Poetize 2021

Ivanildo Sales
Jaqueline Bastos

Resenhas - Poetize 2019 Concurso Nacional

Paulo Silas 14/01/2024

Uma antologia poética que foi organizada a partir de um concurso nacional (e parcialmente internacional ao se considerar que outros países de língua portuguesa também participaram) visando reunir diversos autores que tivessem interesse em ver algum de seus poemas publicados em uma obra coletiva. Ausente qualquer critério específico sobre o tom ou estilo dos poemas - daí a o título do livro ser "Poesia Livre" -, a seleção dos textos que resultou na obra se deu a partir do julgo da editora e do organizador, tendo assim se dado espaço a um número expressivo de autores e poemas que se fizeram presentes nessa edição da antologia.

Cada autor pode contar com considerável liberdade para a escrita do poema, pois não havia qualquer requisito que condicionava a algum tipo específico de poesia para participação na obra. O resultado foi uma obra bastante plural, com diversos estilos de escrito e variados tipos de poesia. Há poemas que foram escritos especificamente para a obra, assim como há aqueles que se encontravam na gaveta dos autores e foram agora publicados. Há poemas que seguem os critérios de uma tipologia, assim como há aqueles que foram escritos em versos livres. Há poemas e poemas, sendo por isso o livro plural.

"Antologia Poética: poesia livre 2020" conta com mais de quinhentas páginas, estando nelas presentes centenas de autores e centenas de poemas. A seleção foi bastante abrangente, assim como bastante permissiva, o que fez com que a obra conte com poemas bons, medianos e ruins - assim como textos excepcionais e outros que sequer podem ser definidos enquanto tal mas que curiosamente foram publicados. É o que costuma ocorrer em algumas obras coletivas - principalmente nas de tamanho considerável. De todo modo, o livro vale pelo todo, pois grande parte dos poemas repercutem no efeito típico da poesia, valendo ser lido.

Sandra Rosa 18/07/2022

Poesias?
Nem todas!
É isso que posso alegar se alguém questionar a nota que dei.
É um copilado bem diverso de autores de todo Brasil.
Tem algumas ótimas poesias, mas também tem coisas que não deveriam ser classificadas como tal.
Das mais de quinhentas páginas, eu reduziria pra duzentas.
Mas valeu a longa leitura, é sempre bom conhecer novos escritores e se indentificar com suas escritas.

Carodise 18/05/2020

Li o livro porque tem um poema da minha mãe nele. Há muitos poemas bons e outros nem tanto, mas é agradável de ler.