História da Bruxaria

História da Bruxaria Jeffrey B. Russell...

Resenhas - História da Bruxaria

Bruna 22/01/2022

Nao gostei, o livro não tem um ritmo agradável de leitura. Sobre o tema, os autores não se aprofundam, outra coisa que me incomodou bastante são as generalizações feitas, e a falta de definição sobre o que foi a inquisição na Idade Média e o que foi na Idade moderna.

19/01/2022

Boa leitura, mas com ressalvas
Acredito que cumpre bem o objetivo de dar um panorama geral sobre a bruxaria, porém dá muito foco à caça as bruxas e parece deixar algumas outras informações de lado. Na parte 2 temos uma extensa repetição sobre a Wicca e como esta revolucionou a bruxaria moderna.

Giuliana55 04/01/2022

Bom livro
Acho que muita gente desgosta desse livro por não se identificar com a proposta: se trata de um manual, que dialoga de maneira honesta com a historiografia do tema, sem desmerecer o significado histórico que a bruxaria tem e teve. Existem alguns cuidados vocabulares super importantes que são levados a sério no livro, não desmerecendo o valor cultural da bruxaria mas também não a idealizando com anacronismos. Acho que é uma delicadeza difícil de encontrar e valorizo isso.
Mas ainda se trata de um livro com ênfase comercial, a ideia é ser mais generalista e introduzir o tema da maneira mais honesta possível (inclusive para quem não é da área). Como historiadora e leitora eventual, achei um bom texto e recomendo.

Anny.Gabriella 29/12/2021

Esperei por muito e recebi pouco
Gosto de iniciar uma leitura sem criar grandes expectativas, mas por ser um tema que me envolve demais, acabei esperando muito dessa leitura. Infelizmente não me ganhou.
Achei os temas propostos jogados ao vento. Em alguns pontos parecia descredibilizar a bruxaria. Foram poucas páginas que li com empenho.
Não recomendaria. Acredito que existam leituras melhoras que cumpram o papel de trazer conhecimento sobre a bruxaria sem dar um nó na cabeça do leitor.

amanda.negrao.1 26/12/2021

1º livro sobre bruxaria
A história da Bruxaria me encantou, logo pela capa, as ilustrações e aprender todo o contexto que a bruxaria carrega.

Apesar disso a leitura, em alguns momentos do livro, senti meio vaga, como se começasse um assunto sem concluir direito outro assunto.

Eu gostei, é otimo realmente para quem quer iniciar os estudos na bruxaria, porém tem esse ponto de que alguns assuntos pareciam vagos.

Juliana.Rissardi 22/12/2021

O livro é lindo... Mas sinceramente, não vale a pena. É mais do mesmo, nada de novo ao sol na bruxaria. Precisamos de outros olhares.

giulia.0 02/12/2021

Bem completo e importante para quem se interessa pela bruxaria ou simplesmente tem curiosidade em conhecer a história da bruxaria ao longo do tempo. Leitura muito recomendada.

Juh 15/11/2021

Ótimo livro
É um livro bom, tem bastante informação e cumpre com o título. Porém esperava um pouco mais de informação sobre as bruxas de Salem, senti que não foi um tema tão explorado quanto os outros.

Ross 07/11/2021

Da feitiçaria antiga aos recentes movimentos neopagãos, a história da bruxaria está nas entrelinhas da própria História. As bruxas são um estereótipo duradouro e mutável na mentalidade coletiva. Sua tradição, repleta de perseguições e reviravoltas, tem uma trajetória silenciosa, mas não por isso menos verdadeira e devastadora. História da bruxaria é o mais abrangente estudo sobre o tema, e o discute de forma lúcida e estimulante, sob diferentes perspectivas. Os autores examinam a gênese, o auge e o declínio da caça às bruxas e revelam como a bruxaria sobreviveu, ressurgiu, se reciclou e atua na sociedade contemporânea.

Roberto Soares 01/11/2021

Malignas por natureza, elas saem à noite. Graças a unguentos mágicos esfregados em seus corpos, conseguem ficar invisíveis ou se transformar em animais para deslizarem pela escuridão sem serem vistas. Outras voam em vassouras, forcados ou galhos. Grupos se reúnem em cavernas, porões ou planícies isoladas, onde invocam espíritos demoníacos e prestam culto ao Diabo.

Em meio a danças frenéticas, crianças raptadas são devoradas e têm seu sangue usado como ingrediente para poções e rituais. Quando as tochas são apagadas, inicia-se uma orgia impetuosa entre homens, mulheres, demônios e animais.

Durante o dia, elas causam a discórdia entre vizinhos e provocam tempestades, incêndios e pestes, fazendo a colheita e o gado perecerem. Por meio de sua magia diabólica, promovem doenças e desgraças aos inimigos, e enfeitiçam pessoas virtuosas para que elas também se rendam ao Mal.

Se tais histórias são reais ou não, pouco importou para a história da bruxaria. O que importa é que ?o que as pessoas acreditam ser verdadeiro influencia suas ações mais do que aquilo que é objetivamente verdadeiro, e a convicção de que esse relato era de uma exatidão irretocável provocou a execução de quase 100 mil pessoas.?

Publicado originalmente em 1980 e relançado em 2007, o ?História da Bruxaria? de Jeffrey Russell e Brooks Alexander se propõe a expor o viés histórico do fenômeno da bruxaria, iniciando pela feitiçaria tribal primitiva até atingir o neopaganismo moderno.

De forma suscinta, porém bem embasada, os autores se debruçam especialmente na concepção da bruxaria europeia, inspiradora do tenebroso episódio da caça às bruxas prevalente entre os séculos XIV ao XVI.

Sugestionado pelas tensões socias vigentes em cada época, região e cultura local, o fenômeno da crença na bruxaria e a consecutiva perseguição às acusadas de tal prática é o resultado da união de diversos elementos sociais, geográficos, folclóricos, jurídicos, teológicos, literários, etc., todos discutidos aqui, tornando esta obra, apesar de introdutória, essencial para os interessados no assunto.

Kau 01/11/2021

Uma boa base
Aqui temos a história da bruxaria desde os primórdios, como surgiu seus impactos, como foi se transformando e tudo isso foi extremamente interessante, em minha opinião o melhor capítulo foi o 10, foi o que mais me deu vontade de saber sobre, tem alguns aspectos ruins, como por exemplo repetir a mesma coisa várias vezes ao decorrer dos capítulos, e deixar algumas partes sem muita explicação, nada realmente é aprofundado, é um tipo de resumo e dá uma boa base para novas pesquisas.

Ise 25/10/2021

O livro é de fato pura história e nos dá um panorama muito interessante sobre o movimento religioso, desde seu início europeu até os desdobramentos atuais. Noto que existe uma visão muito eurocentrada e também estadunidense, com pouco foco para américa latina e também cultos africanos, mas ainda assim possui seu valor e já é um bom mergulho no conhecimento desse universo neopagão.

Jo 26/09/2021

Leitura pesada e um pouco massante pela quantidade de referências e conteúdo aprofundado que encontra-se nesse livro.
Foi uma leitura lenta e cansativa, mas esclarecedora em vários aspectos. Incrivelmente bem embasado, esse livro trás uma abordagem muito interessante da história da bruxaria desde os primórdios até a idade moderna
Leitura enriquecedora.