Não Inclui Manual de Instruções

Não Inclui Manual de Instruções T.S. Rodriguez

Resenhas - Não Inclui Manual de Instruções

Fagner 03/03/2024

Uma comédia romântica na Irlanda
Eu não sabia o que esperar desse livro, mas amei passar um tempo nele. Essa atmosfera de comédia romântica é deliciosa e é interessante demais entender um pouco sobre como alguém neurodivergente se sente. Uma delícia de livro!

Rafa Durães 16/11/2023

Interessante.
Um livro bem curto, mas que me chamou atenção devido a abordar o amor entre neurodivergentes e a síndrome de Asperger.
Me senti perdido no ritmo da narração. No início está mais para comédia, depois entra em um romance sério, depois em problemas pesados como discriminação, e depois mistura tudo. Fora personagens que são abordados, esquecidos e depois voltam com destaque.
Outro ponto que me incomodou: o amor dos protagonistas ocorre de forma muito rápida, mas talvez isso se explique ao tamanho do livro.
Gemma, a mãe de Connor em muitos momentos passa do tradicional cuidado e se torna extremamente invasiva.
O ponto mais interessante da leitura é a forma bem detalhada como a síndrome de Asperger é tratada, pontos clínicos são bem explicados e a personalidade de Connor muito bem elaborada.
Vale a leitura.

TAssia19 31/08/2023

Fofo e informativo
Coloquei esse livro na lista porque queria ler mais histórias com personagens dentro do espectro autista. Connor me encantou de primeira, com a sua sinceridade sem fim, seu amor pelos livros e seu jeito especial!
A mãe dele é um evento à parte e uma excelente estrategista!
O Aiden também é maravilhoso e incrível. Ele buscando saber mais e aprender sobre a síndrome é perfeito.

Ewerton 15/05/2023

Não inclui manual de instruções
Minha opinião geral é que eu gostei dessa leitura. A minha nota em si reflete apenas alguns pontos que me fizeram perder um pouco o encanto ou até a revirar os olhos.

Vamos a eles:
Não há motivo nenhum pra história se passar na Irlanda; mas também não tem problema nenhum com isso. Só não sei se gostei disso (tenho uma certa trava em ler livro nacional com personagens com nomes totalmente estrangeiros etc). Mas nada que tenha influenciado tanto.

O livro também tem uns errinhos bobinhos e tal. Dá pra relevar.

Agora, o que eu não gostei nada foi do fato de todo mundo querer quase que obrigar o Conor a seguir uma receita "padrão" de felicidade com essa ideia de que ele seria infeliz se não tivesse um namorado. Por favor, né? Queria mandar todo mundo, mas principalmente a mãe dele tomar naquele lugar. Eu simplesmente odeio quando interferem na minha vida, por isso pra mim foi um gatilho isso e o que menos gostei na história.

Agora falando da parte boa, o Conor é um personagem Interessante, bem construído e posicionado no livro todo. O Aidan também é um personagem bom, mas só até o meio, quando eles começam a se relacionar. De repente, pra mim, ele some e se torna só mais um satélite ao redor da "linha do tempo" do Conor. Senti falta de trabalhar mais as dificuldades dele nessa relação, as dúvidas etc. O livro fez parecer como se fosse tranquilo se jogar em uma relação assim. Gostei que, pelo menos, o personagem do editor (inserido muito tardiamente - na boa, apresentar personagem no final do livro é chato é ninguém mais se importa) deu esse contraponto sobre as dificuldades da relação.

Acho que, mesmo assim, vale muito a pena a leitura. É bacana e traz um tema a mais nos romances lgbtqia+ nacionais que o diferencia de outros.

Nah.Carvalho 08/05/2023

Astrogeek de Touro
📚: Não Possui Manual de Instruções - T. S. Rodriguez

💫 É aquele típico romance clichê que as vezes a gente precisa ler só para esquentar o coração.

💫 A forma em que a Síndrome de Asperger é apresentada e explicada, é tão simples e de fácil compreensão que faz com que a leitura seja bem fácil e gostosa de ler.

💫 Particularmente, não tenho nada de ruim para falar sobre o livro. Alguma coisinha ou outra me incomodou, mas nada que seja relevante para eu tirar estrelas.

💫 Um romance bem gostosinho, que as vezes você fica apreensiva de que algo de ruim possa acontecer, mas adivinhe! Não acontece nada de ruim.

💫 Um livro que fala sobre compreensão, preconceitos, que é importante sair da zona de conforto, mas tem que ser algo gradativo, um passo de cada vez.

Nota: 5⭐

site: https://www.instagram.com/p/CrzD0hvOtai/?utm_source=ig_web_copy_link

Maiara 25/04/2023

Rápido de ler é muito fofinho
Apesar de rápido de ler, a leitura é muito fluida, a construção dos personagens é super boa, o suficiente para a gente se apegar e o desenrolar da história é ótima. Li rapidinho, foi minha companhia no voo e foi uma escolha excelente.

