História da Bruxaria

História da Bruxaria Jeffrey B. Russell...

Resenhas - História da Bruxaria

Maya380 16/05/2024

Bem informativo
Muito lindo esse livro, tem várias informações bastante boas sobre as feitiçarias de ",cada" canto do mundo e principalmente da época antiga

Amei as fotos e pesquisas que tem nele

aan.miguel 07/05/2024

O livro oferece uma narrativa meticulosamente cronológica, que guia o leitor através dos eventos-chave da história. Desde os primórdios até os dias atuais, ele proporciona uma jornada completa pelas partes mais significativas.
Ao mergulhar na história, é inevitável encontrar momentos que despertam revolta diante da loucura e perversidade das pessoas do passado. Essas reflexões são oportunidades para compreendermos melhor a natureza humana e o contexto histórico que moldou as sociedades ao longo do tempo.
Para os interessados no assunto, o livro não apenas oferece uma leitura envolvente, mas também serve como um ponto de partida para estudos mais aprofundados. Ao citar uma variedade de referências, ele encoraja os leitores a ampliarem sua pesquisa pessoal, enriquecendo assim seu entendimento.
Um dos aspectos fascinantes da obra é a análise do renascimento da bruxaria e o papel crucial desempenhado pela internet e pelo audiovisual nesse processo. Essa discussão oferece insights interessantes sobre como as tradições antigas se adaptaram e evoluíram na era digital.

Karol Belai 13/04/2024

Cronologicamente bem elaborado
Mas em diversos momentos falta fluidez na forma como é narrado e senti os autores anulando com bastante ênfase algumas vertentes da bruxaria que não só estão em voga como existe prevsão de crescimento exponencial pelos próximos anos por conta da internet.

Isabelle.Prall 27/03/2024

É um livro bem didático, conta a história da bruxaria numa perspectiva de revisão bibliográfica, é muito interessante a forma como é escrito o livro, explicando e diferenciando termos e a trajetória da bruxaria ao longo dos anos .

Dani 03/03/2024

História
É um livro que conta sobre a história da bruxaria, tenta explicar seu início até os dias atuais. Interessante e bem esclarecedor.

EduardoCDias 21/02/2024

Uma tolice
Contando a história dos bruxos, magos e feiticeiros e tendendo para tons feministas, esse livro é uma bobagem sem tamanho. Só é interessante quando descreve algumas histórias de bruxarias em várias épocas. No final, fica muito chato, descrevendo séries e filmes adolescentes sobre o assunto. Tempo perdido.

regifreitas 16/02/2024

HISTÓRIA DA BRUXARIA (A new history of witchcraft, 1991), Jeffrey B. Russell & Brooks Alexander; tradução Álvaro Cabral & William Lagos.

A primeira publicação desta obra foi nos anos 1980. Posteriormente ela foi sendo revisada e ampliada nas edições subsequentes. Dividida em duas partes - "Feitiçaria e Bruxaria Histórica" e "Bruxaria Moderna" - os autores abordam o tema sob a ótica histórica, e não esotérica, de forma cronológica, desde suas origens, até os dias de hoje.

O que achei interessante foi a diferenciação que fazem entre feitiçaria e bruxaria. Segundo Russel & Alexander, a feitiçaria sempre existiu, desde as épocas mais remotas da humanidade. Desse modo, os curandeiros, benzedores, xamãs, pajés, magos etc. todos aqueles que fazem uso de artifícios espirituais, para o bem ou para mal, praticam feitiçaria.

Já a bruxaria teria origens bem mais recentes, a partir da Renascença. Nessa época, fundiram-se ao conceito características com o diabolismo (adoração de espíritos malignos) e as heresias (crenças dissidentes dentro do cristianismo). Assim, a inquisição acabou se valendo do termo bruxa/bruxo para perseguir e combater essas heresias, vistas como não fazendo parte da ortodoxia da igreja instituída, que se queria a legítima representante de Cristo na Terra.

Por outro lado, o que se costuma denominar atualmente de Bruxaria Moderna seria uma forma de neopaganismo. Seus praticantes desejam ser vistos como representantes de uma espécie de religião primordial, que busca retomar os antigos cultos da natureza, não tendo qualquer relação com os pretensos "adoradores do diabo" da Renascença.

Em suma, os autores entregam um trabalho que procura entender as ramificações culturais e sociais da bruxaria ao longo dos séculos. A figura da bruxa acabou ocupando um lugar de destaque no imaginário popular. Ela também vem sendo reimaginada e reinterpretada ao longo do tempo, influenciando a arte, a literatura e a sociedade como um todo.

Gostei bastante da leitura. É uma obra bem abrangente e esclarecedora, quase didática, que oferece uma análise perspicaz e detalhada sobre o assunto.

