Darwin sem Frescura

Darwin sem Frescura Reinaldo José Lopes...

Resenhas -

Tiago Souza 26/04/2024

Científico e descontraido
Um excelente livro, de leitura, leve, descontraída, mas não deixando de ser profundo e extremamente objetivo, que é falar da evolução das espécies.
Um livro que cumpre bem sua proposta abrangendo vários assuntos, que no transcorrer da leitura vai ficando claro para o leitor cada ponto abordado, pois além da linguagem adotada , possui exemplos práticos.

Luiza.MauAs 15/11/2023

Darwin sem frescura
O livro é bem bacana, a linguagem pouco mais informal ajuda dms. Mass, n é mt meu estilo de livro, mesmo sendo meio informal, foi um sacrifício algumas páginas, por serem cheias de coisas científicas sla.

Pipuli 05/10/2023

Se você, assim como eu, gosta de saber sobre ciência e o porquê das coisas pelo simples prazer de saber, esse livro é para você!

Neste livro, Pirula e Reinaldo conseguiram de forma gostosa e simples, como em um bate papo interessante, explicar assuntos que até então poderiam ser complicados de se pensar, ao menos para mim eram rs.

Com a premissa do livro, temos alguma ideia do que podemos encontrar, porém não é bem assim, quando adentramos nos capítulos encontramos algumas questões interessantes como “como raios a mutação acontece no DNA?”, outras curiosas do tipo “por que brócolis é amargo para algumas pessoas?” e encontramos até algumas afirmações inesperadas como por exemplo “a homossexualidade é natural!”. E o mais interessante é que tudo isso é exposto com uma forma de fácil entendimento. Mesmo que em alguns pontos eu precisei reler alguns parágrafos para captar a ideia rsrs.

É realmente um livro incrível que eu recomendo muitíssimo.

“... é isso que encontraríamos se a evolução das espécies fosse verdade... Porque ela é!”.

LetAcia927 06/07/2023

Um ótimo livro para quem quer entender evolução
O livro tem muito do que são os vídeos do Pirula sobre evolução (até espanta ter só 8 capítulos e poucas páginas). O livro é didático, com bons exemplos de como ocorre a evolução, trás as ideias de Darwin e de outros autores, sobre como ocorre a especiação. A explicação genética é com exemplos simples, claros e didáticos, te fazendo entender bem o conteúdo.
Achei que tem 2 capítulos que destoam do que se aborda no princípio só livro. Isoladamente são ótimos, mas faltou uma colinha entre eles para deixar o assunto ainda mais fluido.
Tirando isso, o livro é um show de ciência, fala muito bem do tema e ajuda muito a compreender melhor como essa Teoria linda é constantemente reforçada por evidências.

FabioMartineli 23/11/2022

Excelente livro!
A forma de transmitir as informações é de forma clara e objetiva (aparenta ser roteiro de vídeo do YouTube rsrs), sem abrir mão da profundidade do assunto.

Anderson.Hoch 01/08/2022

Biologia de leve
Valendo pela categoria 13 do Desafio Livrada 2022, um livro de biologia, "Darwin sem Frescura" é leve, divertido e simples, fazendo a divulgação e as explicações científicas a que se propõe, inclusive sem fugir dos termos técnicos e específicos.
Reinaldo Lopes e Pirula souberam cativar o leitor(pelo menos este aqui), com exemplos comuns no dia a dia, linguagem acessível e ainda com algumas piadinhas.
Muito boa a leitura, recomendo.

ViniC27 17/02/2022

Viva a adaptação!
Desde o começo, fica bem claro que o conceito de "evolução" muitas vezes é mal interpretado. Sendo que, até mesmo Darwin não utilizou a palavra nas primeiras edições de seu livro. "Darwin sem frescura" nós traz excelente anologias, simples e se apropriando de contextos atuais que deixam fácil a compreensão. A leitura é fluída, os comentários são ótimos e as referências melhores ainda. A escolha de estudos utilizados como exemplos foi muito feliz; achei muito legal os que falavam sobre a Vitamina C e nosso cruzamentos com os homens de Neandertal. Recomendo muito!

Manu 07/11/2021

De forma sucinta, os autores abarcam alguns aspectos da Teoria da evolução, trazendo esclarecimentos, curiosidades e simplificando temas complexos.

Emi 06/10/2021

Achei os temas escolhidos mto interessantes e estes foram tratados de uma forma até que leve por conta do humor. Não sei o quão acessível ficou a abordagem, acho que muitas pessoas ainda teriam dificuldade...
Talvez uma ou outra coisinha eu não gostei, mas no geral achei mto bom. A leitura foi fácil e rápida, alguns trechos bem envolventes...Mas não fez meus olhos brilharem..acho que não leria novamente...

Emanoel 11/08/2021

Acho que Darwin ficaria orgulhoso!
Lembro-me que no ensino médio, as aulas de biologia eram as que eu fugia - não literalmente haha... Ano mais tarde, após sair do ensino médio, comecei realmente a me interessar pela Evolução e por saber como chegamos até aqui.

Já tentei ler e a origem das espécies e, como achei a linguagem um tantinho complicada, acabei largando. Então, "Darwin sem frescura" me gerou expectativa de tentar entender um pouco sobre nossas origens.

