim, porque você precisa evoluir.

Confesso que ainda preciso trabalhar essa última parte. Ainda desejo que o outro seja punido. Que o ferro quente quime-lhe a carne. Que ele pague por todo o mal que ele fez, mas como eu disse... estamos aqui para aprender e evoluir, né? Essa talvez seja a lição que eu preciso aprender.

Pecebem que todo o livro é uma série de reflexões que a Monja faz de ditos populares que guiam as nossas vidas, mas que nunca paramos pra pensar se REALMENTE eles fazem sentido para nós e se realmente queremos seguir isso?

Foi uma leitura simples. Rápida, pois o livro é bem fininho. E me fez pensar em algumas coisas interessantes, não é mesmo?

Ela reflete sobre muitos outros ditos, tais como:

- Em casa de ferreiro, o espeto é de pau
- Quando o gato sai, os ratos fazem a festa
- Cão que ladra não morde
- Para bom entendedor, meia palavra basta
- Santo de casa não faz milagre

Mas para você conhecer mais profundamente cada um desses ditados e o que npos precisamos extrair realmente de cada um deles, só lendo o livro inteiro e vindo me contar aqui nos comentários!

Eu, assisti a palestra dela LITERALMENTE chorando devido a fase complicadíssima que venho vivendo na minha vida pessoal. Ao chegar para autografar meu livro, perguntei a Monja como poderia me libertar de todo ódio e sede de vingança que carrego em meu peito.
Sabem qual foi a resposta dela?
"Assopre pra longe minha menina. Deixe ir e seja dona de si mesma".

site: http://www.perdidanabiblioteca.com.br/2019/04/verdade.html