Luciana Dryer 18/04/2023

História fofa!
Gostei bastante da leitura, leve e fluída. Não teve muita problemática, entendo que o protagonista seja bem resolvido, mas senti falta de um drama mais forte, mesmo assim o livro é muito significativo e fofo.

31/03/2023

Legal
Peguei este livro para intercalar com outros e foi uma ótima escolha. Um livro leve e curto. Foi muito bom ter uma visão sucinta e dinâmica de uma pessoa com síndrome de Asperger.

Lean.cwrv 11/03/2023

Erros comuns, opiniões questionáveis
O livro já cai em todos aqueles estereótipos de autista genial, incrível e superdotado o que em si não é um dos maiores problemas pq afinal, tem muitas obras boas que abordam isso, a grande questão aqui, que me incomodou pra caramba foi todo aquele papinho de ?mãe sabe tudo? a forma como constantemente é posto aquele ideal de quem vai cuidar dele quando não estivermos mais aqui? Como se um relacionamento fosse isso, apenas uma segurança, um investimento. A mãe aqui, me dava nos nervos, e acredito, que utilizar logo a síndrome de asperger tenha sido uma má jogada, pra um livro de 2019 bem desatualizado, já que por anos vem sendo discutido como esse termo já não é mais adequado. Mas sinceramente, gostei do livro acho que faltou um olhar mais cuidadoso, abordar um tema como esse é realmente difícil mesmo, porém, é preciso atenção, mas a escrita da autora é boa, a descrição dos detalhes trás nitidez para o leitor, vi que ela tem outra obra e pretendo está fazendo a leitura dessa também.

Junior 04/12/2022

Simples e efetivo
Texto de simples leitura e bastante efetivo em demonstrar a vida de uma pessoa neuroatípica. Muito importante o tema somada a uma história gostosa de ler.

Dede 24/11/2022

Bom e fofinho
Bom, é fofo, mas o fato da mãe dele tentar arranjar um namorado para ele me e como dou um pouco, pois ela passa do limete.
Dede 26/11/2022minha estante
Incomodou *

Maysa 01/09/2022

Fofo
Eu gostei bastante da leitura, pois amo ler livros que me sinto representada e com esse me senti assim.

O protagonista está no espectro do autismo, assim como eu, e além disso, ele também é apaixonado por literatura e busca conhecimentos nos livros já que tem dificuldades nas interações sociais. E também ele ama clássicos, o que descobri um tempo atrás que eu também amo e se tornaram meus preferidos.

Eu gostei muito do protagonista, os sentimentos descritos realmente são de pessoas estão no espectro, até separei alguns quotes sobre isso que irei deixar a baixo.

Sobre o casal, eu achei o desenvolvimento muito bom, e o casal é extremamente fofo e deixa o leitor uma sensação muito boa, o famoso "coração quentinho".

A relação do protagonista com a família e amigos, especialmente a mãe, achei um tanto abusiva o que, infelizmente, é comum para nós autistas. O amor muitas vezes sufoca e faz mais mal em algumas situações do que bem. A mãe dele é manipuladora, faz de tudo para realizar algo que ela ACHA que o filho precisa, manipulando todos a sua volta e i terceiro do na vida do filho. Eu não gostei dela.

Mas no geral eu gostei muito do livro e recomendo a leitura.

"Porque ele se esforça muito para entender às pessoas, mas a maioria delas não faz o mínimo esforço para entendê-lo."

"Eu pensei que os Autistas não falassem. Que só ficassem montando quebra-cabeças e essas coisas. ? Essa é uma ideia equivocada. Existem níveis de autismo e cada pessoa é afetada de uma maneira. De qualquer forma, a Síndrome de Asperger é diferente. Os indivíduos com SA não costumam ter problemas cognitivos, o que significa que o nível de inteligência é normal ou acima da média, que é o meu caso."

"Às vezes penso que é quase impossível ter Síndrome de Asperger e poder relaxar. Eu sempre estou pensando. Estou sempre hiper consciente de todas as minhas ações. Sempre há algo que me preocupa."

"Não sabe o que é viver em um mundo no qual sente que não pertence."

"uma pessoa com Síndrome de Asperger muitas vezes se sente como um ser humano que vai de visita a outro planeta; mesmo que ele aprenda o idioma e observe o comportamento dos habitantes do lugar, sempre será óbvio que não nasceu lá."

"Gostava de ficar em casa. Não havia nada de errado nisso. Tudo era confuso demais do lado de fora e ele preferia não ter que lidar com toda a confusão."

"Ser Autista me confere uma forma de ver o mundo que é diferente da maioria das pessoas e isso, sem dúvida, faz diferença."