Confesso que não achei 100% "sem frescura" e, para alguns temas, você precisa estar mais atento. Mas o livro em é maravilhoso. O Pirula, oras, já conhecia há anos do YouTube. O Reinaldo tive o prazer de conhecer nessa obra. Mesmo que eu tenha tido alguma dificuldade na leitura, eu adorei.

Nossa espécie é fascinante e infelizmente damos pouco valor a nós mesmos, tanto no quesito histórico quanto evolutivo. Do cristão aos ateu, todos devem ler esse livro.

Taila 20/06/2021

Único defeito é o título
Não gosto do título desse livro, porque faz parecer um livro meio bobo ou básico demais. É um excelente panorama para quem quer saber mais sobre evolução e biologia no geral. Amei esse livro. Muito bem escrito, tem muita informação e também piadinhas bem engraçadas. Recomendo ler o livro e assistir alguns dos vídeos no canal do Pirula, porque alguns assuntos são meio difíceis de entender, mas com o auxílio do vídeo fica muito mais fácil.

Marianna.Borburema 08/04/2021

Evolução darwiniana explica TUDOHH
Um livro que não se lê, se devora.
Pirula e Reinaldo abordam diversos assuntos relevantes sobre a perspectiva evolutiva, de forma a informar e elucidar esse mecanismo gerador da diversidade das espécies. Inclusive fazem isso com muito bom humor e didática.

Temas relevantes como porque a homossexualidade é hereditária, porque algumas pessoas odeiam brócolis, a importância de ?grandes deuses? para manter a ética e moral da sociede, e muito mais, tudo explicadinho com muita elegância.

Recomendo o livro para qualquer pessoa, curiosos, religiosos (principalmente) e estudantes de ciências biológicas.

Stella F.. 24/02/2021

Recordando
Adorei rever conceitos já esquecidos, revisar um aprendizado que fiz quando na faculdade de Biologia.
De uma maneira bastante didática e leve, os autores nos levam a vários assuntos pertinentes sobre evolução humana, com um embasamento científico de primeira, e com artigos fresquinhos, atualizando a todos sobre assuntos como genoma, intolerância à lactose, o porquê de alguns gostarem de brócolis e outros não, sobre homossexualidade, sobre neandertais, sobre surgimento dos grandes mamíferos e desaparecimento dos dinossauros e sobre noções de moralidade. Uma discussão também sobre o elo perdido, nos falando sobre a grande quantidade de fósseis encontradas e que vão fazendo esses intervalos serem preenchidos e sabermos cada vez mais sobre nossos irmãos, primos e tataravôs.
Tudo bastante explicado com ótimos exemplos e “causos”, o que mais gosto.
Reaprendi bastante e fiquei sabendo de fatos interessantíssimos e das pesquisas recentes.
Só não achei necessário o tom de brincadeira em vários capítulos, que para alguns pode funcionar, mas que para mim poderiam ser retiradas. É claro que os autores quiseram falar de assuntos sérios sem o peso, fazendo-os mais leves. Talvez esse seja o diferencial do livro, abordagem de assuntos sérios, citando pesquisas de ponta e ao mesmo tempo não assumindo uma posição professoral, mas um posicionamento de amigo, um debatedor informal. Para quem nunca estudou o assunto, deve funcionar.
Enfim, livro muito bom onde recordei e aprendi coisas novas!

“Trata-se de um discurso muitas vezes vazio, que, jogado para uma plateia leiga e incauta, parece coerente, mas que na verdade é, na melhor das interpretações, um argumento baseado em ignorância do método evolutivo, e, na pior das interpretações, uma mentira deslavada. O fato é que o termo “elo perdido” é muito inadequado para descrever a ciência evolutiva que é trabalhada hoje. E, mesmo que fosse adequado, temos milhares de fósseis com características intermediárias encontrados em todas as linhagens, tanto de plantas quanto de animais vertebrados ou invertebrados, e todos eles podem servir como “elo não mais perdido” se você tiver a boa vontade de ir atrás das fontes e estudar o que a ciência já publicou sobre eles”. (pág. 63)

“Descobrir que neandertais possuíam pensamento simbólico, na prática, significa descobrir que eles tinham sentimentos e ideias bastante humanos, semelhantes aos nossos. Além do mais, se foi uma evolução convergente, que surgiu independentemente em humanos e neandertais, trata-se de uma inovação que não foi exclusividade nossa, e, que, portanto, pode ter surgido em outras espécies, e quem sabe no futuro possa surgir de novo em outras tantas”. (pág. 184)

Ricardo 30/10/2020

Entendendo a Evolução de fato
Os autores desenvolvem em uma linguagem simples e bem humorada questões relevantes sobre a teoria da Evolução e como ela se faz presente na nossa vida.

Diego Costa 19/08/2020

Muito bom!
Livro apresenta uma leitura leve, usa uma linguagem compreensível ao público, trás analogias simples que exemplificam processos complexos relacionados evolução das espécies, desmistifica preconceitos e enriquece nossa compreensão do passado, presente e possíveis futuros. Recomendo.