Falnna 20/01/2024

Conheça suas origens para ser o seu futuro
História da Bruxaria, de Jeffrey Russell e Brooks Alexander, é um livro historiográfico que busca catalogar a história da bruxaria, desde suas origens até a estruturação e propagação da bruxaria moderna. O livro conta com muitas ilustrações, referências, a linguagem não é tão acessível e o fato de ser um livro teórico faz com que a leitura não seja muito dinâmica, mas os conteúdos são muito relevantes. A obra estrutura-se em duas partes: "PARTE 1: Feitiçaria e Bruxaria Histórica", onde podemos perceber que a prática de feitiços foi praticada por todo o globo, entender as raízes da bruxaria na Europa, entender como o conceito de bruxaria foi concebido pela Igreja Católica como forma de heresia, analisar o impacto e o funcionamento do fenômeno de caça às bruxas, refletir no impacto do conceito de bruxaria sobre a sociedade, principalmente sobre as mulheres, e por fim compreender o declínio e o ressurgimento da bruxaria, que aconteceu entre o século XVIII e XIX.
Já na segunda parte, intitulada como "PARTE 2: Bruxaria Moderna", os autores se concentram em apresentar a sobrevivência da feitiçaria nos tempos modernos, as bases que deram origem a bruxaria neopagã, junto aos nomes mais importantes nesse início, depois como se dá a consolidação do movimento e das alterações que ele sofreu, voltando-se mais para movimentos ativistas e feministas, por fim, lê-se "O papel da Bruxaria", que funciona como uma espécie de recapitulação em que os autores verbalizam a importância e as diferenças do neopaganismo comparado a outras religiões.

A parte 1 demanda mais do leitor. É uma leitura mais maçante por conter muitos dados históricos e informações mais teóricas, sinto que nessa parte eles repetem muitos dados e se dão o trabalho de explicar e consolidar conceitos que são usados de forma vazia durante a obra. Às vezes a bruxaria é tratada com preconceito, ao meu ver, principalmente nessa primeira parte. A segunda é mais rápida e por se tratar de eventos modernos é mais fácil compreendê-la. No geral, senti falta de fontes para algumas afirmações. Mas acho que o livro compila muitoooooo bem informações essenciais sobre a história de bruxaria, logo, alguém que nunca leu sobre o assunto consegue se inteirar de forma completa. Recomendo muito a leitura, mas é necessário lembrar que não são bruxas falando sobre bruxas, pelo contrário, na contra-capa do livro lê-se "Eu não creio em bruxas, mas elas existem!".

emyreadz 20/01/2024

Embora seja um pouco maçante a leitura, o conteúdo é bastante enriquecedor, abordando acontecimentos, e curiosidades, interessantes sobre a bruxaria na sociedade.

Lia 05/01/2024

A realidade é aquilo que escolhemos acreditar
Segunda resenha escrevendo porque os bugs do skoob estão tentando me silenciar. lkk

É um bom livro sobre esclarescimentos de mitos envolvendo o tema. Interessante saber que nada da bruxaria moderna tem base milenar ou tradicional como os fundadores queriam que os membros acreditassem. Poções, rituais, festivais.... Tudo inventado há muito pouco tempo. Mas, chegando a fundo, o que não é inventado, né?
Mas vejo isso com outros olhos. É um bom meio para praticar sua criatividade e priorizar sua individualidade nessa religião, não sendo uma maria vai com as outras. Faça seu próprio ritual que te faz bem. Banho de ervas quente com velas arómaticas? Meditação ou yoga com essências? Se joga. Não tem jeito certo, tem o seu jeito de praticar.
Eu sou muito ligada ultimamente a Bruxaria Natural, que tem suas bases está aliada a botânica, aromaterapia e slowfood. É um mundo maravilhoso, um refúgio mesmo nesse mundo louco que vivemos.
Ainda quero ler outros livros sobre o tema, pois creio que o autor focou muito na desmistificação e esqueceu de trazer à tona outras ramificações da bruxaria, mas de tudo é um bom livro. Recomendo demais!

Delyê 31/12/2023

A evolução da Bruxaria através da história
O livro aborda uma visão antropológica da Bruxaria, passando por todos os períodos históricos e detalhando como cada momento lidou com a Bruxaria. Embora o foco concentre-se no Ocidente, o começo do livro traz um pouco do que seria a Bruxaria no continente africano, falando sobre práticas que posteriormente se integraram às práticas ocidentais.
É interessante acompanhar essa evolução e de como passamos da Idade Média e Moderna com a Bruxaria sendo condenada pelas regiões cristãs até a quase total descrença que se dá ali no início do século XIX e início do século XX até finalmente chegarmos na chamada Bruxaria moderna e neopaganismo.
Apesar de trazer um texto interessante, o livro por muitas vezes se estende em trazer histórias que tornam a leitura um tanto quanto cansativa, fazendo que seus capítulos se estendam e demorem a concluir a ideia para que outra era possa ser explicada.

ba_besha 29/11/2023

É mesmo sobre a História da Bruxaria!
Pra quem gosta de histórias mágicas e místicas, esse livro não é pra você.
Ele aborda toda a história da Bruxaria, desde o surgimento até o neopaganismo, com contexto social e político. Fala sobre a transformação da bruxaria ao longo do tempo, os julgamentos e vertentes que até hoje persistem e resistem.

10/10!

Taciana37 14/09/2023

O livro apresenta uma visão muito mais incisiva, abrangente e imersiva na história da bruxaria europeia. Uma ótima opção para quem quer começar a ingressar na bruxaria.

Pamela 02/09/2023

Babilônico, esse aqui
"Case na segunda, e terá saúde;
Na terça, riqueza;
Na quarta, o melhor dos dias!
Na quinta, são as aflições;
Na sexta, as perdas;
E no sábado, nenhuma sorte."

- ditado folclore, que li em algum lugar e nunca mais saiu da minha cabeça.

Coelho 30/08/2023

Estudo
Li como forma de estudo sobre a bruxaria. É um pouco maçante de ler, as vezes foca na visão cristã mas é muito interessante