A Nova Califórnia

A Nova Califórnia Lima Barreto

Resenhas - A Nova Califórnia

Gabiashu 22/04/2024

Leitura de Escola
Foi uma leitura interessante, gostei de como o conto se desenrolou, a crítica que ele faz a sociedade é certeiro.

Emilson5 21/11/2023

Ah, Tubiacanga...de onde te conheço?
Nova Califórnia é, como diz o nome, um conto que fala de uma corrida do ouro muito doida, na mítica cidadezinha de Tubiacanga (acho que já ouvi esse nome em alguma novela). Como primeiro contato com a escrita de Lima Barreto, não poderia ter começado melhor!

Juba 13/04/2023

Vale a pena
Venho finalmente lendo alguns contos de Lima Barreto e compreendendo porque dizem que ele representa tanto o brasileiro. Ele é sarcástico, crítico e consegue colocar temáticas complexas de forma divertida de ler. Gostei muito desse conto e achei necessário pesquisar pra entender o motivo do nome rs
Leiam Lima Barreto! (:

Poesia na Alma 25/01/2022

Opinião
Esse conto é maravilhoso, adoro a ideia de ler sobre as pessoas coletando ossos sob as estrelas. é divertido e bizarro ao mesmo tempo.

Valéria Alessandra 05/03/2021

E você? Do que é capaz?
O conto "A Nova Califórnia" tem contornos macabros e satiriza a corrida do ouro norte-americana (Oeste, final do séc. XIX). Lima Barreto narra a história dos habitantes de uma pequena cidade que descobrem a possibilidade de fabricar ouro a partir de ossos humanos. Porém tal processo conflita com seus supostos valores éticos e morais. Seriam esses pacatos cidadãos capazes de cometer profanações? O que estariam dispostos a fazer em função da possibilidade de riqueza e ascensão social?